Skip to main content


Dados de Aurélio Pereira Aureliopereira1.jpg
Nome Aurélio da Silva Pereira
Nascimento quarta-feira, 01 de Outubro de 1947
Naturalidade Lisboa - Portugal
Posição Coordenador do Dep. de Recrutamento e Formação

Aurélio Pereira jogou futebol nas camadas jovens do Sporting e, mais tarde em pequenos clubes da Capital, como o Operário e o Futebol Benfica, onde se iniciou como treinador, levando o popular “Fofó” dos regionais aos nacionais.

Foi então que por iniciativa de Hilário, regressou ao Sporting onde ficou cerca de 20 anos como treinador no futebol de formação.

Em Julho de 1988 criou e passou a liderar o Departamento de Recrutamento e Formação, onde inicialmente tinha apenas um colaborador. Essa era a época onde ainda se faziam treinos de captação, mas Aurélio Pereira resolveu enviar uma carta a todos os sócios, pedindo-lhes informações sobre potenciais craques das suas zonas e assim se criou uma rede de "olheiros" a nível nacional.

Foi dessa forma que o Sporting passou a chegar quase sempre primeiro aos talentos que iam aparecendo, adquirindo e consolidando o prestigio e a tradição de clube formador, tendo então passado pelas mãos de "Mestre Aurélio" craques como Futre, Litos, Peixe, Figo, Simão, Quaresma e Cristiano Ronaldo.

Mais do que um simples descobridor de talentos, Aurélio Pereira é visto pelos seus meninos quase como um pai, sendo muita vezes lembrado por eles nos grandes momentos das suas carreiras.

Com a construção da Academia Sporting e a profissionalização do Departamento que passou a formar os seus próprios "olheiros" sob o comando do Mestre Aurélio Pereira, a formação do Sporting atingiu a excelência, produzindo de uma forma cada vez mais regular novos jogadores para a equipa principal do Sporting.

Foi distinguido por duas vezes com o Prémio Stromp, em 1982 na categoria Técnico, e em 2002 na categoria Dedicação, e com o Leão de Ouro em 14 de Julho de 2006.

No dia 3 de Setembro de 2012 o Sporting homenageou Aurélio Pereira com a atribuição do seu nome ao relvado principal da Academia Sporting, numa cerimonia assinalada pela presença de muitos dos talentos descobertos por ele, ao longo de mais de 40 anos ao serviço da formação leonina.

Em Janeiro de 2017 recebeu a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade de Lisboa.

A 25 de Fevereiro de 2018 Aurélio Pereira, o 'pai' dos 'Aurélios', foi distinguido pela UEFA com a Ordem de Mérito da UEFA, uma distinção pelo seu enorme contributo para o desenvolvimento do futebol português e europeu.

To-mane 19h06min de 6 de Outubro de 2008 (UTC)