Skip to main content

História

Emblema do clube

O Sporting Clube de Santar teve a sua escritura pública a 23 de Julho de 1977, sendo inscrito pela primeira vez na Associação de Futebol de Viseu para participar no Campeonato da II Divisão. Na escritura pública surge como primeiro nome João Gil, sendo desde logo o primeiro Presidente oficial, pois o clube já existia há alguns anos, participando contudo apenas em torneios.

Vário nomes têm que ser mencionados como grandes impulsionadores no início do clube. Além do já mencionado João Gil, há João Nina, Bernardo Pirolito, Zé Canário, Álvaro Sampaio, Leopoldo Pina, Cassiano e outros, principalmente no aparecimento do Campo de Futebol e da Sede.

Depois desta fase houve remodelações importantíssimas no Campo, como a iluminação paga pela Junta de Freguesia da qual era Presidente Manuel Pereira, a feitoria das bancadas central e laterais, assim como novos balneários e ainda o acabamento da Sede, sendo preponderantes nestas obras as direcções Presididas por João Figueiras e Manuel Pereira.

Entrada do Estádio

Na parte desportiva salientou-se a Direcção Presidida por Manuel Pereira, tendo sido Campeão Distrital da III Divisão na época 1988/89, sendo o treinador Julito. Na época seguinte, e com os mesmos responsáveis, o clube chegou à primeira final da Taça Sócios de Mérito, em que perdeu por 5-2 após prolongamento com o Lamego. Quatro épocas depois o Santar volta à final da mesma Taça, realizada em Penalva de Castelo, em que perdeu 4-1 com o Paivense, sendo treinador José Braga.

Como património o Sporting Clube de Santar tem o Campo de Futebol Francisco Vital, em homenagem pela oferta do terreno, tem uma Sede Social, três carrinhas de nove lugares e um carro.

O Sporting Clube de Santar tem, segundo as últimas informações, 215 sócios e é a Filial nº 147 do Sporting Clube de Portugal.

Marcos Desportivos:

  • 1988/89: Campeão Distrital da III Divisão (actual II);
  • 1990/91: Finalista vencido da Taça Sócios de Mérito (5-2 Lamego após prolongamento);
  • 1992/93: Finalista vencido da Taça Sócios de Mérito (4-1 Paivense);
  • 1994/95: Campeão Distrital da II Divisão (actual I);
  • 1997/98: Subida à Divisão de Honra

Contactos