O maior inimigo do Sporting nem é o benfica, nem é o porto. É outro clube, bem mais perigoso e que tem minado a nossa instituição deixando marcas irreversíveis, OS LAMBUÇAS, CROQUETTES, assassinos de uma paixão.
Odeio o benfica e o porto, mas quero continuar a ser rival destes dois, combatendo a grandeza destes, com a nossa enormidade, numa luta secular, por vezes suja, baixa, mas épica e de proporções bastante marcantes na Europa.
Porém, antes de nos começarmos a preocupar com os encarnados e os azuis, é preciso olhar para dentro. O cancro que nos tem derrubado não tem sede a 3 ou a 300 km de distância de Alvalade. Vive connosco, mas não quer morrer connosco.
Mais do que o pinto da costa ou vieira, inimigos são exemplares como este:
Strikerr, entendo esse teu pó ao periquitos. mas posso só perguntar se leste o 1º post que abriu este tópico? gostaria que me respondesses ao que eu escrevo. sobre história antiga, estou-me nas tintas. com a arrogância lampiã posso eu bem (basta começar a falar na operação coração). só para rebater 2 pontos teus: 1) o Sporting não é de uma cidade, é de Portugal, lembra-te disso. 2) a renegociação dos contratos… o SCP foi aniquilado por 2 pessoas: o Portista Joaquim Oliveira e JEB que assinou o primeiro papel que lhe puseram à frente. lembro-te que o Oliveira prometeu ao Porco aumentar até 80% o valor do contrato que a lampionite assinar, nem que seja com uma companhia de Marte! mas isso existe? por isso é gostaria que lesses o 1º post e me respondesses.
ps: não estou aqui para converter ninguém nem exijo que o FCFruta passe a ser o teu inimigo nº1. só quero demonstrar que o Sporting é de Portugal, qual o clube que mais o espoliu, e separar experiências pessoais do que se tem passado nos últimos 30 anos. SL
Caro amigo, já li os teus posts noutras secções e considero-te uma pessoa inteligente e com opiniões interessantes. por isso mesmo gostava que me explicasses em detalhe a razão da tua posição discordante. só queria para já rebater um ponto que não queria ver aqui repetido. não vamos regionalizar esta questão, ok? até porque agora vivo em Lisboa e sei bem o que sente o pessoal de cá. creio que leste o 1º post deste tópico e viste as minhas razões para colocar o FCFruta como inimigo nº1 do SCP. nenhuma delas tem a ver com experiência pessoal, é simplesmente uma análise dos últimos 30 anos do futebol Português. história antiga não me interessa. o Salazar já morreu e o ciclo do Benfica acabou. nos últimos 30 anos ganhámos 2 campeonatos e passámos a maior seca da nossa história graças à fruta, Calheiros, Paulinho Santos e outros jogadores de boxe, escutas, “Lisboa a arder”, etc. não vou explicar tudo aqui pq está tudo no 1º post. julgo que o Porco é o alvo a abater e o clube que mais tem contribuído para a queda do SCP. não devemos ter medo de um hipotético renascer do SLBosta ao ponto de aceitar que o Porco ganhe da forma que ganhe e ainda nos goze na cara, incluindo roubando campeonatos com mãos do Ronny, etc. gostaria de ler a tua opinião. SL
Felizmente há cada vez menos adeptos leoninos como tu,ou melhor, há mais adeptos a enxergar a realidade futebolística portuguesa, deixando esse ódio simplesmente inútil que muito mal tem feito ao Sporting desde o domínio do FCP(últimos 30 anos)
Ponto Final, concordo 100% contigo e da próxima vez avisa antes de pores uma foto dessa personagem para não assustar o pessoal :lol:
a vassalagem que esse senhor tem prestado ao FCFruta e a sua admiração por Pinto da Costa (ao ponto de aceitar o roubo do nosso capitão na boa), o seu anti-benfiquismo primário à velho do restelo (ao ponto de se contentar com 2º lugares desde que seja à frente do Benfica, claro), a sua recusa em comentar as escutas (que tanto espoliaram o SCP), são tudo razões de sobra para o colocar ex-aequo com o FCFruta como inimigo nº1 do nosso GRANDE clube. sim grande, porque de acordo com a sua visão, somos um clube pequeno com 1 complexo de inferioridade e um medo tal, que ainda vivemos no tempo do Salazar.
mas a pergunta do tópico não é acerca disso. o tópico é optimista, parte do princípio que o SCP está a unir-se e está a construir uma equipa de futebol sólida. partindo deste pressuposto, e do facto inevitável que, cada vez que o SCP apresenta uma equipa decente é atacado pelos rivais e espoliado pelas arbitragens, abri este tópico (ver 1º post) em que explico as razões porque o SCP deve mudar radicalmente a sua postura vis-a-vis o FCFruta, ao ponto de o declarar inimigo nº1 (acima da lampionite).
