[15/16] Arbitragens - Erros e outros (3ª jornada actualizada)

Boas pessoal,

Criei este tópico para criar uma “base de dados” dos erros de arbitragem mais “crassos” da nova época de futebol. As análises a cada jogo irão ser pequenas e concisas. Podem clicar nos minutos de cada erro para ver vídeos, imagens e / ou gifs das jogadas.

[center]Supertaça - Benfica vs Sporting
Árbitro: Jorge Sousa | Assistentes: Bertino Miranda / Nuno Manso[/center]

Análise - Jogo com muitos erros. Aos 24min existe um golo mal anulado a Teo Gutierrez, que se encontrava em posição legal. Entre os 51 e os 60min tivemos mais 2 erros, com uma expulsão perdoada a Sílvio e um Penalty não assinalado a favor do Benfica. Arbitragem com influência no resultado mas sem influência no vencedor.

[center]1ª Jornada - Tondela vs Sporting
Árbitro: Carlos Xistra | Assistentes: Nuno Pereira / José Braga[/center]

Análise - A primeira jornada abre com mais erros de arbitragem. Aos 58min acontece uma aberração, um golo precedido de falta inexistente, marcado com a mão e em fora-de-jogo. Por fim, aos 95min o lançamento irregular de João Pereira dá origem ao penalty da vitória do Sporting. O segundo erro acaba por compensar o primeiro, mas não é expectável que nenhum dos dois tivesse acontecido. Nova arbitragem com influência no resultado.

[center]2ª Jornada - Sporting vs P. Ferreira
Árbitro: Manuel Oliveira | Assistentes: Nelson Moniz / Tiago Leandro[/center]

Análise - Primeiro jogo da época a custar pontos. Se considerarmos o penalty sobre Slimani aos 64min temos que considerar o de João Pereira aos 79min, mas de qualquer forma continuamos a encontrar dualidade de critérios. Em dúvida fica um potencial penalty aos 11min.

[center]3ª Jornada - Académica vs Sporting
Árbitro: Bruno Esteves | Assistentes: Rui Teixeira / Valter Pereira[/center]

Análise - Mais uma “excelente” prestação da equipa de arbitragem. Tudo começa aos aos 31min com penalty inexistente assinalado para a Académica. Adrien corta a bola limpo e depois há choque, pelo que não existe infracção. Aos 43min continua o “festival”, com penalty não assinalado sobre Slimani. É claro que o jogador da Académica toca na bola, a mesma continua jogável e depois derruba o Argelino com uma "tesourada. Ambos os penalties assinalados a favor do Sporting são limpos.

[center]1ª Jornada - Benfica vs Estoril
Árbitro: Tiago Martins | Assistentes: André Campos / Pedro Mota[/center]

Análise - Arbitragem com clara influência na arbitragem. Quando o jogo se encontrava 0-0 foram perdoados dois penalties claros sobre o Benfica, um aos 11min e o outro aos 62min. Para compensar, a equipa de arbitragem decidiu assinalar o discutível penalty a favor dos vermelhos aos 78min, que parece bater na barriga do jogador do Estoril. Não existem repetições de ângulo diferente.

[center]2ª Jornada - Arouca vs Benfica
Árbitro: Nuno Almeida | Assistentes: Paulo Ramos / Nuno Vicente[/center]

Análise - Jogo com alguns casos de difícil análise. Tudo começa aos 11min quando Mitroglu cai na área. Apesar de parecer, de facto, forçado, a verdade é que existe um contacto passível de ser considerado grande penalidade. Aos 36min Eliseu faz falta clara sobre Artur, ficando a dúvida se a mesma é dentro ou fora da grande-área. Por último, aos 80min, Victor Andrade entra de pé em riste sobre um defesa do Arouca, mostrando os pitons e acertando nos dois pés no decorrer da entrada. Cartão vermelho directo por mostrar. Considerando os elementos e penalties não assinalados, convertidos, podemos dizer que a arbitragem teve influência no resultado mas não no vencedor.

[center]3ª Jornada - Benfica vs Moreirense
Árbitro: Jorge Ferreira | Assistentes: Inácio Pereira / Jorge Oliveira[/center]

Análise - Nos termos a que me propus podemos concluir que o Benfica foi prejudicado no lance do segundo golo do Moreirense, uma vez que o segundo golo dos mesmos é marcado em fora-de-jogo aos 84min.

