2006 4º Lugar

Sim senhor, antes quarto que quinto.
Porque a isso o devemos ao treinador.
Não o quarto mas sim a final.
Pode ser um grande psicólogo, um bom treinador mas não tem instinto de matador.
Conservador e pouco dado a riscos de ganhador.
Tivesse-mos jogado com a França como foi jogado com a Alemanha e aí a final estava aos nossos pés.
Que fez Pauleta?
Que riscos tácticos correu?
Evidentemente que não temos um futebol de grande gabarito físico, mas temos a técnica o querer o orgulho que pode levar a bons ventos.
E o que se viu?
Um treinador a falar na voz de uns moços que sabem ler nos lábios.
Queira o destino que aprenda com os seus erros para que o amanhã seja um pouco mais feliz.

O meu aplauso a todos os componentes desta selecção.

O meu aplauso tambem,ja que o quarto lugar e uma honra.

Ha muito trabalho a fazer!

Polir todos os jovens de valor que temos!

Concluída a excelente participação dos nossos “Conquistadores” com um 4º lugar que superou as expectativas, permito-me destacar dois nomes que representam a passagem do testemunho duma geração que ficará na história do futebol português como a mais consistente de sempre e aquela que nos colocou entre as melhores selecções do Mundo, para uma outra da qual se espera que consiga dar seguimento ao que até aqui foi feito.

Assim deixo aqui uma vénia a Luís Figo o jogador português mais internacional de sempre que fez uma carreira duma impressionante regularidade e sempre ao mais alto nível, que para a nossa Selecção terminou ontem com um passe mortal que originou o nosso golo.

Figo não terá feito um Mundial brilhante pois a idade já não o permite, mas como sempre, deu tudo o que tinha e ainda foi bastante.

Do outro lado tivemos um Cristiano Ronaldo que com 21 anos suportou uma campanha ignóbil iniciada pelos ingleses à qual os franceses deram seguimento, para ser concluída pelos alemães com beneplácito da FIFA e que levou o público inexplicavelmente a assobiá-lo vá-se lá saber porquê. Tudo isto perante a indiferença dos responsáveis da FPF, Scolari estranhamente incluído, o que só me fez lembrar o que aconteceu em Portugal a Ricardo, quando este resolveu optar pelo Sporting ao mesmo tempo que “roubava” a camisola nº 1 da nossa Selecção a Vítor Baía, sendo alvo de ataques de todo lado perante a apatia dos dirigentes e treinadores leoninos.

Só que Ronaldo é feito da massa dos maiores e não se deixou abater. A cada assobio respondia com dribles, sprints e remates. Frente à França no jogo mais complicado, quase sozinho realizou uma grande exibição à qual só faltou um golo que nos poderia ter levado mais longe e que ele bem mereceu.

Sai no entanto deste torneio mais experiente, mais forte e cada vez mais temido, pronto para assumir definitivamente a herança de Figo.

É verdade que a sua juventude e ansiedade de mostrar serviço, o levou muitas vezes a adornar desnecessariamente os lances ou a ir longe de mais no individualismo, mas isso são pormenores que com o tempo serão naturalmente corrigidos, sem que no entanto seja necessário apagar o virtuosismo que todos nós que gostamos de futebol esperamos que seja aquilo que continua a fazer a diferença no final dos jogos e não os dedos sujos dos “velhadas” da FIFA que continuam a manobrar nos bastidores agarrados como lapas ao poder, á medida que vão asfixiando o jogo e impedindo a sua evolução com a necessária adequação das regras aos novos tempos.

Posto isto um parênteses para Pedro Pauleta que também se despediu da nossa Selecção acabando como o seu melhor marcador de sempre. Não fez um bom torneio limitando-se a um golo, mas como sempre deu tudo e acabou como de costume por ser um pouco injustiçado uma vez que o nosso sistema de jogo também não o favoreceu.

Notas altas também para Ricardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Maniche e Simão, enquanto Deco foi a decepção principalmente por aquilo que dele se exige.
Meira e Nuno Valente começaram aos tremeliques mas acabaram ao nível dos melhores.
Paulo Ferreira, Costinha, Petit e Tiago não passaram do aceitável e os restantes pouco ou nada jogaram mas mesmo assim Nuno Gomes merece uma referência pelo seu golo que demonstrou que este jogador merecia estar à frente de Postiga a quem não posso deixar de atribuir uma nota negativa.

Finalmente Scolari, a quem não podem ser retirados os louros desta excelente participação e cujos méritos já todos conhecem, esperemos apenas que seja capaz de perceber que precisamos dum sistema alternativo ao 4x3x3, que deve ser mais trabalhado para podermos ter soluções para superar as Grécias e Francas que nos vão continuar a aparecer pela frente.

