Sim, somos anjinhos. Sim, não devia ter jogado. Não me interessa se é jogo de equipa a, b ou c. Enquanto “os emprestados andarem a jogar contra nós” vais continuar a assistir às festas dos outros…
Podes crer que se não tens ganho este jogo com influência direta do Chaby ou no outro dia o golo do Enoh te entalasse, não iam aqui faltar adeptos com o “meu” cachecol ao peito. Felizmente correu tudo bem, e nós, os “diferentes tolinhos”, lá pudemos saborear mais uma vitória.
Aos que a cada boa exibição ou golo do Chaby ao serviço da União lembram-se de vir criticar o empréstimo.
Porque esses, certamente, que estavam às espera (não creio que a desejar) que ele roubasse pontos só para dizer “eu já tinha dito”.
Ah, ok. Eu pessoalmente com Gauld na A, acho que daria para rodar entre Palhinha, Wallyson, Geraldes e Chaby (4 jogadores para 3 lugares). Mas possivelmente não havia certeza que o treinador fosse integrar o Gauld (com razão), e o treinador também não parece grande fã de fazer rotação de jogadores de jogo para jogo.
O Domingos até conta. Mais que o Rabia. Mas só conta para o banco. Jogar com outra dupla que não Reis-Sambinha, seja por um jogo ou por dez, é sacrilégio. Alguém disse que a Equipa B também servia para formar e fazer crescer jogadores, em vez de ser só para ganhar e apostar em tipos mais batidos?
JdD valoriza esses tipos mais batidos no centro da defesa. Dão-lhe garantias de estabilidade, após meses em que o colectivo abanava por todos os lados, havia crescimento individual nenhum, havia poucos indicios de responsabilidade competitiva.
Tudo mudou.
Também preferia e gostava que Domingos estivesse a somar minutos ( e espero que Sarr não volte e a entrar ), mas tenho algumas dificuldades em criticar o treinador, que mercê de uma recuperação notável, quer agora recolher os frutos do trabalho feito, ficando na melhor posição possível.
Aliás, arrisco a dizer que os jogadores também estão focados nesse mesmo objectivo. Tomara a A ter esse mesmo foco.
Certo. Eu não tenho dificuldades nenhumas. Estou-me a lixar se a equipa fica em 5º ou em 7º (ou whatever). É para mim total e profundamente irrelevante. E incomoda-me que, não valendo tudo, quase tudo valha (dentro do plantel que se tem à disposição) para ter mais 5 ou 6 pontos no fim da época.
Pior que isso, contudo, para mim, é achar que o Sambinha dá mais garantias de estabilidade que o Domingos. Talvez neste modelo ofereça, contudo (não sei, o treinador lá saberá porque aposta incondicionalmente neste jogador e nem um jogo a titular permite aos outros fazerem).
Curiosamente, e salvo erro, Sambinha estava na equipa em vários desses jogos onde a equipa abanava por todos os lados. Sobre não haver crescimento individual nenhum à data… bom, o Taveira também planificará melhor um estádio que eu, mas…
PS - Incomoda-me profundamente, sim, que um treinador não consiga, ou ache que não consiga, ter uma equipa estável na II Liga com dois centrais como Nuno Reis e Domingos Duarte (ou mesmo Rabia).
E os frutos que não colherá com essa falta de crença… são os que eu queria que fossem colhidos no futuro. Não uma pesquisa pelo historial do Zero Zero ou pela carreira do Sambinha a partir de 2015.
Olha, se o Hélder (?) quiser ser “chato”, este foco terá como um dos frutos um menor tempo de competição para o Domingos já este Verão (e evidentemente uma evolução mais lenta de um jogador que tem potencial para chegar à A).
Não tanto pela opção por Sambinha quanto pela ostracização do Domingos. Que é a única hipótese que o treinador tem de não valorizar jogadores mais jovens: tirando o Guilherme Oliveira e o Ponde (que, também, poucas oportunidades tiveram), todos os séniores de primeiro ano (Geraldes, Podence, Gelson, Palhinha) são muito mas muito melhores que a concorrência. Os que são apenas bastante melhores (como o Domingos face ao Sambinha, que até nem acho péssimo) estão em maiores cargas de trabalho. Imagina se tivessem a mesma qualidade… na volta iam treinar com os júniores para não saltar etapas. Não quero ser mau, mas se já me custaria muito a entender que o Sambinha tivesse mais jogos que o Domingos numa Equipa B do Sporting (confesso, quando a B nasceu se calhar tinha ilusões sobre ela… mas também não esperava não nos ver dar sobre formação uma única lição ao carnide com esta Equipa B, quanto mais precisarmos de aprender com eles), para mim é absolutamente incompreensível, e absurdo, o rapaz mal fazer um único jogo a titular e o outro colecionar no fim da época uns 30, ou coisa do género. Vale quase tudo por se pôr uma ideia de jogo que não pode ser boa (porque implica que um jogador como o Sambinha dê mais garantias que um jogador como o Domingos) se sobreponha àquilo que se dizia que a Equipa B servia: preparar jogadores para a A.
