A «estrela» brasileira Pelé defende que actualmente Ronaldinho, do Barcelona, é o melhor jogador do mundo. O ex-internacional «canarinho» elogia ainda as excelentes capacidades demonstradas por parte de Messi e Robinho.
Pelé
ASF
«Messi é um bom jogador. Acho que Robinho também pode ser um dos melhores do mundo. Mas para mim, o melhor é Ronaldinho», afirmou Pelé, em declarações ao programa Prime Time Morning.
A «estrela» brasileira também considera que os jogadores são cada vez mais mercenários, ou seja, apenas conta o dinheiro e não há «lealdade» ao clube pelo qual jogam: «Agora os jogadores jogam seis meses numa equipa, por exemplo no Manchester United, depois vão para o AC Milan, depois, seis meses mais tarde, para a França. Não há lealdade. Jogam por dinheiro. Essa situação não é boa para o futuro do futebol.»
Não concordo quando ele diz que é só por dinheiro. É mais do que isso, é também para alcançarem maior prestígio. Os jogadores hoje em dia tentam sempre chegar a um clube maior do que aquele onde estão. Hoje os jogadores pensam muito na “carreira” e não tanto no clube com quem têm maior afinidade. O dinheiro como é óbvio surge depois como consequência da transferência para um clube maior.
Não há dúvida que Pelé jogou sempre por lealdade. Primeiro no Santos, depois no Cosmos de Nova Iorque... :roll:
Pelé só não saiu do Santos porque, à semelhança do que aconteceu com o Eusébio, foi Institucionalizado como património a preservar.
Já o Cosmos aconteceu depois dele ter abandonado a carreira no Brasil. Maus negócios e consequente perda do que tinha ganho, fizeram com que tivesse que ir para os EUA fazer pela vida.
Foi o melhor jogador que vi até hoje, e posso dizer que vê-lo jogar ao vivo foi para mim um grande privilégio. A diferença entre ele e o resto, era nítida e notava-se pela forma como ele e o esférico se tornavam uma só entidade.
Por outro lado, como já disse uma vez romário: “O Pelé calado é um poeta…”