Skip to main content
Gerência anterior:
A Gerência 1932/33
Gerência seguinte:
A Gerência 1934/35

No dia 27 de Julho de 1933 a Direcção de Joaquim Oliveira Duarte foi reeleita, mantendo na íntegra a sua constituição:

Cargo Nome Observações
Presidente Joaquim Guerreiro de Oliveira Duarte
Vice Presidente Manuel Pereira de Oliveira
Tesoureiro Francisco Gonçalves Franco
1º Secretário Paulo José Vieira
2º Secretário José Dias Pereira
Suplente António Simões
Suplente Tomás Gonçalves Pereira Júnior
A Direcção da Gerência 1933/34

Neste mandato Joaquim Oliveira Duarte começou a colher os frutos do trabalho encetado no último ano e continuou a investir forte no crescimento do Clube.

A mudança da Sede para o Palácio da Foz foi uma grande conquista que marcou esta Gerência, pois o Sporting passou a dispor de um espaço privilegiado para a realização de eventos sociais, com a dignidade própria de um Clube de tradições marcadamente elitistas, de tal forma que as festas de Carnaval e de passagem de ano, que a partir daí se realizaram naquele espaço, ficaram para a história da Cidade de Lisboa.

No capítulo desportivo tudo começou com uma dupla vitória na Volta a Portugal em Bicicleta, onde Alfredo Trindade foi o grande vencedor da prova, que o Sporting também ganhou colectivamente.

No Futebol os resultados não poderiam ter sido melhores, com o Sporting a ganhar pela segunda vez o Campeonato de Portugal, depois de já ter conquistado o Campeonato de Lisboa.

Para além disso neste período o Sporting foi também Campeão Nacional de Tiro e Campeão de Lisboa em Andebol, isto sem esquecer outras boas prestações em secções como Ténis, Basquetebol, Natação, Râguebi e Atletismo, embora nesta última modalidade houvesse alguma contestação, em virtude do Clube ter perdido a hegemonia na mesma.

O problema da necessidade de renovar as instalações desportivas persistia, embora o facto dos terrenos onde o Sporting estava instalado, pertencerem agora à Câmara Municipal de Lisboa, abrisse melhores expectativas para o Clube.

A aprovação dos novos Estatutos, foi outro ponto alto desta gerência, que terminou no dia 2 de Agosto de 1934, desta vez com um saldo negativo nas contas, fruto dos fortes investimentos já referidos, mas também da construção de um ginásio, entre outras obras.

Graças à supressão do pagamento da jóia decretada na Gerência anterior, o número de associados continuou a aumentar, tendo a cotização atingido o valor de 232 contos, enquanto o movimento das filiais também cresceu.

To-mane 00h25min de 23 de Outubro de 2011 (WEST)