2004/05 - Assistências nos principais estádios

Preciso de ajuda. Ontem à noite travei-me de razões com um fdp dum lampião que teimava que a capoeira foi o estádio que teve mais espectadores no decorrer desta época. Eu teimei que foi o nosso. Lembro-me perfeitamente que no início da época o cesto do pão andava às moscas e só na recta final é que o povão decidiu aparecer no pré-fabricado (quando estavam já na mó de cima, como é seu apanágio).

Agora que a época findou e esses dados já devem existir, alguém me sabe indicar onde poderei encontrar dados rigorosos e fidedignos sobre as assistências absolutas e médias por jogo? É que estou deserto de lhos espetar na tromba! Obrigado desde já.

Tenho pena mas acho que vais ter que engolir um sapo. :cry:

Já não me lembro onde vi à uns tempos uma estatistica sobre esse assunto, e nessa altura os orcs tinham uma média de publico superior à nossa.

muito provavelmente foi o galinheiro.

As nossas assistencias foram sempre na casa das 30000 pessoas.

No galinheiro apesar de alguma irregularidade nas assistencia tiveram 5/6 jogos em que chegaram aos 60000. e isso desiquilibra a balança a favor deles.

In: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=534973&div_id=1676

Segundo dados da Deloitte & Touch, as assistências nos estádios portugueses subiram em média 50 por cento na última época. A justificação está nos novos estádios. Apesar disso, e apesar de terem aumentado cinquenta por cento, a média não ultrapassa os humilhantes 9 588 espectadores por jogo em cada estádio nacional.

A Alemanha, o país onde há mais gente a ir ao estádio, tem uma média de 35 048 espectadores. A Inglaterra, que aparece em segundo, tem 35 008 pessoas, a Espanha 28 823 pessoas, a Itália 25 469. A própria França, onde o futebol não é exageradamente forte, tem uma média de espectadores por recinto de 20 140. O que é mais que o dobro de Portugal, portanto.

Neste aspecto, o F.C. Porto é o clube com mais espectadores por jogo, cerca de 43 mil em média. Logo a seguir veio o Sporting, com 38 mil, e o Benfica, com 35 mil. Depois há um enorme fosso para os restantes clubes. O quarto com maior média de assistência paga é V. Guimarães, com cerca de onze mil espectadores por jogo. Seguem-se a Académica e o Boavista, cerca de seis mil, o Marítimo, o Sp. Braga e o Belenenses com cerca de cinco mil, Beira Mar, Rio Ave e Moreirense quatro mil adeptos, Gil Vicente, U. Leiria, E. Amadora e P. Ferreira com três mil espectadores de média, Nacional com dois mil e Alverca com mil.

Miguel, esse artigo do MaisFutebol é de 9 de Maio e o ideal seriam dados do campeonato inteiro que se concluiu dia 22. Mas obrigado na mesma. :wink:

…no entanto, a partir de uma certa altura, o nº exacto de espectadores dos lampios deixou de ser referenciado, passando a serem referidos nºs aproximados (aredondados para cima eventualmente) - vai se lá saber porquê… ou até dá pra desconfiar ;)… pelo que podes fazer aplicar a mesma técnica: nos jogos em alvalade em que foram 33.347 pessoas, aredondas para 40.000. :wink:

In: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=534973&div_id=1676
Segundo dados da Deloitte & Touch, as assistências nos estádios portugueses subiram em média 50 por cento na última época. A justificação está nos novos estádios. Apesar disso, e apesar de terem aumentado cinquenta por cento, a média não ultrapassa os humilhantes 9 588 espectadores por jogo em cada estádio nacional.

A Alemanha, o país onde há mais gente a ir ao estádio, tem uma média de 35 048 espectadores. A Inglaterra, que aparece em segundo, tem 35 008 pessoas, a Espanha 28 823 pessoas, a Itália 25 469. A própria França, onde o futebol não é exageradamente forte, tem uma média de espectadores por recinto de 20 140. O que é mais que o dobro de Portugal, portanto.

Neste aspecto, o F.C. Porto é o clube com mais espectadores por jogo, cerca de 43 mil em média. Logo a seguir veio o Sporting, com 38 mil, e o Benfica, com 35 mil. Depois há um enorme fosso para os restantes clubes. O quarto com maior média de assistência paga é V. Guimarães, com cerca de onze mil espectadores por jogo. Seguem-se a Académica e o Boavista, cerca de seis mil, o Marítimo, o Sp. Braga e o Belenenses com cerca de cinco mil, Beira Mar, Rio Ave e Moreirense quatro mil adeptos, Gil Vicente, U. Leiria, E. Amadora e P. Ferreira com três mil espectadores de média, Nacional com dois mil e Alverca com mil.

Este estudo senão me engano refere-se à época 2003/2004 e não há a actual.

