Skip to main content

Historial

Símbolo actual do SC Ribeirense
Símbolo antigo do SC Ribeirense
Símbolos do SC Ribeirense ao longo dos tempos

O Sporting Clube Ribeirense foi fundado no dia 16 de Agosto de 1957, sendo a Filial nº 83 do Sporting Clube de Portugal.

O Sporting Clube Ribeirense tem as suas origens no dia em que um grupo de rapazes se deslocou ao campo da E.R. Agrícolas de Coimbra, a fim de disputarem um jogo amigável com a A.R. Casaense, jogo este que terminou com um empate a uma bola. Neste desafio em que todos vibraram e adquiriram esperança futebolística, faziam parte os seguintes atletas: Fonseca, Ernesto, Vinagre, José da Silva, Leitão, Duarte, Braga, J. Miguel, Orlando, Mário e J. Banaco. Daí nasceu um entusiasmo tão grande que logo um grupo de homens formou uma comissão e lançou-se na pesquisa de um campo com intuito de formar na aldeia de Ribeira de Frades uma equipa de Futebol, à qual se deu o nome de S.C. Ribeirense, remontando ao ano de 1957.

Mais tarde, aquela Comissão formada pelos Srs. Eugénio Homem, Valdemar Vaz, Álvaro Torres, José Anastácio, Ernesto Moura e José Silva, conseguiram com a ajuda do Sr. Carlos Filipe o seu primeiro (mini-campo), pois as dimensões deste eram apenas na ordem dos 73 metros por 33 metros, onde com um piso bastante irregular se disputaram jogos de autênticos campeonatos, arrastando por isso grandes multidões ao campo da Urvieira.

Equipa de Escolas do SC Ribeirense

No dia 16 de Agosto de 1957, data oficial de fundação do clube, deu-se a grande final com o Casaense em disputa da Taça Carlos Filipe que terminou com o empate a 4 bolas, resultado este que obrigou as equipas a uma finalíssima e que terminou com a vitória do S.C. Ribeirense por 3-1. Na verdade, este foi o primeiro passo para novos embates. O entusiasmo que de Domingo a Domingo se apoderou não só dos jogadores, mas também de quase todos os Ribeirenses, levou a equipa a fazer deslocações, levando assim o nome de Ribeira de Frade a locais onde antes era totalmente desconhecido.

Era assim de lamentar que perante um tão grande entusiasmo, o Sporting Clube Ribeirense não tivesse um recinto de jogos condizente. Neste sentido, aliando o dinamismo de alguns homens, auxiliados pelo benemérito Sr. Carlos Filipe, que desempenhou um papel fundamental e decisivo, quer através do empréstimo de capital, quer através da disponibilização de material motorizado, estavam lançadas as bases para a criação de um novo campo de jogos. Há também que realçar os nomes dos Srs. António Pimentel, José Anastácio, Manuel da Silva, José da Silva, Manuel Pratas e Augusto Silva. Com muita justiça foi dado o nome de Campo Carlos Filipe ao novo recinto Ribeirense.

Equipa de Juniores do SC Ribeirense

Para a inauguração do novo recinto estava reservada a realização de um Torneio, havendo então duas taças em disputa, a “Carlos Filipe” e a “Dr. Vale”, tendo sido a primeira conquistada pelo Sporting Clube Ribeirense, resultante da vitória sobre a Guarda Inglesa através da marcação das grandes penalidades, e a segunda, conquistada pela A.R. Casaense, que levou de vencida o Sporting de Coimbra por 2-1.

Depois da aquisição do tão ambicionado campo, foram seguidos os êxitos do Ribeirense. O clube alcançou grandes feitos, dos quais se destacam a conquista da Taça Associação de Futebol de Coimbra na época 1987/88 e dez anos mais tarde, na época 1997/98 uma época de Ouro, na qual conseguiu a subida de divisão da equipa sénior à Divisão de Honra da A.F.C e também a subida da equipa de juniores à 1ª Divisão da A.F.C.

A esta época de ouro seguiu-se desalento, frustração e tristeza com a extinção do futebol no clube. Assistiu-se a um interregno de 4 anos, regressando o futebol ao Sporting Clube Ribeirense na época 2002/2003, pela mão de uma direcção liderada primeiro por Célio David Correia e depois por Paulo David Soares Mourinho, e que voltou a colocar o clube na rota do futebol distrital de Coimbra, ainda que, dedicando-se apenas à formação de atletas, estando o clube arredado de qualquer competição no escalão de seniores.

Equipa de Veteranos do SC Ribeirense

O clube mantém-se activo no sector de formação, disputando os campeonatos distritais de iniciados, juvenis e juniores, nas últimas épocas da primeira década do século XXI.

No início da época de 2009/10, já sob o comando de uma nova direcção liderada por Paulo Mourinho, o clube pintou mais uma bonita página na sua história com a criação de uma escola de futebol. Mesmo contando com muitas adversidades na sua fase inicial, a escola chegou a bom porto, expandindo as suas fronteiras para vários escalões. Para além de Bambis (atletas que face à sua idade não têm competição federada), o clube teve logo nessa primeira época uma equipa de Escolas (Sub-10) e uma de Juniores (Sub-19) em competição.

Em 2009/10, a estrutura do Sporting Clube Ribeirense era constituída por: Sr. Paulo Mourinho (Presidente), Sr. Vitor Ivo Cosme (Vice-Presidente), Sra. Sandra Rodrigues (Tesoureira), e Sr. Pedro Soares (Treinador da Equipa de Escolas). Em 2017, era Presidente Paulo Alexandre Barreto, Presidente da Assembleia Geral João Pedro Gaspar, e Presidente do Conselho Fiscal Álvaro Banaco.

Palmarés

  • Taça Associação de Futebol de Coimbra na época 1987/88
  • Participação na Divisão de Honra da A.F.C em 1997/98
  • Participação da equipa de juniores à 1ª Divisão da A.F.C em 1997/98

Contactos