O desce de divisão é mesmo a conversa da treta de jornais, pois desde que o SPORTING disse que a equipa era para acabar que o ultimo valeria sempre zero, nem desce nem sobe pura e simplesmente deixa de existir.
Tantos roubos que os miúdos sofreram toda a época e tantos jogos os colocaram a jogar com 9 ou com 10 de nada lhes valeram, pois a direcção há muito decidiu que esta equipa era para ser extinta.
O único jogador que evoluiu aqui este ano foi o Rafael Barbosa, deixando o caso do Leão à parte.
Vamos ver como evoluem para o ano os que jogarem nos sub 23.
Se entendi bem, a equipa B deixa de existir e é criada uma equipa sub-23. Para a equipa sub-23 chegarão jogadores aos contentores, irmãos de jogadores do plantel principal e excedentários da equipa principal. Será uma espécie de Sporting “lixo”.
Muitos dirão que um jogador que sai das camadas jovem necessitará de passar por esta equipa antes de jogar pela equipa principal. Se ficar até aos 23 anos, não faz mal já que a equipa é mesmo para isso.
E Cristiano Ronaldo, Quaresma e outros, que se estrearam e pegaram de estaca aos 17 anos? Será que isso vai acontecer a outros jovens?
Quanto à equipa B, o normal, mais 2 golos sofridos, creio que é a pior defesa da segunda liga…
O objectivo das equipas B, e a nossa não é excepção, é ajudar os jogadores com potencial a fazerem a transição do futebol júnior, para o futebol sénior. Mais importante ainda, “alimentar” a equipa principal.
A liga “da vergonha” de futebol aproveitou o nome do Sporting B, para negociar patrocínios e contractos de TV. Nós não precisamos de competir na II liga, eles é que precisam de nós. E para mim, p*** que os pru.
Já sabíamos há meses que este “projecto” ia acabar.
Venha o campeonato de Sub-23, para por os miúdos a competir, para separar-mos o trigo do joio e trabalhar-mos mais CR, Gelson, Podence, Leão, etc., etc.
SL
A descida é única e exclusivamente responsabilidade da Direcção, que há muito tempo decidiu que isto era para acabar. Esta equipa não foi condenada nesta época, pois esta foi apenas a última época de contrato. O seu destino estava há muito traçado.
Ainda assim, tenho pena que tenham traçado um destino desta forma. Não era necessário. Nem o Clube, incluindo jogadores, técnicos e sócios/adeptos o mereciam.
Não me fodam, que este plantel do Sporting B não dava para garantir a manutenção. Não vi os jogos a partir de certa altura, mas quase garanto que dava. Logo, a culpa não é da exclusivamente da direção, embora tenha grande parte dela, sim.
MÁ SORTE A NORTE
Por Jornal Sporting
29 Abr, 2018
EQUIPA B
Visita à formação poveira do Varzim acabou sem os três pontos desejados
Numa partida de sentido único, a equipa B do Sporting CP acabou por sofrer mais uma derrota no campeonato, desta vez frente ao Varzim (2-0), este domingo, no Estádio Municipal de Varzim, à passagem pela 36.ª e antepenúltima jornada da II Liga.
Com melhores oportunidades de golo, a equipa poveira começou a ameaçar cedo (13’), com Rúben Macedo a testar a atenção do guardião leonino, num remate de fora da grande área. Os leões ainda responderam por intermédio de Pedro Delgado que, numa jogada pela direita, rematou com perigo para defesa do guarda-redes adversário. Sem o conseguir adiar, a equipa verde e branca viu o marcador inaugurado ao minuto 22. Após várias tentativas de remate de Rúben Macedo, a bola acabou por sobrar para Estrela que, sem mais demoras, abriu o activo.
No regresso para a segunda parte, os comandados de Luís Martins ainda procuraram anular o resultado negativo, mas foi dos pés do adversário que surgiu a primeira grande oportunidade do segundo tempo. Ao minuto 68, Nelsinho rematou, dentro da grande área, rente ao poste de Stoijkovic (68’). Golo negado que viria a ser cobrado ao minuto 85, na marcação de um penalti que ditou a derrota por 2-0.
Para mim é muito simples, a equipa de sub 23 é para os miúdos que saem dos juniores mais um ou outro talento que consigamos detetar em Portugal ou no estrangeiro.
Os melhores ou aqueles com mais potencial serão sempre para emprestar para a Primeira ou Segunda ligas.
O projeto das B falhou a partir do momento em que serviu para despejar entulho sem qualidade ou moedas de troca por favores feitos por empresários, em outros negócios.
Mas para mim a maior razão para o falhanço é a enorme falta de exigência que se via no projeto. Se ganhassem, tudo bem. Se perdessem… tudo bem na mesma.
Esta etapa da formação, de transição para o profissionalismo, é onde é preciso mais exigência, no treino, no desenvolvimento das qualidades dos jogadores, na cultura de vitória.
O que se via, salvo algumas exceções, era jogadores a passearem o equipamento com um ar de ‘I don’t give a shit’.
E isso não pode ser. Se os sub 23 é para continuar no mesmo caminho então mais vale nem começar.
É preciso apostar em treinadores de excelência, em preparadores físicos de excelência, em nutricionistas de excelência, e por aí fora.
É preciso um scouting bem feito e bem preparado, atempadamente, para chegar primeiro aos melhores talentos.
E fazer dos sub 23 uma verdadeira incubadora de jovens, de preparação de jogadores, para a equipa A.
Quanto ao futuro deste plantel dos B, penso que só vale a pena manter sob contrato aqueles jogadores que verdadeiramente têm potencial, cortar despesas e minimizar perdas.
Para mim, os GR Pedro Silva e Luís Maximiano, os defesas Kiki, Demiral e Abdu Conte, os médios Bruno Paz, Rafael Barbosa, Pedro Delgado e Paulinho, e os avançados Pedro Marques e Diogo Brás deveriam ficar.
E depois completar a equipa com os melhores talentos dos juniores, que temos uma muito boa fornada de jovens.
Não é preciso complicar nem inventar a roda, nem andar a trazer jogador atrás de jogador. Eu espero que a nossa direção perceba isso.
A descida de divisão não pode deixar dúvidas da pouca qualidade da equipa.
Mal constituída, mal gerida, com pouca qualidade. E pouca exigência, existia muito conforto com as derrotas. Assim, não vale a pena. O reflexo de uma mentalidade bastante comum no Sporting.
Espero é que a maior parte destes meninos, não tenham como prémio por esta bela época, a passagem para a equipa de sub23.
Até porque os que realmente possam ter alguma qualidade para continuar ligados ao Sporting, têm é que ser emprestados para I Liga, ou no mínimo a II Liga, sob pena de descerem o nível competitivo onde jogam.
Não é por não ter dado, que não poderia ter dado. Houve um enfraquecimento da equipa, sem dúvida, mas mesmo com esse enfraquecimento, havia todas as condições para fazer melhor. Repara: eu só estou a tirar TODAS as culpas da direção. Jogadores e principalmente treinador tiveram muitas culpas também.
Assumes isso, numa altura em que assumes também, que vai haver um equipa sub23 que será a sua substituta. Quantos daqueles jogadores não querem lá um lugar, em vez de ir para um Oriental desta vida? Se esta mera troca de designações meteu os jogadores a não jogar, algo andava muito mal por ali.