Segundo julgo saber, esses dados da Deloitte são retirados do seu anuário sobre o futebol português e dizem respeito, neste caso, à época 2003/04.

Pois, também já me lembrei entretanto que esse estudo da Deloitte é do ano passado.

É mesmo.

Eu costumo espreitar este site:

http://european-football-statistics.co.uk/attn/current/avepor.htm

Acontece que está actualizado a 27 de Abril. Seja como for, estando aqueles números correctos àquela data, não vejo como poderemos ter tido mais assistência do que os lampiões. Pelo contrário, os últimos jogos ainda irão agravar mais a diferença.

O problema maior será mesmo o facto deles terem um estádio maior, que ao encher num ou outro jogo faz com que a média suba logo imenso.

Acho que não tens muito onde te agarrar, Coração de Leão. Quanto muito, fala-lhe das contagens em números redondos, qual estimativa a olho. Mesmo neste site se vê isso, com a assistência máxima dos lampiões a corresponder à lotação do estádio, quando se sabe que há sempre diferenças pontuais, como acontece com as assistências máximas de Porto e Sporting.

Estes dias não estão a ser mesmo nada fáceis. :roll: Obrigado, Ao Leo.

Tenta por percentagem de ocupação :wink: (nº de espectadores/lotação do estádio)

Sinceramente acho que é a unica forma honesta de comparar assistencias!

Nem por um lado, nem por outro.
É um facto … ao todo os lamps tiveram mais gente a assistir a jogos do que nós, em média faz com que seja mais elevada.

Ao que se deve? Óbvio que é ao estádio ser maior, ao entusiasmo em certos jogos. Mas, mesmo à frente grande parte do campeonato foram incostantes … também podiam ter 40 mil num jogo, como 15 mil no outro, já no outro a seguir 50 mil.

Nesse aspecto fomos os mais contantes apesar da nossa média ter descido um pouco. Ser constante pode levar a uma conclusão - fidelidade, e essa ninguém duvide que os sócios e adeptos do Sporting são os mais fiéis de Portugal.

Depois também existem as “estatisticas” que não se percebem bem … quando os outros clubes têm sempre números não arredondados[leia-se números exactos], nunca vi estatistica nenhuma a dizer que no estádio da cesta do pão estiveram 33.455, 46.222, 13.657. Não, eles sempre tiveram 20 mil, 30 mil, 40 mil, 55 mil, 60 mil … estranho? Claro que não, os torniquetes são exactos :roll:

E há também outro factor a ter em conta.
Pelo menos aqui no conselho de Sintra, eles andavam a distribuir bilhetes pela criançada, ao preço de 2,5€.
Isso nunca aconteceu no Sporting como é obvio.

E há também outro factor a ter em conta. Pelo menos aqui no conselho de Sintra, eles andavam a distribuir bilhetes pela criançada, ao preço de 2,5€. Isso nunca aconteceu no Sporting como é obvio.

Bem observado.
Houve inclusivé um jogo[penso que contra o maritimo] que tiveram 15 ou 20 mil miudos de escolas[acho que foi o jogo do “pai natal”] que entraram de forma gratuita, sim gratuita.

Não se pode condenar a ideia, acho bem estádios cheios, acho bem existir “promoções” deste tipo, só ajuda o clube em todos os aspectos um estádio cheio. Mas é outro dado.

No quatroquatrodois esta a resposta:

1.FC Porto (610.268)

2.Benfica (605.902)

3.Sporting (503.109)

4.V.Guimarães (257.129)

5.Braga (197.134)

Estes sao so os 5 primeiros, mas tao la todos os clubes. Os orcs antes de começarem a estar em primeiro lugar com varios pontos de avanço estavam atras de nos, mas depois foi sempre a abrir.

Se com o dados do cativo fizermos as contas ficamos com o seguinte ranking de ocupação média por jornada:

1º porco - 70.4% de 50948
2º Sporting - 56.9% de 52000
3º slbosta - 54.8% de 65000
4º guimarães - 45.8% de 33000
5º braga - 38.3% de 30000
:smiley:

Explicação:
Dividi o nº total dos dados do Cativo por 17 jornadas e pela lotação (dados do zerozero.pt)

O que mais me doeu em termos de assistencias, foi ver uns quartos de final contra o Newcastle e a semi - final com média de 35 000 espectadores??? De facto deixou-me desiludido

tenho que admitir e por muito que me custe dizer isto…na cesta de pão caso os merdas atingissem esta fase estaria a abarrotar, nem que deixassem de comer durante essa semana.

O que mais me doeu em termos de assistencias, foi ver uns quartos de final contra o Newcastle e a semi - final com média de 35 000 espectadores???? De facto deixou-me desiludido

já falei sobre isso.
bilhetes ao preço de luxo…

vá lá que foi um jogo de luxo… mas… nem sempre é assim!