Zeno Debast

Ainda esta verde.
Neste momento, os titulares indiscutiveis sao (ou deveriam ser) o Quaresma, o Inacio e o Diomande. O Debast e o Reis as alternativas.

não foi o seu melhor jogo. ponto.
mas quando passa para a esquerda tem um problema acrescido, Nuno Santos.
ontem, por mais do que uma vez o Nuno, apertado, mete-lhe a bola a queimar que, se fosse comigo, logo a seguir ia ouvir o que gosta e o que não gosta. o Nuno é completamente incapaz de ultrapassar seja quem for no 1 para 1 e quando é pressionado joga para o lado ou para trás. mas, sabendo que tem ali um destro a jogar na esquerda podia ter dois dedos de testas quando faz o passe. mas enfim… ontem foi a pior exibição coletiva da época. é aprender com os erros (todos) e fazer melhor no próximo jogo da Champions.

São as chamadas dores de crescimento.

O Debast arrisca bastante no passe e, maioria das vezes, com sucesso. Já se sabe que em jogos grandes, onde a pressão é mais elevada, a tendência a errar será maior. Cabe ao próprio trabalhar essa vertente do seu jogo.

O passe é algo disparatado, mas não é o único culpado. O Geny é demasiado manso a abordar o lance e deixa-se antecipar completamente.

Tem muito por onde crescer e, apesar dos erros, não tenho duvidas relativamente ao potencial gigante que tem.

Quaresma (se estiver a 100%), Inácio, Debast, seria este o meu trio de defesas centrais para sábado.

1 Curtiu

100% de acordo, a meu ver o Geny tem de receber aquela bola custe o que custar, ja que ela ate vai na sua direccao. No entanto, o Debast teve varios lances em que fez passes para o meio onde devia ter escolhido outra abordagem (lateralizar ou despachar para a frente)

Também é verdade…

Cabe ao treinador fazer essa gestão do plantel… Quando tens um gajo como o Quaresma que quando chega aos jogos grandes ainda joga melhor do que o costume, acho que não há grande coisa para pensar. Este abanca e vai lá para dentro o Quaresma.

O inacio, ontem tem dois passes, ainda mais denúnciados que só não deram golo por milagre.

Tudo dito! Fez isso mais que uma vez! Parecia que estava a fazer com intenção.

É craque. Vai melhorar muito porque só tem 20 anos. À 4 dias era o melhor do Mundo, hoje é o Ilori… tenham juízo pá. Esta merda deve estar infestada de putos imberbes do FM e FC. Nojo.

Não pode jogar ali nem nunca mais o irá fazer, e fiquei maluco com a sonolência do Geny nesse lance apesar do passe desnecessário, fiquei pior na insistência do Debast nesse mesmo passe para o Geny constantemente engolido, que não fez 1 boa ação nessa posição.

Essa é que é essa.

Para o lado, é simpático. Normalmente, a bola volta para trás. É uma questão de ângulos e, quando o pé direito só conta para a estatística, só dá para passar de uma maneira…para trás.

O Nuno parece-me ser daqueles jogadores que sente emocionalmente o peso de jogos deste nível.

Eu acho que não sou leviano quando digo que o sítio para melhorar este 11, é nas alas. O resto, no tocante a reforços, é melhorar plantel e competição pelos lugares. Mas qualidade, que me parece desfazada das outras posições, são as alas.

Estou sempre a fazer de advogado do Diabo neste tópico, mas simpatizo c jogador apesar dos derrames.

-a bola vai para uma zona afastada da entrada da area quase meio do meio campo, que me recorde
-Geny recebe mal, pessimamente MAS,nao sofreu falta?

No geral fomos fraquíssimos a defender e logo sem o principal/melhor DC ainda na 1 parte.

Para mim continuava a titular (mesmo sem lesionados)

Realmente o Forum parecia estar à espera de mais um mau jogo para lhe cair em cima. Desde aSupertaça tinha vindo a jogar bem até ao jogo de hoje, incluindo na Champions contra o Lille. Ontem, jogou mal como a equipa jogou no geral.

1 Curtiu

Ontem tem um erro que dá golo. Não é um erro clamoroso, até porque “só” dá golo porque o gajo do PSV manda um pastel a 25m da baliza. Mas não deixa de ser um erro, aliviar/passar para o centro do terreno. Não voltei a rever o lance, mas na altura deu-me a ideia que ficou meio na expetativa sobre se o árbitro ia apitar faltar e essa fração de segundos acabou por ter impacto na decisão.

Depois disso, sentiu claramente o erro. Tem mais um par de intervenções erradas que mostram que não estava completamente focado.

A verdade é que a nossa forma de jogar potencia este tipo de jogadores mas também os expõe muito ao erro.
Julgo que será mais da idade do que outra coisa, mas o Debast terá que aprender a gerir o erro de uma forma que ainda não consegue. Quando as coisas saem bem, saem muito bem… mas quando corre mal…

Para os menos atentos: os centrais do Sporting (do lado esquerdo e direito) fazem N vezes por jogo um passe idêntico ao que originou o golo do PSV. N vezes!
Porquê? É uma das formas de saída em transição.
O que mudou neste passe? Deu golo deles.

1. porque o Debast não devia ter optado por esta saída naquela situação em que a equipa estava toda descaída para a direita e não havia ninguém próximo do Geny para a tabela habitual ou para pressionar logo em caso de perda
  2. Porque o Geny abordou mal o lance, nunca pode abordar a bola com o adversário com frente livre, tem de colocar o corpo á frente para, em caso de mau domínio ou perda, ser abalroado e bloquear a progressão
  3. Porque o jogador do PSV saca alto golaço dali

Fazer deste golo um desincentivo a uma forma de transição que já nos trouxe tantos golos, é ter memória curta

Certo, mas por norma esse passe não é feito junto à linha de fundo e com a equipa toda enfiada num canto. Ali não era uma transição que se pedia. Foi uma má leitura do lance.
Claro, que se não dá golo caía no esquecimento, mas não deixa de ser um erro. Não é um erro tão clamoroso como o do Edu, mas teve o azar de dar golo.

Comentário muito lúcido. :clap:t3:

Sou da opinião que o PSV tem muito mérito na estratégia como preparou e executou a pressão no jogo. Expôs o Sporting a dificuldades na construção que só o Porto tinha feito este ano por duas vezes…

Agora, também há espaço para melhorar a crescer. E prova disso é que o Viktor teve 1x1 em 50m durante 90 min e ganhou 2 duelos, que o Geny não se conseguiu virar uma vez e que os dois médios foram completamente abafados com homem nas costas…

Aliás cada vez que conseguias ligar, eles matavam em falta.
Quero muito ver um campo grama com a localização das faltas.

1 Curtiu

concilias um desconhecimento futebolístico gritante com a mentalidade víuva de ex Sportinguista, mesquinho, a guardar respostas com semanas para quando se abre a oportunidade vires meter nojo. não mereces resposta nem a explicação pela qual o que dizes é inacreditavelmente estúpido.

5 Curtiram

achei que foi um erro que não custou 20 milhões.

podes me dizer o corte do Quaresma aos 87 minutos o que achaste.

Wrong topic