Essa forma triste de pensar e de prestar vassalagem como presta esse nojento, esse lambedor de botas é que nos tem levado a este estado de coisas, mas isso nada tem a ver com o titulo do tópico! 1982-2011/12:qual o maior inimigo do Sporting? Benfica ou Porto? É bom que as pessoas percebam isso.
O Ruben por favor tu quando fizestes a pergunta nao a fizestes a cerca dos ultimos 3o anos , perguntastes quem era o maior inimigo , e eu limitei-me a responder que no computo geral o benfica e os benfiquistas nos tem prejudicado mais que o porto !!
E certo que tu me apresentas factos dos ultimos 30 anos e eu aceito os e concordo com eles , e certo que o porto tem ganho muitos campeonatos atravez da corrupcao, mas ao mesmo tempo nao podes deixar de analizar os factos do tempo do salazar , obviamente que sao identicos aos de agora no que se refere ao porto .
Como e obvio nao posso concordar contigo quando dizes , que o porto e que contribuiu para a queda do Sporting, eu digo que sim, mas nao so , os lampioes , e muita culpa dos dirigentes do Sporting tambem durante esta travessia .
E mesmo muito recentemente , nao te esquecas da questao do Jardel pelos mafiosos do slb, a nao ser isso poderiamos ter a partir dai ter conquistado a hegemonia do futebol portugues, e nao andar novamente vai para 10 anos sem nada ganhar de relevante , quem contibuiu , foi o porto?
Ha tantos exemplos , do slb mesmo durante estes tais 30 anos que nos prejudicaram , que eu nao consigo dizer que foi so o porto, obviamente que foi mas nao so!!
Lcustodio, o nome do tópico era “1982-2011/12: qual o maior inimigo do Sporting? Benfica ou Porto?”.
a história antiga não interessa a este tópico porque o futebol está em constante mutação e os últimos 30 anos nada tem a ver com esse passado, senão também teríamos de falar do Belenenses… também nessa altura o FCFruta era ainda um clube de bairro com 7 campeonatos, mas um clube digno da cidade que representa. eu não digo que a frutaria é o único inimigo, mas sim o principal inimigo e alvo a abater. sobre o SLBosta é necessário ter muito cuidado porque eles também estão dispostos a qualquer coisa para voltar a reconquistar a sua hegemonia. obrigado por trazeres para aqui a questão do Jardel, é bom relembrar exactamente isso: lá por ter terminado o seu ciclo, os piriquitos são sempre para desconfiar.
Agora, respodendo ao tópico em si, tenho de escolher que, actualmente, será o porto. Porque estão por cima e é aí que eu quero chegar. Com o benfica temos uma rivalidade mais histórica e, claro, também são inimigos, já que também estão, actualmente, num nível superior.
Agora, se soltarem o leão das masmorras e das amarras, aí não há ninguém que o segure. Mas falta esse se, que, volto a afirmá-lo, é o nosso maior inimigo.
Temos que pensar sinceramente que este ódio cego e totalmente canalizado para o benfas, já nos custou muito em termos desportivos, porque normalmente somos sempre vistos como os amiguinhos do clube do norte, sem nos apercebermos estes gajos roubam-nos à anos, e falo em anos recentes. Devemos ficar menos chateados pelo FC Porto ganhar o campeonato em vez do Benfica? Não, porque é mais uma oportunidade de o Sporting ganhar o campeonato que foi à vida, aumentando o prestigio dos senhores da fruta e diminuindo o nosso. Não estou a dizer que devemos ser mais meigos com os lampiões, devemos sim é lutar contra os dois da mesma forma. Este Sporting tem perdido muito, mas muito, à conta da vassalagem e ao “deixa lá, antes eles do que o Benfica”.
Sim, devemos lutar contra os nossos inimigos naturais e de nascença, mas como se sabe, durante a vida vão-se fazendo novos inimigos…
À pala disso é que depois levamos com comentários que somos a filial nº2 dos corruptos e que o anti-carnide é o segundo clube de Portugal. Continuem a alimentar o ego das galinhas, esse clube que é apenas ridículo.
Isso ainda é mais ridículo que a conversa de sermos um novo belenenses. É porque o nosso anterior péssimo presidente se ter submetido às exigências do corrupto-mor? Então porque é que o benfica também não é um porto b se deixa que eles contratem todos os jogadores que querem e se o vieira é sócio do porto (ou foi).E quando o damásio enquanto presidente do benfica também era o maior amigo do pinto da costa, também eram o porto b? E o pinto da costa, que antigamente, até foi visto com uma bandeira do benfica, também tornava o porto num benfica b?
Cenas dessas já se passaram muitas.
Voltando ao nosso caso, sei qual é a figura que contribui mais para essa alcunha: Rui Oliveira e Costa, mais uma vez.
Vou ter aqui um gesto de humildade que não é muito habitual em mim para reconhecer que este meu ódio especial aos lamps também tem uma componente um bocado irracional já que são evidentes os graves prejuízos que o fcp nos causou neste período pela forma como nos conseguiram enfraquecer ao mesmo tempo que eles enriqueceram enormemente. Fizeram-no de forma suja durante muito tempo…Sei disso muito bem!
Já o referi noutros tópicos.
Note-se porém que os lamps também tiverem o seu período de roubalheira intensa.
E se não conseguiram roubar mais foi porque não conseguiram…
Seja como fôr, aqui sobrepõe-se uma componente um bocado irracional em mim.
Reconheço.
Simplesmente, odeio aquela gente!
Irrita-me aquela arrogância.
“…Estudos realizados desde 1990, calculam o número de adeptos portugueses interessados em futebol em menos de 5 milhões, com 50% seguidores do Benfica, e os restantes repartidos por FC Porto e Sporting. Os portistas ultrapassaram os leões nos últimos 20 anos, pois estudos de opinião realizados em 1991 ainda colocavam o Sporting como segundo maior clube nacional.”
Ai está, devido ao nosso ódio exclusivo aos lampiões e indiferença perante os andrades, em vez de estarmos a lutar pelo primeiro lugar como maior clube português com os benfas, fomos ultrapassados pela fruta. De ressalvar que a quantidade de massa adepta a mim não me interessa, o que interessa é que somos o clube com mais títulos juntando todas as modalidades em Portugal, e na Europa só somos ultrapassados pelo Barça, além disso temos os melhores adeptos do mundo :victory:
Obrigado do fundo do coração, muito obrigado pelo teu gesto, pois acima de tudo acabas de ter um gesto altamente racional, não te conheço a única coisa que eu penso sobre ti é que és um ser humano como eu e como todos nós, como tal sendo ou não habitual seres humilde como tu referes, o que importa é que o foste neste momento e isso é de louvar, é muito bom mesmo.
Foi bom reconheceres que tens um ódio especial ao benfica, pois eu também sinto o mesmo, mas em relação ao porto, pois é verdade que ao dizer-se que o benfica é quem nos tem prejudicado nos últimos anos não estamos de facto a ser racionais, a verdade é somente uma os prejuízos causados pelo porto desde 1982 são muito maiores. De tal forma que fomos apelidados já bastas vezes de porto B e de que os nossos concorrentes seriam braga e Guimarães isso é vergonhoso, ou deveria ser, para um Sportinguista que ame o clube.
Todos sabemos que enriqueceram á nossa custa através da corrupção, somos nós quem tem sido o bombo da festa quer aceitemos quer não é essa a verdade, foi para connosco que a arbitragem perdeu o medo e vergonha e vai a Alvalade para nos ROUBAR á descarada.
Tens razão quando dizes que o benfica também teve o seu período de roubalheira intensa o meu falecido pai falava nisso. Tinhas-lhes nojo, tanto que chegou a bater no meu irmão por ser a única bosta da família. Tinha que existir uma ovelha infelizmente gosto muito do meu irmão, mas tenho nojo que seja do benfica.
Por fim aceito que odeies os benfiquistas pois são eles que estão perto de ti, são eles quem te dão vómitos e nojo, como os portistas me dão a mim aqui, só que penso é que aqui o caso é muito mais grave, pois não é somente as conversas de café com os arrogantes dos adeptos que são uns porcos nojentos na sua maioria, é a direcção que é muito pior é da maior escumalha que o país pode ter.
Acredita da forma que adoras ver sofrer os benfiquistas, adoro eu ver sofrer os portistas, mas isso é normal é junto deles que vivemos. Se jogarem com os chineses só quero é que percam! Não tenho a mania de dizer ah, mas são Portugueses! Não eu não sou hipócrita comigo é Deus queira que percam e mais nada. Se puder ser por vinte a zero eu agradeço.
Muito obrigado mais uma vez por teres sido como muito bem referiste humilde é dessa humildade, verdade e honestidade, que necessitamos de ter todos nós em relação ao nosso Sporting Clube de Portugal, pois nunca nos podemos esquecer é por ele que lutamos.