19 de Agosto de 2012 vs. 11 de Agosto de 2019

Uma coisa que muito tem sido falada, pelo péssimo começo de época, péssima abordagem ao mercado e comparações entre presidentes, é do possível regresso à era de 2012/2013 em que o Sporting ficou em 7º lugar, na pior época desportiva de sempre. Por motivos óbvios acho que ninguém acredita que isso possa acontecer, mesmo os mais pessimistas, mas olhando com atenção para o plantel que apresentamos na primeira jornada desse campeonato e comparando com o que apresentamos neste, acho que estamos mais fracos em mais posições do que podíamos pensar, o que não deixa de ser um bocado assustador.

Ora, a 19 de Agosto de 2012 teve início o campeonato 2012/2013 e o Sporting foi a Guimarães empatar a 0 com o seguinte 11 inicial:

Passado quase exatamente 7 anos, o campeonato 2019/2020 teve início com também um empate fora de casa e o 11 apresentado foi:


A discussão que gostava de lançar era:

  • Tendo em conta qualidade, potencial e valor de mercado da altura do 11 de 2012, quantos jogadores eram titulares neste Sporting?
  • Parece-me que sim, estamos mais fortes como é óbvio, mas isso todas as equipas da tuga praticamente estão se fizessem a comparação, mas será que estamos tão mais fortes assim do que imaginamos olhando para isto?

Deixando a minha opinião, acho que temos neste momento piores laterais, guarda-redes, ponta-de-lança e extremo. Só aqui, são 5 posições que é quase metade do onze titular… Preocupante, ou só um devaneio engraçado de se fazer?

7 anos depois… Pouca ou nenhuma evolução. Bom tópico.

Rui Patrício > Renan
Cédric Soares = Thierry Correia
Boulahrouz < Coates
Rojo < Mathieu
Insuá > Borja
Eduardo Henrique vs Gelson Fernandes não sei, o Eduardo Henrique ainda não jogou muitos jogos, mas pior que o Gelson Fernandes não devia ser
Bruno Fernandes > Adrien
Wendel > Elias
Raphinha < Carrillo
Luiz Phellype < Wolfswinkel
Acuña > Capel

Gostava de partilhar o teu optimismo. Eu sou dos que vê muitas - demasiadas - semelhanças entre o que está a acontecer agora e o que aconteceu em 2012/13. Não ponho de parte um descalabro semelhante ao dessa época maldita. E o jogo de hoje só veio reforçar essa minha impressão.

Penso que a tua comparação entre onzes é pertinente. Não são muito diferentes em termos de qualidade. OK, não havia nenhum jogador com o talento de Bruno Fernandes ness época. Mas, se o tirares da equipa, diria até que a média de talento do XI de hoje é bem capaz de ser inferior ao de XI de 2012/13.

Mas esse não é o ponto. A verdade é que esse XI de 2012/13 até era uma melhoria em relação ao das duas épocas anteriores. Por isso, já me perguntei muitas vezes como se explica aquele 7ºlugar. Não era a qualidade do plantel. Esse era medíocre, mas não era pior do que muitos que vi em 30 e tal anos a seguir o Sporting. Um 3º ou 4º lugar seria o seu destino natural. O que se passou?

Foi uma tempestade perfeita. Ao plantel medíocre, juntaram-se algumas coisas vinham de longe e mantiverem-se com todos os presidentes até hoje: estrutura do futebol débil, com “yes men” e velhas glórias sem mundo nem visão em pontos chave. A isto juntou-se um presidente inseguro e isolado, um dos piores treinadores da história do Sporting e uma política de contratações incoerente e errática, que foi pelo mais fácil e sem atender às reais necessidades da equipa. Qualquer semelhança com o que se está a passar não é coincidência.

Se nada mudar, a única coisa que pode significar a diferença entre mais um 3º/4º lugar e um 7º ou 8º será o que os adversários - Braga, Rio Ave, Guimarães, etc. fizeram.

O meu “optimismo” vem daquilo que tu próprio disseste, mesmo que haja muitas coisas parecidas nos onzes dos diferentes anos, naquele ano não havia nenhum Bruno Fernandes e algumas das posições que são superiores são mesmo muito superiores.