[center]1ª Jornada - Porto vs Vitória Guimarães
Árbitro: Fábio Veríssimo | Assistentes: Paulo Soares / Pedro Felisberto[/center]

Análise - Jogo sem casos

[center]2ª Jornada - Marítimo vs Porto
Árbitro: Hugo Miguel | Assistentes: Nuno Roque / Hernâni Fernandes[/center]

Análise - Um erro que pode ter dado 1 ponto ao Porto. Aos 76min existe um penalty claro em benefício do marítimo que não é assinalado. Apesar do jogador do norte tocar levemente na bola, não lhe altera a trajectória e derruba o jogador do Marítimo com uma “tesourada”.

[center]3ª Jornada - Porto vs Estoril
Árbitro: Duarte Gomes | Assistentes: Venâncio Tomé / Nuno Vicente[/center]

Análise - Jogo sem casos

Grande tópico!

Faço 3 pedidos: 8)

Que sejas imparcial e até conservador.
No fim temos que ter um trabalho com credibilidade e que possamos usar.

Que faças essa análise para os 3 grandes no campeonato.

Que traduzas prejuízos e benefícios em pontos.
Ou seja, que tenhas o balanço de perdas ou ganhos pontuais arbitrais de cada equipa.

Olá [member=3466]Strikerr . Não prometo análise dos 3 grandes, porque não tenho tempo para ver os jogos todos, mas prometo uma análise imparcial aos nossos jogos.

Basta veres os resumos. :slight_smile:

Grande topico mesmo. Só faltou o vermelho perdoado ao Silvio no jogo da supertaça

Vou-me focar mais em erros relacionados com golos, que são esses que decidem, por norma jogos (não que uma expulsão errada não tenha influência). Ajuda o tópico a ficar mais conciso e correcto.

Excelente iniciativa :great:

Excelente iniciativa

Para ilustrar o golo ilegal do Tondela, tirei umas fotos ao replay da Sportv:


SAM_0080.JPG

Mais esta:


SAM_0077.JPG

E em grande plano:


SAM_0078.JPG

Na barriga, evidente!

Bom tópico, faltou a expulsão do Sílvio Benfica vermelho direto escandaloso tal foi a entrada.

Ontem, jogo com 3 amarelos perdoados a jogadores do Tondela, golo claramente irregular, não foi falta sobre Naldo, era fora de jogo e depois golo com a mão 3 em 1 deve ser algum shampoo novo, depois se Adrien levou amarelo, não consegui perceber porque não levaram os jogadores do Tondela.

Alguém me pode dizer em que minuto foi a putativa expulsão do Sílvio no jogo com os lamps? Agradecia para deixar no tópico.

[member=8502]Rui Trindade não vou colocar tanta coisa como amarelos mal mostrados e faltinhas, apenas erros que pudessem influenciar o resultado directamente. Optei por passar a incluir expulsões.

51 minutos :great:

Parabéns pelo Tópico caro [member=14946]Mayhem :clap: :beer:

Foi uma pisadela ao Carrillo, certo [member=13724]2xclaudio14 ?

Correto :wink: Ele já tinha amarelo quando faz essa falta.

[member=14946]Mayhem, compreendo, apenas fiz alusão ás mesmas porque aconteceram e por vezes são lances desses que ajudam a mudar muito de um jogo, alias o estádio todo percebeu isso aquando do amarelo a Adrien, uma vez que o arbitro tinha perdoado 3 aos jogadores do Tondela.

As pessoas podiam até ter-me dito, mas ah e tal o Tondela também teve a queixa A ou B, mas isso a mim não me diz nada e muito menos me interessa, pois o que acontece ás equipas adversarias cabe aos adeptos deles defender e não a mim, pela minha parte defesa total do nosso clube, sobre o dos outros nem uma palavra, quero lá saber o que acontece com os outros, entendes.

Sobre a expulsão do Silvio, é ver no jogo colocado aqui neste fórum pelo [member=8509]Yannick que ela está lá e bem nítida, não sei onde está o tópico se não ajudava-te, no que te puder ajudar conta comigo.

Já agora, parabéns pelo teu tópico que está muito bem conseguido e obrigado. :great: