Não esperava que o Dr. Dias Cunha tivesse este tipo de declarações agora. Nem posso acreditar que ele esteja a querer demitir-se do estado actual do Sporting.
O DC está desde a primeira hora, na linha da frente do chamado “projecto Roquette”, foi vice-presidente e presidente substituto durante a presidencia de José Roquette e foi como se sabe até há um ano atrás Presidente do SCP. Portanto se estamos onde estamos ele também é co-responsavel.
Até aceito que ele não se reveja nesta actual direcção, apesar de achar estranho uma vez que a maioria deles esteve nas suas direcções. Mas existiu um tempo para se fazerem as acusações que o DC fez esta semana e esse tempo foi o período eleitoral.
Se o FSF é desprezavel, o DC poderiam nos ter dito porquê durante a campanha, teria feito um serviço aos Sportinguista que assim teriam mais dados antes de irem votar. Se o Dr Agostinho Abade, Presidente do Conselho-Fiscal e Vice-Presidente do mesmo orgão durante o consulado de DC é um oportunista, tambem gostaria que ele nos tivesse dito o porquê no tempo próprio. E se o Bastonário da Ordem dos Advogados e Presidente da AG, aceitou este cargo, porque foi ao engano, mais uma vez,porque é que o DC não nos disse quem o enganou ou que promessas lhe fizeram, ajudando a esclarecer os Sportinguistas.
Dias Cunha, honra lhe seja feita, foi dos poucos que lutou contra o sistema de forma frontal, chamou “os bois pelos nomes”, travando uma luta desigual. Mas o drama dele é que muitas vezes escolheu os timmings e as pessoas errados para estarem a seu lado nessa luta.
Assinar um manisfesto com o SLB, numa altura em que Sporting e Benfica lutavam pelo titulo permitindo entre outras coisas que Nuno Assis fosse para o rival, foi um erro que a historia veio a comprovar. O problema não foi o manifesto em si, mas teria havido algum problema se por exemplo tivesse sido assinado no final de epoca , defendo assim os interesses do Sporting. Alguem alem do SLB, lucrou com essa aproximação ?
Mas pior era a teimosia de DC que perante as evidencias e as criticas por este tipo de decisões, não reconhecia os erros e preferia chamar os socios de energumenos !!
Até a sua demissão, foi provocada mais pela sua teimosia do que por outra razão qualquer.
Regressemos a esse tempo, depois de um final de epoca traumatizante, com as perdas do campeonato e taça UEFA, saiem do clube MRT, por não se identificar com a politica de apromixação ao SLB, e Carlos Freitas. A SAD é entregue a Paulo de Andrade e Rui Meireles, que tiveram a ideia peregrina de transformar Peseiro numa especie de Manage. Nesse defeso, sairam Pedro Barbosa e Rui Jorge da forma que todos nos lembramos, vendemos Enak e Rochemback , Hugo Viana regressou ao Newcastle, Mario Sergio foi emprestado ao Guimaraes, Lourenço ao Leiria e Niculae foi dispensado. Contratrou-se: Tonel, Luis Loureiro, João Alves, Wender, Deivid, Manoel e Edson.
Falhamos a qualificação para a LC eliminados na pre-eliminatoria pela Udinese caindo para a UEFA onde fomos eliminados em casa pelo Halmstad, pelo meio iamos sofrendo derrotas para o campeonato. Os sinais eram claros que as coisas não estavam bem, que o planeamento não fora o mais correcto. O que fez DC ? Ouvidos de marcador aos alertas que vinham de todo o lado e quis num claro braço de ferro com a massa associativa prolongar a agonia de Peseiro e pelo meio arranjou tempo para mais um almoço com LFV para assinar mais um manifesto !!
Como seria de esperar o caldo entornou e em vez de se ter feito uma transicção pacifica de treinador aproveitando a paragem do campeonato, sairam além de Peseiro, Paulo Andrade e o Presidente do clube. Havia necessidade ? Não ! Bastava ter existido bom senso.
Não acredito nas teses que agora por aí circulam de que o mundo conspirou contra o DC inclusive dentro do SCP, como gosta tanto de dizer Peseiro, para justificar os seus fracassos. Ele saiu porque cometeu erros, foi autista em muitos momentos e deixou de prestar atenção aos sinais que vinham de todo o lado.
Arrepia-me ver o ex-presidente do Sporting de braço dado com LFV, dizer que é o unico amigo que fez no futebol, na semana em que o clube acaba de regressar à luta pelo titulo.O DC foi um presidente eleito com o meu voto, o que me chateia ainda mais, porque parece que no meu clube as pessoas não sabem sair de cena.
O DC teve o seu tempo, podia ter se recandidatado não fez. Pode criticar
e fazer reparos, mas é para isso que existem as AG. Como ex-presidente não se pode comportar como um simples adepto, que manda umas bocas e vai se embora. Fiquei desiludido !