2ª Liga 2016-17 [6ªJ] Varzim 3-0 Sporting CP B [11/09 | 16:00]

Péssimo. Vamos cair em situação complicada e depois é um caso sério para sair de lá.

SL

Continuando o post anterior, eu quero ver na B um treinador que monte uma equipa de posse, uma equipa onde existam sempre vários jogadores junto da zona onde se encontra a bola, de modo a poderem executar-se trocas rápidas de bola, desposicionar o adversário e abrir zonas onde seja possível a penetração por parte dos jogadores. Basicamente uma equipa capaz de fazer isto:
https://twitter.com/TomPayneftbl/status/728947616004882435

esta equipa é o Empoli do Giampaolo. É certo que herdou muitas coisas do modelo de Sarri, mas isto é uma das coisas que eu pedia. Equipa de posse, trocas de bola rápidas, linha defensiva bem organizada (alguém viu a linha defensiva do Empoli na época passada? aquilo era amor) um treinador que crie condições para que os jogadores saibam o que fazer lá na frente e não dependa tudo de rasgos individuais, dependentes da qualidade dos jogadores que infelizmente, por fraco planeamento desta e de outras épocas da equipa B, não abunda. Quero alguém que ponha uma equipa a jogar bom futebol, atractivo e que favoreça as capacidades ofensivas dos jogadores e da equipa de modo a prepara-los para estar 90% dos jogos em cima do adversário 90% do tempo de jogo.

Outro exemplo é o Zorniger, que apesar de uma má passagem pelo Estugarda, monta sempre equipas ofensivas, está agora no Brondby a dar espectáculo ofensivos, a ter equipas com numeros impressionantes e passou na 3ª divisão alemã… Com boa pesquisa chega-se aos bons treinadores. Não precisam de ser portugueses… Ou isso é um factor determinante? Para mim não é…

Descer tornaria a B irrelevante no projecto da formação. Porém, acho que o João merece algum crédito.

Também não sou fã do JdD. Acho-o muito fraquinho… E desta vez não tem a desculpa de ter lá entulho a atrapalhar. Gostava do Mitchell Van der Gaag (não sei como está de saúde e se está apto ou não) que até já esteve com um pé na B. Outra opção possível seria o Dauto Faquira. Se bem me recordo, tinha boas ideias.

O JDD ja esta a esticar a corda, esta a tardar demais a mostrar melhores resultados.

Miguel Leal ainda esta livre?? Acho que se falou no Santa Clara

Daúto, Carlos Brito (Freamunde), Miguel Leal, Quim Machado, Van der Gaag, seriam todos boas soluções para a nossa Equipa B.

Quanto ao João de Deus, é tão bom que nenhum clube da Primeira Liga o foi e vem buscar… acabará corrido do Sporting como dos clubes anteriores, como o Gil Vicente, por exemplo.

PS - Nada contra a pessoa, que me parece cordial, e contra o profissional, que me parece empenhado. Simplesmente não tem, e nunca teve, mãozinhas para isto. Foi enganando porque antes estiveram cá o (ainda não consigo dizer isto de forma séria)… Abel, Oceano (?), Barão (?) e Domínguez…

“O vem buscar”?

Mas não tinha e tem contrato com o Sporting?

JdD cumpriu nos primeiros 2 anos. Sem brilhantismos, mas cumpriu, sendo que os maiores problemas da B não foram da sua responsabilidade nem tiveram a ver com a gestão da B propriamente dita, mas sim com a gestão dos quadros profissionais do clube.

Penso que esta época só vi um ou dois jogos, mas pelo que vi e pelos 11s que tem escolhido, não podia estar a gostar menos, isto para além dos resultados.

Se o ciclo de JdD acabou ou vai acabar, acabará sem dramas e que se escolha outro capaz de corresponder às expectativas e estas não passam certamente por quem tem mais notoriedade nos blogues da praça, que normalmente não acertam uma.

Tinha e tem contrato… porque primeiro assinou estando livre, depois de ser corrido do Gil Vicente e do Atlético (salvo erro), e depois porque aceitou a proposta de renovação que o Sporting lhe fez (como não presumo que seja um sportinguista doente e fanático, vou presumir que não tinha melhores propostas).

Pois, “cumpriu”… para alguns. Acho-o medíocre, talvez menos horrível que os antecessores mas sem, de maneira alguma, a qualidade e competência que o Sporting deve procurar.

Se os bloggers da praça e já agora os foristas do ForumSCP acertam muito ou pouco é uma discussão que prefiro evitar e acho que no dia em que a tiver será o dia em que me preocuparei comigo mesmo por o estar a fazer. E não sei o que é que os bloggers da praça acham do Quim Machado (para mim, grande surpresa o ano passado, achava-o horrível por já ter visto um jogo ou outro dele e o seu Setúbal era excelente… conseguir a manutenção quando perdeu Rúben Semedo e Suk em Janeiro é um feito!), do Carlos Brito, do Daúto Faquirá, do Van der Gaag e do Miguel Leal… acho-os a todos, do que lhes vi, mais treinadores que o João de Deus, se olhar para o trabalho do último não só no Sporting, mas no Atlético e Gil Vicente. Soma-se o facto de estarem todos livres, à excepção do Carlos, que não está com um trabalho muito feliz no Freamunde.

Voltando ao JdD, estes resultados admiram-me um pouco, as causas para estes resultados para mim é que não são novidade nenhuma. Simplesmente a matéria-prima deixou de ser tão boa (face à dos adversários) e a eficácia parece ter diminuído. Parece que a última invenção é, tendo o Sporting o Bubacar, o Edu Pinheiro e o Pedro Ferreira, apostar num central para trinco… :lol:

Mais um descalabro… ^-^

Ver o Quim Machado nessa lista… :lol: De resto, concordo com os nomes de Miguel Leal e, especialmente, do Van der Gaag, adorava vê-lo treinar a equipa B.

Acredita, eu era o gajo com mais preconceitos com o Quim Machado no início da época passada (e cheguei a escrevê-lo aqui). Estava errado. Com aquele plantel, com 2 vendas tão importantes em Janeiro, ter assegurado a manutenção e ainda jogado bom futebol… não há nada a dizer.

Sugiram os treinadores que quiserem mas primeiro perguntem-lhes se são treinadores para projectos em que tem que respeitar a estrutura se for para jogar este ou aquele. A equipa B não é para um treinador fazer o que quer, é para fazer parte de um projecto de um clube e tem que o respeitar. O Abel, por exemplo, não quis.

Quanto à equipa metam lá o Jug na baliza e pronto. Jogar com putos como o Ivanildo no centro da defesa e depois ainda ter um inexperiente Pedro Silva na baliza é receita para o desastre. Já o foi o ano passado. Há que equilibrar a experiência na defesa. Uma equipa não se pode ver constantemente em desvantagem com golos estúpidos e a ter que correr atrás do prejuízo.

A classificação começa a ser muito preocupante, mas era algo expectável com tanta gente nova e tão jovem.

Temos de rapidamente apostar num onze base e num sistema táctico adequado aos jogadores que temos e à liga que estamos a disputar.

Pelo menos nos jogos em casa e a meio da semana um ou outra da equipa principal podem jogar pela B (casos de Matheus ou Paulista).

Começo por me situar nesta contenda. Não acompanho assiduamente a equipa B. Não sei se o treinador é o indicado. Apenas vejo os resultados obtidos, as classificações e os jogadores promovidos à equipa A.

Dentro deste contexto, penso que após JJ ter alterado muito do que era a competição do Sporting A, deveria meter os dedos na equipa B e torna-la mais rentável. Temos casos de sucesso (Gelson, Iuri, João Mário e por ai fora). Mas só por si, mesmo dando retorno desportivo e financeiro visto, não me chega. Quero uma equipa B mais forte. Um espelho da equipa principal. Uma equipa competitiva, com um naipe de bons jovens jogadores que lutem pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. só assim me dá certezas que estejamos a treinar jogadores que de uma hora para a outra, tenham qualidades para vingar neste Sporting ambicioso.

Quanto ao treinador, não conhecendo João de Deus e suas valências para o cargo de uma equipa de formação, não posso adiantar nomes sonantes da praça de treinadores, de competências ambiciosas para uma qualquer equipa de segunda liga. É muito diferente as competências necessárias para treinar uma equipa que queira lutar pela subida de divisão ou as competências para treinar uma equipa de formação de uma equipa B de um clube grande.

Posto o encima, quero um treinador que goste acima de tudo de ensinar e formar jovens talentos. É essa a principal função. Depois, um bom avaliador de características humanas e desportivas. Um subalterno assumido do treinador da equipa A, que sabe que a sua função é preparar alternativas válidas para a equipa A. Não deve também, descurar a parte competitiva. É importante vencer mas vencer em equipa e não na reputação individual para querer alcançar outros patamares. Necessário também ser um bom gestor de expectativas. Estando no Sporting, todos os jovens atletas provenientes dos juniores sabem que dentro do seu escalão etário, são os melhores. Semana atrás de semana entram a cilindrar os adversários. Mas com a mudança para a equipa B, esse efeito diminui não só pela experiência e ratice dos jogadores mais velhos mas porque é um ambiente mais competitivo. Por isso, é necessário quem enquadre os jovens e os saiba preparar. Importante também, é saber dar por concluído o seu trabalho. Seja para o bom e para o mau. Saber quando um jogador está pronto para o salto em frente ou saber que que esse salto nunca será dado e informar quem de direito que aquele atleta nada tem a ganhar com a permanecia na equipa B.

