José Eduardo Rosa Vale de Castro
Nacionalidade: Portugal
Nascimento: 1983-01-13 (25 anos)
Naturalidade: Coimbra - Portugal
Posição: Defesa Central
Altura: 183 cm
Peso: 76 kg
No seguimento daquilo que tem sido propalado pela imprensa desportiva, o central Zé Castro surge como plano B no caso do negócio Grimi falhar.
[ul][li]Caneira definitivamente do lado esquerdo? Será que não perdemos capacidade ofensiva com esta solução? Por outro lado, ganhamos coesão defensiva.[/li]
[li]A aposta em Zé Castro facilita, ou dificulta, a integração do Carriço como opção válida? Por um lado, deixaria de ter que lutar com o internacional e experiente Caneira pela vaga no centro da defesa, por outro, passariam a existir 4 centrais mais maduros que ele na equipa.[/li][/ul]
O que acham?
Nota: Pedia aos nossos queridos moderadores o favor de juntarem neste tópico os posts já existentes sobre este tema, nomeadamente os presentes no tópico de Reforços a caminho. Obrigado
Zé Castro parece-me uma boa contratação para reforçar a defesa, pois se o Paulo Bento mantem o Ronny no plantel é porque conta ainda com ele e nesse caso parece-me justo ter Caneira/Ronny. Até porque o Grimi não ataca mais do que o Caneira o fazia (relembro o golo contra o Inter Milão é exemplo que ele também pensa em atacar).
Eu devo ser dos poucos que considera o Grimi um jogador banal, é um jogador que parece melhor do que aquilo que é porque temos lá o Ronny.
Além disso o Zé Castro é um reforço para o futuro e um central com grandes qualidade. Já que não vamos buscar o Manuel da Costa… : :lol:
Passar o Caneira para o lado esquerdo da defesa pode vir a valer-lhe o lugar na Selecção, orientada por um novo Seleccionador.
Quanto à qualidade do Zé Castro, tenho as minhas dúvidas, assim como as tenho em relação ao Grimi.
Penso que entre os dois (Grimi ou Zé Castro) escolheria aquele que ficasse mais barato, dando ligeira vantagem à permanência do Grimi, já que qualquer uma das opções não se perfila como ideal. É sempre preferível trazer jogadores com capacidade para, à partida, serem titulares e aí acredito mais nas possibilidades do argentino.
Depois, investindo no eixo da defesa em detrimento do lado esquerdo, estar-se-à a potenciar dois riscos:
Ronny manter-se no plantel com grandes responsabilidades, sendo opção única para o lugar, no caso de lesão do Caneira.
Tapar e travar a evolução do promissor Daniel Carriço.
Assim, investindo no Grimi, ou noutro lateral (melhor que ele!) teríamos sempre 2 opções para o lado esquerdo, sem ter que recorrer ao Ronny e sem prejuízo para a influência do Carriço no plantel.
Pessoalmente, sou defensor da vinda de um lateral esquerdo e duvido muito que Grimi não regresse ao Sporting. Será apenas uma questão de paciência negocial que teremos que ter.
Caso isso não venha a suceder, sou completamente contra a vinda de mais um central e da aposta exclusiva em Caneira para lateral esquerdo. Acho que Caneira é solução indispensável em todos os locais da nossa defensiva, mas mais como central e à direita, sendo que adquirindo Grimi, ficamos com um sector defensivo bastante capaz a nível de opções.
Ainda temos a solução Pedro Silva à esquerda, não se esqueçam disso.
Mas eu também sou da opinião de que se deva comprar um Lateral Esquerdo puro. E quem sabe se o Ronny não rebenta este ano e surpreende toda a gente… Se o Paulo Bento continua a apostar nele, algumas qualidades lhe deve ver. Eu também lhe vejo algumas qualidades… não lhe vejo é inteligência nenhuma a jogar a bola. E inteligência, não é uma coisa que se treine :S
Zé Castro é um jogador mediano, não conseguiu agarrar um lugar no Atlético e duvido que consiga no SCP. A ir buscar um central, ia buscar o Radoi que ainda faz o lugar de DMC. E não podemos prescindir de um DE, Caneira faz o lugar mas é DC de raíz, e a equipa perde poder ofensivo com Caneira na esquerda. O losango de Paulo Bento exige muito dos laterais, têm que ser ofensivos e fazer o corredor todo, duvido que Caneira consiga jogar como um DE de ataque.
Grimi é a solução para a esquerda, se não vier temos que arranjar outro DE. Caneira não é solução, é recurso, um plano B.
Considero um erro esta contratação pelas seguintes razões:
1º Não se colmata a perda de um defesa-esquerdo, com mais um central. Principalmente quando para centrais no plantel já temos Polga, Caneira, Tonel e Carriço e na lateral esquerda ficamos resumidos ao Ronny.
2º Considero o Zé Castro um jogador com qualidade, mas a quem os media tem atribuido o estatuto de craque, sem nunca o ter sido. Além disso nem sequer é polivalente como o Caneira que pode fazer mais que um lugar na defesa.
3Se não vier o Grimi, na minha opinião ou se vai ao mercado contratar outra lateral esquerdo ou então não se gasta dinheiro.
4º Para se fazer adptações então que se aproveite o Pedro Silva que é defesa lateral e pode ser deslocado para a esquerda, aliás, esta foi a primeira opção de PB na epoca passada não fosse o infortunio da lesão no jogo da supertaça.