Quem diz isto diz, a dado momento, a titularidade do Sacko, face a outras opções existentes na altura.
Enganas-te… aplaudi e aplaudo a contratação do Sambinha. Que sairá e bem do Clube no final da época, no contrário do Domingos.
Daí a aplaudir a extrema valorização de um e a extrema desvalorização do outro pelo treinador vai um passo que seguramente não dou.
A estabilidade e os pontos têm a importância que cada um lhes der, mas seguramente não são mais importantes que a preparação adequada de um jogador com potencial para chegar à primeira equipa (coisa que o Sambinha, não sendo terrível, não tem).
Pois, lamento, mas embora concorde que Domingos devesse estar a somar minutos, não considero retirar daí preocupações de cariz estratégico e estrutural. Não, por essa razão.
Aliás, quase tudo o que de mau houve com a B, foi da responsabilidade da estrutura, no inicio da época. Plantel demasiado longo, manutenção de jogadores que deveriam ter dado o salto, inclusão de outros que acrescentam pouco valor e não se vislumbra que o possam fazer no futuro.
Sambinha é um jogador de limitações evidentes, duvido que vá dar muito mais que isto, mas regista uma evolução assinalável e é actualmente um defesa central pragmático, sólido e que se entende bem com Reis.
JdD pega numa equipa de futebol errático e num punhado de miudos que não se entendiam e fez deles uma equipa e valoriza a espinha dorsal que escolheu e que permite a tal rotação em outras posições, sem grandes perdas de competitividade.
Nem tudo está perfeito e há coisas com as quais não concordo, mas a conjuntura actual e os passos que se deram, merecem ser valorizados, IMO, que a árvore é bem menos importante que a floresta.
É precisamente por a árvore ser muito mais importante que floresta, e por achar que a classificação e os pontos são a floresta, que não gosto do que tem sido feito. Das opções difíceis, porque as fáceis… são fáceis tomar.
Vamos lá a ver. Um treinador que joga no campo de um candidato à subida, com Palhinha e Wallyson no meio e depois com 4 jogadores de caracteristicas marcadamente ofensivas ( Podence, Gelson, Matheus e Rubio ) não está propriamente a dar mostras de um resultadismo exarcebado, de querer cortar as pernas ao talento ofensivo destes jovens, de querer jogar no erro do adversário.
O meu problema nem é tanto o resultadismo, como disse; é o treinador achar que as possibilidades de ganhar com o Sambinha não só são mais altas, como são incomensuravelmente mais altas (caso contrário, pelo menos 1 jogo ou outro deixava o “miúdo” fazer).
Com o Sambinha o Sporting já teve boas e más fases. Porque é que o treinador acha que ele é tão bom mas tão bom que é indispensável? Eu tenho uma ideia e não gosto dela, mas respeito quem tem diferente. Sobretudo porque se nem na A valorizo o sólido e batido, na B muito menos.
Não gosto nada da ideia de que atrás é bom ter tipos experientes e fortes fisicamente, e à frente os criativos. Para mim os jogadores só evoluem num contexto de equipa. Equipa a sério. Mas equipa boa, que tente fazer coisas que valerão aos jogadores quando na A atacarem em “meio campo”.
Concordaria contigo, se não achasse tão absurdo a diferença gritante com que são tratados. Não é apenas preferir um ao outro. A par de Reis, Ribeiro, Wallyson e Rúbio, é um dos jogadores que o treinador tem demonstrado gostar mais (já desde que entrou).
Olhando para os outros Geraldes já foi mais e menos utilizado (ainda ontem suplente), Gelson já teve utilização intermitente (creio, sem certezas), Podence já foi mais que uma vez suplente e recentemente, Palhinha já foi suplente algumas vezes, Riquicho e Mica já cederem alternadamente o lugar ao Geraldes - creio - (embora o treinador ande a preferir tirar Mica, jogando com Geraldes sobre a esquerda… que é um indício que também não gosto, mas pelo menos acho menos “escandaloso”), etc.