Ópera - passos numa outra dimensão

Decidi abrir este tópico, dedicando-o a todos os foristas amantes de ópera, bem como a todos os que admitem vir a interessar-se por aquela que, para mim, é a mais transcendente das expressões artísticas. Acreditem, a ópera, em alguns momentos, consegue transportar-vos para outra dimensão. Assim vocês deixem.

Convido cada um daqueles que por aqui passar, a arriscar dar 5 minutos do seu tempo a ouvir uma passagem retirada da ópera de Verdi, Rigoletto.
Quando chegarem aos 2:55, não tenham receio de fechar os olhos. Nessa altura, vão perceber como é que duas vozes humanas conseguem fazer-vos levantar os pés do chão.
É a Arte, na sua forma mais conseguida. Proibido perder.

Nota importante: é provável que o efeito que referi não surja nas primeiras audições. Não há problema, vale a pena insistir.

[youtube=425,350]Tito Gobbi e Maria Callas - Ah, veglia o donna - Rigoletto - YouTube

Já que estamos com a Callas, talvez se lembrem desta cena. Vem a propósito.
[youtube=425,350]Maria Callas - La Mamma Morta (Philadelphia) - YouTube

Excelente tópico!

Concordo contigo que é arte na sua forma mais pura, é algo absolutamente fabuloso de assistir ao vivo. A minha parte preferida continuam a ser as aberturas, porque do silêncio total e absoluto “aparece” música e não é qualquer uma, é um som não só vocal como instrumental que “enche” os ouvidos e penetra em todas as escalas auditivas do corpo. Mais do que um som que se ouve, é um som que se “sente”.

Deixo aqui a minha abertura preferida, As Bodas de Fígaro:
Le nozze di Figaro - Opening

E depois uma das minhas cenas favoritas da Flauta Mágica, a do Papageno e da Papagena que exprime os sentimentos com uma simplicidade genial a nível musical (só ao alcance de génios como Mozart):
Cecilia Bartoli & Bryn Terfel - Pa-pa-pa-pa - Mozart