Não é fácil encontrar alguém com este perfil e que queira simplesmente ser treinador da equipa B. É um trabalho para um treinador mais velho que já tenha feito a sua carreira e que queira assentar num projecto de anos.

RUI JORGE, JÁ!!!

MAIS TARDE SUBSTITUIRÁ O JJ.

SL

Pois, mas também não é para ser um fantoche.

O Abel sendo um péssimo treinador, se de facto no Braga B teve alguma influência/algum poder na gestão do plantel, então trabalhou muito bem. Reforçaram-se bem e têm um bom plantel, jovem mas equilibrado, de qualidade e que dá resultados.

Quanto ao resto, culpem o Pedro Silva e os jogadores à vontade… mas é o treinador que decide jogar com o pior central do plantel e com centrais a trincos, extremos de 16 ou 17 anos, e invenção que tais.

Não deixa de ser curioso que haja tão grande preocupação com o treinador respeitar a estrutura, e depois vemos o João de Deus a não colocar a titulares quase nenhum dos reforços que a estrutura contratou…

Onde anda o Diogo Nunes? É pior que o Ivanildo? O Edu Pinheiro? Os Nasirov’s, Jordan’s, etc? Para que foram contratados se o treinador não conta com eles?

Em minha opinião, o treinador de B tem que ter uma palavra a dizer sobre o plantel porque é a ele que lhe vão pedir responsabilidades se a coisa correr melhor ou pior, e é ele que escolhe os titulares, pelo que não faz sentido escolher plantéis totalmente à revelia do treinador.

Tem que ser um trabalho de cooperação e desculpa lá mas a maioria desses treinadores não viriam jamais para o Sporting B dizer que ia ser tudo à maneira deles… aliás, os únicos treinadores que normalmente entram com a postura do “quero, posso e mando” são treinadores titulados e de grande estatuto, tipo JJ.

Claro que se com o tempo as más decisões da estrutura puserem em causa o trabalho do treinador, parvo será ele se não quiser, com obra feita, começar a ter uma palavra a dizer. Mas esse capital de confiança conquista-se.

Quanto ao João de Deus, desconfio que sendo regularmente apelidado de “treinador promessa” tão cedo não volta à Primeira Liga (e muito menos chega a fazer bons trabalhos por lá)… o tempo tratará de esclarecer, para o bem e para o mal, a sua qualidade e a sua carreira.

Há aí muita falta de noção…

Os jogadores se jogam são porque a estrutura como um todo quer que joguem, o futebol do Sporting é um projecto desde a formação até aos A.

Por exemplo, o Elves se está a jogar agora na B é fácil de ver que é para lhe dar já outra rodagem a preparar para a Youth League, lá mais para a frente secalhar fica nos juniores, mas este trabalho agora no começo da época é importante.

Agora pode-se perfeitamente dar tempo a uns e lá mais para a frente dá-se tempo a outros, não há problema nenhum, não vão jogar sempre os mesmos. Agora pode-se dar 15 jogos ao Ivanildo, lá para a frente dá-se outros 15 ao Nunes, etc…

Um treinador da B não é um fantoche mas tem que se submeter ao projecto do Clube, se o esquema a utilizar é o da A é esse que tem que usar, não importa que tenha trabalhado um outro durante a sua carreira. Se tem que utilizar um jogador tem que utilizar e pronto.

Há treinadores que não estão para isso e aqui não é um melhor que outro, cada um sabe o que o faz feliz e a carreira profissional que quer. Há quem goste de trabalhar com a formação, há quem goste de ser treinador da II Liga(Vitor Oliveira, por exemplo), há quem goste de ser treinador de uma B de um Grande, onde se trabalham as estrelas de amanhã. Cada cargo tem a sua especificidade.

O post do [member=19134]bagoias está excelente, e para mim o JdD já demonstrou que é bastante capaz dentro desses parâmetros e uma boa opção dentro do lote dos disponíveis com essas condicionantes.

O ideal era certamente o Rui Jorge, mas este já atingiu um patamar bem acima do Sporting B.

Pois, já sei… a inexperiência é um problema, o Pedro Silva na baliza é um problema, mas já faz todo o sentido apostar num rapaz de 16 anos (?), que o ano passado não foi sequer titular indiscutível nos júniores, para titular.

Claro que se pode dar jogos ao Ivanildo… são é jogos perdidos a apostar num tipo que se vê desde que chegou que não tem qualquer potencial para singrar.