Skip to main content
Dados de Zupo Equisoain Zupo Equisoain Andebol 2016.jpg
Nome Francisco Javier "Zupo" Equisoain Azanza
Nascimento 07 de Maio de 1962
Naturalidade Pamplona - Espanha
Posição Treinador de Andebol

Zupo Equisoain treinou pela primeira vez uma equipa de andebol da principal liga espanhola em 1989, mas no seu vasto curriculum figuram quer clubes quer selecções, de diferentes nacionalidades.

É o caso da Selecção Nacional portuguesa que sob a sua orientação se apurou para o Europeu de Osijek na Croácia em 2000 ou o do Portland San Antonio, onde esteve durante dez anos entre 1997 e 2007, conquistando uma Liga dos Campeões, duas Taças dos Vencedores de Taças e uma Supertaça europeia, além de duas ligas espanholas, duas Taças do Rei e uma Supertaça espanhola.

É pois como possuidor de uma carreira verdadeiramente invejável que Zupo Equisoain ingressa no Sporting na época de 2015/16, vindo da selecção do Qatar com a qual participou no Mundial de 2014 organizado por aquele país e onde chegou até à final.

Zupo Equisoain teve o dom e o engenho de constituir um plantel de enorme qualidade para a temporada 2016/17 mas os resultados a meio da época não eram os esperados, pelo que treinador e Clube terminaram a ligação profissional por mútuo acordo a 10 de Fevereiro de 2017. E é precisamente esse plantel, agora sob o comando do seu ex-adjunto Hugo Canela, que no final dessa mesma temporada conquista pela segunda vez na história leonina a Taça Challenge e pela vigésima vez o Campeonato Nacional o que já não acontecia à mais de uma década.