Antes de mais quero dizer que ao contrário de outra rapaziada que por aqui anda, respeito todas as opiniões. Afinal creio eu que todos queremos apenas uma coisa, é que o Sporting ganhe.
Sempre considerei que a melhor forma de construir um Clube sustentável, seria irmos por um caminho de contenção e aposta a serio na formação e nas modalidades (também assente na formação). Se tivesse algum voto na matéria era isso que faria, embora tenha consciencia que essa aposta em termos meramente desportivos era arriscada e demora tempo.
E tempo é algo que em Portugal não existe! Infelizmente!
Deste modo e como se viu no tempo do Paulo Bento que apesar de se achar bem que se aposte na formação, isso perde valor se não se ganhar logo, urgia alterar alguma coisa, até porque a direção anterior fez o favor de “dispensar” dois dos melhores jogadores da formação (Moutinho e Veloso), deixando um plantel sem qualidade minima para nada.
Ou seja o ponto de partida, na minha opinião, não era 0, era prai -5. Esta direção conseguiu o mais dificil, ou seja, construir numa época uma boa base de trabalho através de um bom plantel com muito futuro. Para fazer isso recorreu a parcerias efetivamente, mas sem elas talzes tivessemos que continuar a ver no relvado o Vuk e o Grimi e outros que tais.
Nas modalidades temos o futsal bi-campeão e a lutyar por tiodas as competições, apesar de ter equipa inferior ao Benfica. Temos a formação a ganhar a nível Nacional destronando a hegemonia do Freixieiro.
No andebol construimos uma boa equipa, também assente na formação (tri-campões de juniores), ganhámos a Taça e lutámos no Campeionato, mas acima de tudo temops uma base excelente para dar o salto. Muito diferente do panorama à 3 anos atrás.
No hoquei começámos, uma vez mais, com a formação e já estamos na 1ª Divisão, para além de termos aquele que é considerado a maior esperança da modalidade em Potugal.
No atletismo perdemos a hegemonia, não porque o trabalho tenha decrescido mas porque os outros acordaram o que é normal, mas continuamos a ter bons resultados (4º lugar Europeu nos femininos)
Noutras modalidades como o Judo, a Natação ou o Tenis de mesa ganhámos competições e campeonatos nacionais
Estamos a lançar novas modalidades começando igualmente num modelo formativo.
Voltando ao Futebol melhorámos muito significativamente a politica de prospeção e contratações e em relação aos tão falados flops, era bom que não se dissessem mentiras muitas vezes à procura que se tornassem verdades porque tirando o caso do Jefren, que tem efetivamente um passado clinico complicado, o Rodriguez fez no Braga em média 30 jogos com os desempenhos conhecidos ao contrário do que tem sido dito. O Luis Aguiar é um jogador de indiscutível valia, que teve um problema que (penso eu) ninguém poderia prever, o Bojinov é internacional da sua seleção e continua aacreditar que não sendo o jogador que prometeu aos 18 anos, não é um Grimi…
Gostava de lembrar também que este tópico tem na sua génese duas noticias e uma série de rumores e ataca-se adireção com base em rumores.
As duas noticias são a saida do JP e dos juniores por preços baixos. Respeito a opinião mas não concordo. Já expliquei que em relação ao JP, sendo um bom jogador, não deixa de ser um lateral de 28 anos e rendimento instável (a sua titularidade na seleção é identica à do Ricardo no tempo do Scolaria em relação ao Baia). Quanto aos juniores ainda ninguém explicou mas todos sabemos como funcionam os empresarios nestes casos.
Quanto aos rumores toda a gente bate na direção porque se fala que o A vai sair, que o B já saiu, que o C não sei quantos. factos quanto a isto, o empresario Paulo Barbosa diz hoje num jornal que o Ismailov se sente bem no Sporting e vai continuar, o Carriço segundo palavras dum dirigente do Sevilha não quer sair, o Capel só sai se quiserem dar à troca o Falcão.
Quanto às questões financeiras, não serei a pessoa mais indicada para falar delas mas o que sei é que os passivos gigantes todos os Clubes têm. No que respeita à tesouraria era mais que evidente para mim que perante o investimento feito, eplas razões que referi que a folha salarial (contratações eordenados) iria ser maior que as receitas.
Se caminhamos para o abismo em termos financeiros não sei…
Em termos desportivos estou convicto que não, embora esteja naturalmente na expectativa para ver o que vai acontecer em termos de constituição do plantel das duas equipas. Mas só comento depois de ver e não pelo que diz A Bola.
Pelas razões atrás expostas considero que o trabalho da atual direção é positivo, embora a fasquia da exigência para esta época seja muito alta e cá estarie para os criticar se as expectativas sairem goaradas. A maior parte dos foristas não concorda, mas pelo menos respeitem, comentem, critiquem mas não ataquem só porque se tem uma opinião diferente.
Viva o Sporting!