Agora o que me preocupa mesmo é que numa comparação assim rápida:

Patrício > Renan, tinha mais potencial, valor e qualidade.
Cédric > Thierry, same.
KB e Rojo < Mathieu Coates, nada a dizer.
Insua > Borja, mais qualidade e mais valor. Potencial nem um nem outro.
Gedson ? Eduardo, nem sei, mas dou de barato que o Eduardo seja melhor, até porque só jogou porque o Doumbia e o Batta estão lesionados. Mas nem sei.
Adrien e Elias < BF e Wendel, o único setor e os únicos dois que estamos melhor, os dois jogadores têm mais potencial, muito maior valor de mercado e qualidade que os dois da altura.
Capel < Acuña, nada a dizer.
RvW >> LF, incrível como temos um PL muito inferior ao daquela época.
Carrillo > Raphinha, em tudo novamente, o Carrillo da época tinha mais potencial, valor e qualidade já que este brasileiro.

São 5/6 posições dependendo das opiniões que estamos pior servidos que na pior época do clube. E não só em qualidade, montes de posições que temos jogadores que valem menos e com menos potencial. Não é isto preocupante? Esta análise pode tornar tudo assustador, mas basta dizer que passou um mercado de transferências e neste momento o nosso onze é o mesmo com ainda mais debilidades que o que acabou a última época, e isso sem nenhuma venda superior a míseros 10/15 milhões, ou seja, completamente injustificável.

Retard Alert!

Falta ainda acrescentar outro fator altamente decisivo: salários em atraso. Lembro-me de ver uma notícia em alturas de derby em Dezembro “Godinho paga salários de Outubro para motivar jogadores”. Uma estrutura altamente amadora que se refletiu em campo, gostava de acreditar que isso eram pesadelos passados mas também partilho da opinião que há semelhanças assustadoras com o presente.

O Cedric de 12/13? Ok then. Um puto que dava casas a defender e que cruzamentos era 1 acertado em 5 ou 10? :inde:

E mesmo assim era melhor que o Thierry.

Isso assumindo que o Bruno Fernandes fica pelo menos até Janeiro, o que não é ainda certo…

Pois, esse é que é o problema. Mas há um outro exercício que pode ser interessante: comparar esse XI que abriu a época de 2012/13 com o XI que abriu a época seguinte. Jogador a jogador, a qualidade não é muito diferente. Claro que nunca daria para ser campeão - e essa tem de ser a nossa bitola. Mas, mesmo com um futebol pouco atraente, conseguiu uma prestação respeitável e, sobretudo, aquilo que precisamos como de pão para a boca: uma qualificação para a Liga dos Campeões.

Isto para dizer que um bom treinador faz muita diferença. O que torna a manutenção de Keizer ainda mais incompreensível.

Certíssimo. E, já que falas nisso, este é também outro das minhas preocupações: que implicações terão a não venda do Bruno Fernandes e a perspetiva de ausência continuada da Liga dos Campeões a esse nível? Coisas como a “panic sell” do Bas Dost náo auguram nada de bom.

Sobre o Bruno Fernandes, por muito que goste do jogador e que o seu talento seja das poucas que ainda me faz ir ver este Sporting, não consigo entender a sua não-venda, se a proposta que estava em cima da mesa fosse de facto 50 milhões ou mais. O jogador está preso a uma equipa medíocre, que não joga na LC e que está a caminho de uma época horrível. Alguém acha que estará mais valorizado em Janeiro ou Junho de 2020?

A mim, parece-me que Varandas ficou refém de duas coisas. A primeira foi dos números absurdos do negócio do João Félix. Ficou preocupado com a reação dos críticos a uma venda por 40% do valor do João Félix. Esqueceu-se que seria só a maior transferência da história do Sporting, que acabar em 3º lugar e andar longe da LC há eras também se reflete nestas coisas e que os valores inflacionados dos negócios Jorge Mendes devem ser vistos com algum cepticismo.

A segunda foi da - compreensível - falta de confiança na sua equipa de prospeção e mercado para encontrar um substituto à altura de Bruno Fernandes. Não o censuro por isso. Mas censuro-o por ser ele o responsável máximo por essa mesma estrutura.