Conclusão: No cenário actual, o Zé Castro é uma má opção.
O Sporting agora que se encontra em melhores condiçoes financeiras devia apostar mais no mercado, até agora o sporting ainda nao gastou dinheiro sem ser na contratação do Postiga qe espero qe traga muitas alegrias ao nosso clube, porque de resto veio tudo a custo zero !
Eu acho que o Ronny tem qualidade sim, para jogar num Guimarães ou num Nacional ! O sporting é um Grande Portugues, esta na Taça dos Campeoes e todos nós sabemos que os clubes da Taça dos Campeoes têm grandes jogadores de reputação mundial, entao deviamos também trazer pelo menos um grande jogador !
O Benfica na minha opinião esta se a reforçar muito bem, com Pablo Aimar um jogador que gosto muito ! Mas temos qe ver qe no ano passado todos apostavam no Benfica como Campeao por se ter reforçado muito bem e quase nenhum jogou ao nivel esperado !
Mas o Benfica a mim nao me interessa, nao estou muito contente com a ida de Carlos Martins para o Benfica pois era um jogador qe eu gostava apesar de nao jogar muito regularmente (NAO SEI PORQE) !
Agora qe têm algum dinheiro, gastem ! Tem e’ qe valer a pena, e Ze Castro nao me parece a melhor opção para o Lado Esquerdo até porque é Central !
1º - Onde o Paulo Bento tem a cabeça não sei. A tua não tem andado muito presente, certamente. Alguem disse que o Zé Castro ia jogar no lado esquerdo da defesa? Nem sequer isso faz sentido.
2º - Essa teoria de gastar dinheiro à louca assim que há dinheiro (e eu duvido que haja assim tanto) é, no mínimo, irresponsável.
3º - Ainda não gastou dinheiro? E os 4.5M€ do Izmailov?
4º - Ronny no Guimaraes ou Nacional? Só se tiveres a falar de alguma equipa amadora da distrital de Guimaraes. E de Nacional, que ele possa ter lugar, só se for na fábrica de esparguetes.
5º - O Benfica a reforçar-se muito bem? Esta nem consigo discutir! Muito menos a de se ter reforçado bem no ano passado.
Obviamente que se o Sporting contratar o Zé Castro que não é para jogar a defesa esquerdo, mas sim a central. O lugar à esquerda seria para ser feito pelo Caneira e pelo Rony.
Para mim a melhor solução é o Grimmi, mas só por um preço mais baixo.
Achas que gastamos pouco este ano Izmailov?Caneira(não foi custo zero)
O Ze Castro e’ um central distinto das opcoes que temos actualmente. Acredito que seria uma solucao razoavel para jogar ao lado do Tonel… A jogar com o Polga, penso que ficariamos com uma defesa pouco agressiva…
O facto de termos o Ronny no plantel preocupa-me… Parece-me ser a segunda opcao do P Bento para defesa esquerdo… Embora eu acredite mais no Pedro Silva…
Gostava de ter um cental melhor q o Tonel e principalmente que o Polga… Nao acredito que tenhamos condicoes financeiras para um central deste nivel… O Ze Castro parece-me que esta no mesmo nivel que os nossos…
Pena que o Manuel da Costa nao esteja disponivel…
Nestes termos, optava por apostar num defesa esquerdo, Grimi ou outro…
Apostava no Carrico, para terceiro/quarto central…
Não conheço as qualidades do Carriço, mas conheço as do Zé Castro. É um jogador jovem, com margem de progressão, que passou por um clube onde pode evoluir muito. Seria um bom reforço para o Sporting se se confirmasse uma rescisão com o Atlético e pudesse vir a custo zero, caso contrário não é prioritário. Empurrar Caneira para a lateral esquerda é estar a perder profundidade ofensiva que, numa equipa que joga sem extremos, é muito importante. Para além de que considero que o Caneira rende bastante mais jogando no centro da defesa (o problema é tirar um dos titulares da época passada :shifty:). Se fosse um negocio vantajoso, acho que deveriamos avançar, contudo, a prioridade é contratar um defesa esquerdo de qualidade: defendo a continuidade de Grimmi, uma vez que não necessitaria de período de adaptação e já provou ter qualidade para jogar no Sporting (já para não falar da vontade que demonstra em envergar a camisola do maior clube do mundo ;D). Assim, Zé Castro sim, mas não como alternativa caso Grimmi falhasse.
Se o Grimi não vier tem de vir um defesa-esquerdo (que é a posição do Grimi).
Além disso, o Zé Castro é, tal como têm dito, sobrevalorizado pela imprensa. Não podia tirar lugar a nenhum dos três centrais - Polga, Tonel e Caneira - e, do que vi nas camadas jovens, ao Daniel Carriço também não.
Sim, acho que deve ser mais espculação do que outra coisa, até porque tendo o jogador propostas de Espanha duvido que queira ingressar no campeonato português…ainda há quem prefira jogar num clube de meio da tabela em Espanha, que nem sequer vai às competiçoes europeias, do que jogar num grande de Portugal com entrada directa na champions e aspiraçoes a ganhar todos os troféus a nivel doméstico…enfim…
eu p’ra ser sincero adorava que o Sporting conseguisse ficar com o Grimi, pois assim o Caneira jogava a central (como tão bem sabe) e o Grimi do lado esquerdo que também é um bom jogador