No Sábado, desloquei-me a uma grande superfície para comprar 2 ovos de Páscoa para 2 primos meus, quando subitamente, ao chegar à prateleira onde estavam expostos todos os ovos, deparo com ovos da Páscoa de uma marca conhecida, embrulhados em papel brilhante com motivos do Porto e dos merdosos. Ora, como os meus primos são sportinguistas doentes (ai deles que não fossem; aliás, 90% da nossa família é verde e branca), pensei ser boa ideia levar-lhes 2 ovos do Sporting, tendo então aproveitado a passagem ocasional de uma funcionária do hipermercado para lhe perguntar se não tinham ovos do Sporting:
- Não, já não temos. Já se esgotaram (dizia ela).
Fiz-me passar por parvo e perguntei enquanto esboçava um sorriso:
- Hmmm, devem ter encomendado menos do Sporting, se calhar…
- Não, não (voltava ela a responder). Encomendámos precisamente a mesma quantidade de ovos dos 3 clubes. Os ovos do Sporting é que já se esgotaram.
Entretanto, no meio da confusão de pessoas a escolherem ovos, ainda me apercebi de um casal que tentava quase desesperadamente encontrar ovos do Sporting. Dizia ela para ele, enquanto o seu olhar varria as prateleiras, tentando descobrir no meio daquele arraial de ovos, um com a prata verde e o símbolo do Sporting:
- Porque é que não têm do Sporting? Se tivessem, levava para eles…
Ora, isto vem a propósito daquela velha discussão do marketing e da marca-merdosos. Diz-se que a marca-merdosos é a marca desportiva que vende mais e “rebéu-béu, pardais ao ninho”, mas os casos que me têm sido dados a conhecer e as experiências que eu tenho vivido, levam-me a duvidar se será exactamente assim. É perfeitamente pacífico aceitar que os merdosos têm mais adeptos que o Sporting; agora, daí a chegar à conclusão que eles conseguem vender mais produtos e artigos com a marca deles que qualquer outro clube, vai uma grande distância. É bom não esquecer que o adepto do Sporting, de um modo geral, tem mais poder de compra e é mais solícito, enquanto o adepto dos merdosos, é um adepto que não está disposto a gastar dinheiro (na maior parte dos casos, não o tem) e prefere roubar ou esperar que alguém lhe ofereça.
Este foi o caso mais recente, mas já presenciei outros casos similares, o que me leva a concluir que esta história da marca-merdosos, deve ser muito provavelmente mais um mito a juntar ao famoso mito dos… 6 milhões. :!: