Enfim, há malta que não sabe ler (a parte de “não - lhe - peço resultados”), daí ter de explicar:
Sim, mas o Rabia a trinco dificilmente será jogador para o Sporting A. É bom para não sofrer golos na B? Ok, e qual é o objectivo da B, mesmo? É a central que vai cometer vários erros que podem custar golos. Mas também é a central que ele pode evoluir até se tornar num jogador para o Sporting. Faz-me confusão gente que acredita nele como central querer apostar nele a trinco ali. Eu sei porquê. Mas para mim a B não é isso.
Quanto ao Gauld, não estando na A (que devia estar) tem de ser titular na B. O mesmo para o Wallyson e para o Geraldes. Pode comprometer a organização defensiva da equipa? Sim, eventualmente. E então?
Não me venham dizer que foi por causa do onze que levámos 4 neste jogo… por favor. Tínhamos 11 mais que suficiente para ganhar ao Aves.
Quando levámos 5 do Atlético jogámos com Slavchev, Dramé, Sacko e Esgaio no onze… e com Rabia a central. No jogo anterior, com o Rabia a fazer dupla com o Domingos (nem foi com o Nuno Reis, como hoje) os centrais estiveram impecáveis e acho que não sofremos golo nenhum. Portanto o problema não é (maioritariamente) daí.
O Rabia é uma incógnita ainda tanto numa posição como noutra, eu prefiro a central devido ao perfil dele (não tem medo de ter a bola no pé, tem técnica e tem velocidade), mas a trinco tem surpreendido e estava a gostar.
A equipa B pode ter objetivos diferentes, mas não tem necessidades assim tão diferentes. Uma equipa precisa de estabilidade, de vitórias e quando se ganha é porque as coisas estão a ir bem.
Eu percebo e é uma opção mais segura. Mas faz-me lembrar as opções Carriço e Dier no meio… ajudam a defender, mas depois a manta fica curta. E podem crescer mais a central.
Não sei se perderam por falta de atitude, pareciam algo cansados e com dificuldades em adaptarem-se ao relvado (muitos passes que se perderam com a bola aos saltinhos, mas pronto isso é igual para os dois lados).
O Aves não jogou minimamente para que a vantagem final se traduza em 4 golos, mas defensivamente permitimos que isso acontecesse. O 4-0 parece-me mais consequência da descrença do que propriamente por aquilo que estava a ser jogado. João de Deus acaba por ser infeliz pois coloca em campo Zezinho para o lugar do Rabia e este na primeira acção faz mal o passe, na zona do meio campo, entrega em zona central ao Aves que sai para o contra-ataque. Esse golo mata o jogo. Percebe-se a ideia de muscular o meio campo e arriscar mas desta vez saiu o tiro ao lado.
Foi uma manhã/inicio de tarde desinspirada de vários jogadores que já tiveram maior destaque. Geraldes em excelente plano, foi dos poucos a remar contra a maré. As suas acções são sempre, receber, virar para encarar o jogo e, se necessário, tira jogadores da frente, entrega-a redonda e vai dar linha de passe. Grade categoria deste médio
Concordo que o Rabia só a central poderá algum dia servir para o Sporting, mas continua a mostrar dificuldades (a nível mental, que preocupa mais) quando joga nessa posição.
Os erros do Rabia parecem estar relacionados com alguma dificuldade com a pressão extra da posição (não tem centrais nas costas para compensar). Teve vários passes errados por falhas de concentração, más decisões com abordagens demasiado impetuosas, e falhas de comunicação.
Parece-me ter havido um retrocesso com este jogo, porque perdeu a confiança toda que tinha finalmente adquirido depois de alguns jogos a trinco.
Já o Gauld, que vem de uma lesão, não precisava de jogar 90 mins num batatal destes. O que ganhou com isso? Já foi muito bom não se ter lesionado, mas tinha outro jogo na quarta-feira na Academia se o objectivo era ganhar ritmo.
Eu não vi o jogo, mas para mim faz todo o sentido isso. Compro com facilidade que tem tudo a ver com isso.
Precisa de tempo… e pouca pressão. Acho que as coisas vão melhorar e não só gradual como significativamente.
O Gauld para mim é uma pena… já não é jogador para a B, o que lhe pode tirar alguma motivação, mas o Marco também não o testa mais na A. A lesão também lhe veio em muito má altura.
Agora, se me perguntares se gosto daquele meio-campo e acho que se complementa… sim. Na II Liga? Não sei (mas também não me importa muito). Com este treinador pode ser funcional? Não me parece. Mas não vou pôr o ónus da responsabilidade em quem não treina esta equipa.
Não viu durante a semana os jogadores motivados e a dar 200%? Não os tinha posto.
Já se treinaram bem… duvido que tenham cagado no jogo. Pelo que me parece mais provável que estivessem perdidos em campo do que sem atitude.
Estamos a voltar aos velhos tempos do PS/Bento/RSP/Vercauteren/etc, onde o problema era sempre mas sempre a falta de atitude dos jogadores, que eram calões… mau sinal.
PS - Curioso, ainda esta época lembro-me de ver uma flash interview do Palserge onde ele dizia que os jogadores não tinham correspondido na atitude e que não tinham mostrado o que valiam… o gajo tem azar que só apanha calões na carreira! E este JdD pode dizer o mesmo… sempre faltou, às suas equipas, A atitude…
Sinceramente não vi isso.
Ao intervalo Aves tinha 3 remates (só 1 com real perigo - o golo), e 2 golos.
Foi uma perfect storm de tudo a correr mal, mas os miúdos pareciam esforçados. Mesmo o Podence que saiu ao intervalo não me parecia estar a pastar. Esteve menos em jogo que Gelson, mas tentou fazer tabelinhas, jogar pelo chão, etc. Naquele relvado também era complicado jogar…