2013/2014 em revista: Qual o melhor onze?

Um daqueles tópicos que toda a gente gosta, e que decidi criar dado que a final da LC foi o último jogo, a nível de clubes, no continente europeu.

[hr]

Courtois foi, de longe, o melhor guardião; Coloquei Carvajal porque foi preponderante na conquista da 10ª, e porque não encontro muitos laterais direitos com uma época tão boa como a dele; Sergio Ramos foi a alma deste Real, e Godín adiantou-se em relação ao seu companheiro de defesa (Miranda) com estas duas últimas exibições monstruosas; Filipe Luís não teve adversários à altura; Yaya Touré dispensa apresentações, e Iniesta foi o único culé que manteve o nível exibicional; Ronaldo é, claramente, o MVP da temporada, e o uruguaio Suárez é adaptado à ala por razões óbvias: Ibrahimovic e Diego Costa fizeram temporadas soberbas.

Top 3:
1º - Cristiano Ronaldo;
2º - Luís Suárez;
3º - Yaya Touré.

Menções honrosas para inúmeros jogadores (alguns deles mereciam, inequivocamente, um lugar no onze-tipo… mas, como o nome indica, apenas onze podem entrar em campo): Neuer; Juanfran; Miranda; Kompany; Mertesacker; Azpilicueta; Gerrard; Messi; Lahm; Alaba; Sturridge; Aguero; Vidal; Pogba; Koke; Modric; Pepe; Arda Turan; Hazard; etc.

Estarei, decerto, a esquecer-me de uns quantos.

O melhor treinador foi, no meu ponto de vista, Diego Simeone, com Carlo Ancelotti (pela conquista da Champions) a segui-lo de perto - ou melhor, de uma distância já… considerável.

[hr]

Coloquem aí as vossas preferências, estou curioso.

Courtois

Carvajal
Miranda
Ramos
Filipe Luiz

Yaya
Modric

Ronaldo
ArdaTuran

Suarez
Diego Costa

Courtois

Zabaleta Thiago Silva Godin Filipe Luis

Yaya            Koke
                                  Di Maria 

Suarez                                           Ronaldo
                                  Diego Costa

Courtois; Zabaleta, Godin, Sergio Ramos, Filipe Luis; Yaya, Koke, Modric; Ronaldo, Suarez, Ibrahimovic!

Escolheria este.

Vou roubar o esquema :mrgreen:

[hr]

Courtois

Carvajal Pepe Godin/Sergio Ramos Filipe Luis

Yaya            Modric
                                  Di Maria 

Suarez                                           Ronaldo
                                  Diego Costa 

Courtois/Neuer é dificil, mas o alemão não fez a melhor das épocas.
Carvajal foi uma surpresa fantástica. Faz aquela ala de uma forma brutal.
Pepe fez a melhor época de sempre.
Godin fez uma época muito boa. Sergio Ramos custou a La Liga ao RM mas foi decisivo na fase final da época. Não consigo escolher 1.
O resto parece-me óbvio.

Sem Magrão, Edinho, Bendtner ou Licá…qualquer onze que coloquem aqui carece de imprecisão. :mrgreen:

Courtois

Lahm
Thiago Silva
Godin
Alaba

Yaya Toure
Modric
Koke

Ronaldo
Suarez
Diego Costa

• Courtois
  • Glen Johnson
  • Godín
  • Miranda
  • Filipe Luís
  • Yaya Touré
  • Luka Modric
  • Pirlo
  • Ronaldo
  • Suarez
  • Diego Costa
                                  Courtois

Glen Johnson          Godín            Lahm

Yaya         Modric  
                                    Götze

Suárez                                           Ronaldo
                          Messi     Diego Costa 

Banco: Mignolet; Thiago Silva, Carvajal; Gabi, di María, Rakitic; Ibrahimovic

Yolo

Noto que quase todos negligenciam a qualidade de Xabi Alonso.
Até mesmo alguns que dirão: " Não negligencio. Xabi é um bom jogador. Apenas penso que existem melhores".

Mas Xabi Alonso, na minha opinião, é um jogador extraordinário.
Compensa a falta de virtuosismo com uma capacidade cerebral notável.
É, porventura, um dos jogadores mais inteligentes (em campo) do mundo.
E tem uma característica, que para mim é muito importante num jogador de futebol: ele próprio tem noção das suas limitações.
Parece um pormenor, mas julgo que seja um “pormaior”.
O que não falta, por este mundo fora, são excelentes futebolistas que, apenas não são fantásticos, por intrinsecamente se julgarem melhores do que realmente são.
E isto nada tem a ver com falta de confiança, nas próprias capacidades.
Pelo contrário, até.
Xabi Alonso confia, creio eu, em todas as suas suas valências.
Mas sabe perfeitamente o que é que sabe e (não ) pode fazer (ocupação de espaços, compensações, capacidade de passe a meia distância, construção na primeira fase etc).
Se repararem, em termos de agressividade, o próprio Xabi Alonso joga de uma determinada forma a nível doméstico (porque sabe e sente a protecção de que goza) e joga de outra maneira na champions ou selecção.
São pequenos “pormenores”, que para mim são significativos.
É inteligente, e joga com isso.

Alonso e Yaya fariam parte do meu melhor 11.
Não me perguntem é como… ;D

Escolheria esta (vai com a camisola do melhor clube do mundo e tudo):

Suplentes: Neuer, Godín, Filipe Luís, Iniesta, di María, Bale e Diego Costa (com muita pena minha deixo o Pirlo de fora, mas só cabem 7)

Defendo que, ainda que o Messi tenha feito uma temporada abaixo daquilo a que já nos habituou, não deixa de ter conseguido números (e algumas exibições) impressionantes. Qualquer onze da actualidade tem de o incluir. Será, com toda a justiça, o segundo classificado na atribuição da Bola de Ouro 2014 (:twisted:)

:arrow: :arrow:

Equipa:

Courtois
Felipe Luís
Godin
Ramos
Lham
Yaya Touré
Modric
Di Maria
CR7
Diego Costa
Ibrahimovic

Suplentes: Neuer, Tiago Silva, Miranda, Kompany, Carvajal, Pepe, Alaba, Gotze, Muller, Sweinsteiger, Luiz Suarez, Arda Turan, Messi, Bale, Kun Aguero.

Treinadores:

Diego Simeone
Pep Guardiola
Carlo Ancellotti

BOLA DE OURO 2014: (sem mundial)

1º CR7
2º Diego Costa
3º Zlatan Ibrahimovic

Restante top 10: Messi, Bale, Ramos, Suarez, Muller, Yaya Touré, Courtois

MELHOR TREINADOR MUNDO 2014: (sem mundial)

1º Simeone
2º Ancellotti
3º Pep Guardiola

Restante top 10: Pellegrini, Laurent Blanc, Jurgen Klopp, Antonio Conte, Mourinho, Unay Emery, JJ.

# os dois melhores defesas esquerdo da actualidade estão na Bundesliga (Alaba, Ricardo Rodriguez). :whistle: :mrgreen:

@Cela

Ballon d’Or e Melhor treinador de 2014…em maio? :shifty:

Gotze aí? E o Mignolet? Gosto de ambos, mas um nem titular indiscutível na sua equipa foi, e o outro mamou golos em catadupa. Se houve algo em que o Liverpool se destacou foi no ataque, não na defesa…

O Götze participou em montes de golos e eu não queria deixar de meter um jogador de meio-campo do rolo compressor que foi o Bayern (aliás, até meti dois).

O Mignolet ainda fez algumas defesas cruciais durante a época, mas olhando para os GRs das principais equipas: o Hart é fraco, o Valdés lesionou-se a meio, o Diego López só jogou metade dos jogos, o Buffon não é o que já foi, Neuer falhou algumas vezes também (se calhar mereceria mais que o belga, confesso), o Cech e o Szczesny não foram nada de grandioso.

Neuer e Sirigu poderiam perfeitamente estar ali, reconheço.

Courtois
DD-Lahm
DC-Pepe
DC-Thiago Silva
DE-Alaba
MC-Yaya
MC-Modric
10/Jogador Solto- Messi
Extremo- Ronaldo
Extremo- Eden Hazard
Avançado- Suarez

# é um escândalo ver defesas centrais da PL por aí quando o melhor - a milhas - foi Laurent Koscielny. :clap: :mais:

*(escândalo ainda maior foi a própria FA se ter esquecido de Koscielny para o XI da Premier League).