Skip to main content
Dados de Bukovac Bukovak.jpg
Nome Dusan Bukovac
Nascimento 13 de Janeiro de 1957
Naturalidade Godine - Bulgária
Posição Futebolista (lateral esquerdo)
Escalão Época Clube Jogos Golos Titulos Internacionalizações
JUV JUN ESP BB AA Golos
1ª Divisão 1982/83 SPORTING 7 0 Supertaça
1ª Divisão 1983/84 Farense
1ª Divisão 1984/85 Farense
2ª Divisão 1985/86 Estoril
Total = 7 0

Lateral esquerdo búlgaro que também podia jogar no meio-campo, chegou ao Sporting na época de 1982/83 acompanhado pelo seu compatriota Kostov, mas ao contrário deste não tinha um passado relevante, e apenas se sabe que jogara na Alemanha.

Na altura estes dois búlgaros protagonizaram a rábula dos casamentos fictícios, que durante anos se tornaram prática comum no futebol português, como forma de naturalizar à pressa jogadores estrangeiros, para ultrapassar a limitação na utilização destes, determinada pelos regulamentos dessa época. Diz-se mesmo que João Rocha tratou de tudo de tal forma, que os rapazes nem chegaram a conhecer as noivas.

Bukovac chegou a Portugal como um dos candidatos a substituir Inácio, que tinha acabado de partir para o Porto, mas nunca convenceu o treinador António Oliveira, que apostou no jovem extremo Mário Jorge para essa vaga. Assim o búlgaro acabou por fazer apenas 7 jogos pelo Sporting, entre os quais se contam duas presenças como suplente utilizado nos encontros da primeira Supertaça conquistada pelo Clube.

No final da temporada foi dispensado, prosseguindo a sua carreira no Farense e mais tarde no Estoril, desconhecendo-se o seu restante trajecto enquanto jogador.

Posteriormente tornou-se empresário de jogadores de futebol, e em 2009 foi surpreendentemente apontado como futuro Director Desportivo do Sporting, no caso da lista liderada por Paulo Cristóvão ganhar as eleições do Clube, o que não se viria a concretizar.

To-mane 16h20min de 18 de Janeiro de 2010 (WET)