Skip to main content

Judo-2018-Campeonato Europeu.jpg

Em 2018, o Judo do Sporting, comandado pelo treinador Pedro Soares, tinha-se sagrado tricampeão nacional, mas o tão desejado título europeu continuava a fugir: nos três anos anteriores a equipa leonina tinha ficado em 3º na Golden League da Liga dos Campeões, prova máxima de clubes europeus.

Campeões Europeus
A festa dos campeões

Em 2018, a Liga dos Campeões foi disputada a 7 de dezembro, em Bucareste na Roménia. O Sporting levou uma equipa constituída pela prata da casa David Reis (66 kg), João Fernando (73 kg), Anri Egutidze (81 kg), Miguel Alves (81 kg) e Jorge Fonseca (+90 kg), e ainda com os reforços Kherlen Ganbold (66 kg), atleta da Mongólia que tinha ficado em 7º no Campeonato Mundial, Odbayar Ganbaatar (73 kg), também da Mongólia e 5 º no Campeonato Mundial, Nicoloz Sherazadishvili (90 kg), nascido na Geórgia mas naturalizado espanhol, campeão mundial no seu peso. Com estes reforços, o Sporting acrescentava qualidade a uma equipa já muito forte, em categoria de peso cruciais.

A competição começou com o Sporting a derrotar os espanhóis do Valência nos 1/4 de final. Na 1/2 final, a equipa leonina derrotou por 4-1 a equipa russa Edelweiss.

A final foi contra os russos do Yawara Neva, campeões em título. David Reis ganhou o primeiro combate, em -66 kg. Seguiu-se a vitória de Odbayar Ganbaatar em -73 kg, e o Sporting ficava a ganhar por 2-0. Uma vitória bastava para assegurar o título. No combate seguinte, Anri Egutidze perdeu contra Denis Kalinin em -81 kg. No quarto combate, o espanhol

Os ‘leões’ entraram bem na final, com vitórias de David Reis (66 kg) e Odbayar Ganbaatar (73 kg), mas ao terceiro combate os russos reduziram a desvantagem, com Denis Kalinin a vencer Anri Egutidze (81 kg). No quarto combate, Nicoloz Sherazadishvili venceu Stanislav Retinskii por waza-ari, e o Sporting já era virtualmente Campeão Europeu. Jorge Fonseca lutou no 5º e último combate em +90 kg, sendo derrotado por ippon, o que não impediu o capitão da equipa leonina de começar imediatamente a celebração do primeiro troféu europeu em Judo.

Jorge Fonseca, capitão da equipa leonina, declarou depois do feito: "É um grande título e espero que os adeptos e Sócios do Sporting estejam felizes. Conseguimos o nosso objetivo. Esta equipa era uma das favoritas a ganhar a competição, era uma das mais fortes, e o Sporting fez o que tinha de fazer. Trabalhámos para o título. O Sporting tem um grande presente e um grande futuro. O judo do Sporting está a crescer bastante. É o melhor clube de judo em Portugal e com o treinador que temos vamos alcançar ainda mais títulos. O nosso objetivo é ganhar mais Ligas dos Campeões".

Este foi o 29º grande título europeu do Sporting Clube de Portugal, perfazendo cinco modalidades diferentes: futebol, atletismo, hóquei em patins, andebol e judo, para além de um título europeu no Goalball, uma modalidade paralímpica, e três em Atletismo grupo B.