Zeno Debast

Será ordens de RB, nos últimos jogos Debast descai para o lado esquerdo do meio-campo quando ele naturalmente tem tendência para descair para o lado direito (isto no momento atacante) onde eu acho que ele joga melhor e tem mais possibilidades de fazer bom uso da sua técnica e fazer bons passes em profundidade e/ou a rasgar as defesas contrárias.
Tenho pena que isso aconteça, acho que do lado esquerdo perde a possibilidade de usar o melhor do seu futebol.
Fico com a impressão que RB lhe pede para copiar Morita o mais possível, esse sim tem tendência para descair para o lado esquerdo do meio-campo.

É assim há uns jogos já, o RB quer-no ali e o Hujlmand fica com o corredor central e/ou direita. Eu vejo pouco sentido pois ficamos com espaço livre a obrigar a um extremo ocupar, depois falta gente na frente. E o Inácio podia bem subir, neste modelo do RB os centrais arriscam bem menos nas subidas.

Quanto à sua prestação, tem de meter mais físico, ser mais agressivo e ir aos duelos.

Ele não gosta de duelos físicos e se a bola vier pelo ar até se afasta do contacto. Ainda está longe de se sentir confortável nesta posição.

Vi-o a descair, e foram muitas, para o lado direito que para o esquerdo. Não sei donde tiraste essa análise, pois fez isso uma ou duas vezes quando estava desse lado mas a maioria foi do lado direito. Assim como vi o Huljmand a faze-lo quando dos dois era o mais recuado, embora este mais no centro. Deve ter a ver com as posições no momento e o apoio dos médios na saida de bola.

Como opção de recurso, o Debast tem feito um bom trabalho no centro do terreno. É difícil para um central (sim, eu sei que foi médio na formação) mudar de posição, ainda por cima sair do centro da defesa para passar a ser médio centro.

Creio mesmo que o maior defeito do Debast não se prende com a posição onde joga, prende-se mesmo com o aspeto mental/físico. Esconde-se sempre dos lances pelo ar e evita o choque com os adversários, independentemente de jogar a médio ou a defesa.

Uma boa forma de trabalhar isso poderia ser meterem um colchão gigante e lançar bolas para o Debast cabecear e cair em cima do colchão.
Os braços do jogador estariam atados ao corpo, ou seja teria de cabecear e cair em cima do colchão sem a ajuda dos braços.
Esse exercício teria duas componentes: separar a primeira parte (cabeceamento) da outra parte (consequência) da queda.
Com o passar dos exercícios, o jogador passaria a cabecear sem pensar na queda, já que esta seria sempre suavizada no colchão.
Depois, o próximo exercício seria tirar as amarras dos braços e explicar que agora até tem os braços para poder ajudá-lo na queda, logo o colchão já não seria necessário.

Penso que seria um exercício interessante para poder trabalhar a parte mental dos cabeceamentos.

Penso nâo estar enganado, do que me lembro só o vi a descair para a esquerda quando o Sporting saia com a bola em posse, posicionando-se muitas vezes entre o Gonçalo Inácio, Maxi e o Geny.
Agora só vendo um heatmap para confirmar.

E isso não são as características de um central?

Olhando melhor para o que escreveste até tens razão. Eu estava-me a referir à saída de bola onde se posicionava á direita , mas realmente o posicionamento no meio e não foi só neste jogo, foi mais no lado esquerdo do meio campo.

Os treinos do forumscp têm sempre componente de sadomasoquismo?

Se vendessem bilhetes para ir ver esse “treino” a alcochete, eu pagava para ir ver.
Era uma tarde bem passada… :joy:

4 Curtiram

Pode ser uma solução de recurso, mas sem ele em campo ficámos muito piores.

1 Curtiu

Também tens de ver que foi o Esgaio a substituí-lo. Milagre seria ficarmos melhores.

3 Curtiram

Um dos meus jogadores preferidos de hoje.

Ele e o Morten foram enormes.

2 Curtiram

Mas nem Esgaio nem outro qualquer se excluirmos o Morita.

Tudo o que sai dos pés deste gajo sai em ouro

1 Curtiu

Plantéis desequilibrados dá nisto.

É o que é.

:sweat_smile: essa é à RB.

Gostei muito dele hoje.