De resto a renovação desta equipa está em boas mãos e valores prontos para entrar neste grupo não faltam exceptuando para o lugar de ponta de lança que vai continuar a ser um problema.

Venha o Euro 2008

Depois de ler aquilo que o carissímo Tomané escreveu, não preciso dizer mais nada. :arrow:

Só espero que Scolari saia finalmente, mas ja reparei que a pequenez deste povo nao o vai permitir…

Nada mais a dizer, é como em relaçao a Pipinho, caladinho e a respeitar a maioria… :arrow:

Se ele sair, so admito a vinda do Mourinho.

Mas como este ainda nao quer vir ,quer ganhar mais uns trocos.

Acho melhor este ficar,senao volta tudo ao principio.
Vao voces andar outros quarenta anos para verem alguma coisa de Portugal num Mundial.

n fiquem trsites que o scolari deve ficar mais 2 anos :lol: :lol:

mourinho so deve ir treinar a selecção daqui a uns 4 anos no minimo

[url]http://bnrb.blogspot.com/2006/07/o-efeito-scolari.html[/url]

Só espero que Scolari saia finalmente, mas ja reparei que a pequenez deste povo nao o vai permitir...

Nada mais a dizer, é como em relaçao a Pipinho, caladinho e a respeitar a maioria… :arrow:

Yep. Venha de lá um treinador de bigode à velha moda para a gente voltar à velha moda ou então um sven.

A culpa de não ires mais longe não é só do scolari nem sobretudo dele: ele tem direito a fazer merda como até os mourinhos fazem.

A culpa é dos clubes, principalmente os 3 grandes e sobretudo o Sporting pela influência que têm na formação que apenas foram médios, médios, médios… é uma vergonha. Todos os putos querem ser médios, segundos avançados ou extremos, e os formadores alimentam essa trampa.

A culpa é dos clubes, principalmente os 3 grandes e sobretudo o Sporting pela influência que têm na formação que apenas foram médios, médios, médios... é uma vergonha. Todos os putos querem ser médios, segundos avançados ou extremos, e os formadores alimentam essa trampa.

Formação orientada às necessidades (até de mercado se mercantilistas quisermos ser) é coisa que já defendo há tanto tempo!

A bem da verdade até sou mais radical, ainda que moldando os jovens jogadores nas suas melhores aptidões, qualquer um deveria saber fazer qualquer posição à velha boa maneira holandesa.

Só assim teriamos jogadores mais inteligentes (até os tecnicamente mais frágeis) e equipas mais eficazes.

Perdoem o desvio do tópico! :wink:

Só espero que Scolari saia finalmente, mas ja reparei que a pequenez deste povo nao o vai permitir...

Nada mais a dizer, é como em relaçao a Pipinho, caladinho e a respeitar a maioria… :arrow:

A pequenez do povo devia recolher-se perante a grandiosidade dos chico-espertos com a mania que são mais do que os outros e que já tanto deram ao país, mandar embora o Scolari e voltar aos êxitos anteriores.

Quando penso se Scolari devia ficar ou sair lembro-me sempre do Europeu de Esperanças, e não penso mais no assunto.

A.A.

[url]http://bnrb.blogspot.com/2006/07/o-efeito-scolari.html[/url]

Haveria certamente muito para comentar, mas por falta de tempo limito-me a dizer que não tenndo participado em qualquer tipo de festejos nem sequer tendo visto nenhuma imagem dos mesmos, acho justo que os rapazes tenham sido recebidos com carinho.

De resto não me parece que estas atitudes reflitam a nossa pequenez, eu vi os alemães a festejarem o 3º lugar como se tivessem sido Campeões e estamos a falar dum País tri-campeão mundial e que quase invariavelmente acaba entre os primeiros.

Por falar em geração do bigode, o Tio Agostinho ainda por lá anda?

Deve estar a rezar tal como o Pintinho e o Baía para o Sargentão ir embora… :arrow:

Gostava mesmo que ele fosse, pois há coisas que são apenas valorizadas quando já cá não estão.
Já agora, saibam que o “Felipão” lidera confortavelmente a votação do treinador mais desejado pelo povão para o escrete. E olhem que o povão nada mais é do que duzentos e tais milhões de treinadores…
:twisted:

[i]São estes os pseudo intelectuais de quem se tem tanto falado!? Estes que como vermes que são, julgam-se superiores a tudo e a todos. Escrevem romances e passam dias a reler as teorias e a pensar baixinho:" s´tá bem escrito", mas sem se preocuparem com o conteudo, pelo menos no que toca a realidade dos factos.

Chama-se a isto masturbação mental…e dessa m**** estamos nós fartos. Espero sinceramente que o tempo destes “bigode-na-alma” chegue ao seu fim.[/i]