Yannick e Postiga: valeram os 7 pontos perdidos?

Lanço este tópico para discutirmos a venda de Yannick e Postiga e o seu reflexo nestes três jogos em que perdemos 7 pontos e arriscámos ser eliminados da Europa. Terá sido imposição da direcção para os pôr numa montra e valorizá-los? Se sim, completamente falhado já que só desvalorizaram e prejudicaram a equipa. Terá sido teimosia de Domingos? É que pô-los jogo atrás de jogo é incompreensível, já que a sua prestação era zero. Mas se eram assim tão indiscutíveis porque agora despachados?

O que é certo, é que eles saíram (por trocos) e o Sporting já perdeu 7 pontos. Valeu a pena?

VaL30

Quanto aos pontos não sei… mas que foi bom terem saído? Sim foi…

Em principio, a partir de agora começaremos com 11 (contra os 9 actuais) jogadores em campo e com 3 (contra 1 actual) substituições

Por Postiga foi mais que válido! Nunca mais jogaremos com 10!

Yannick não queria que saísse não lhe dava a titularidade era para suplente e penso que poderia ser uma ajuda para nós, mas saiu agora já não me interessa, que seja muito feliz! Força Yannick :clap: :clap: :clap:

Dos pontos é uma treta fomos fortemente ROUBADOS e o resto é culpa do treinador, não destes jogadores, utilizo-os porque quis, ninguém lhe deu de chicote!

O que importa agora é que faça melhor depois da paragem é olhar em frente! Força treinador Domingos! :clap: :clap:

Na minha opinião, o Postiga é um avançado que deve apoiar o ponta de lança e que sabe vir atrás buscar jogo e tabelar com os colegas. É muito lento mas criativo, pouco possante mas bom tecnicamente. No Sporting nunca foi utilizado como tal e poucos foram os treinadores que perceberam que não pode jogar sozinho à frente. Dito isto, tenho a concordar que a sua passagem pelo Sporting não deixa grandes recordações, com poucos golos e apenas uma Supertaça como título. No entanto, não posso culpar a direcção do Sporting por tentar valorizar um activo que é, afinal de contas, o ponta-de-lança titular da Selecção Nacional (uma das melhores do Mundo!), onde marca golos e resolve jogos com alguma regularidade… Prefiro não o ter no Sporting, mas vale mais do que 1M! (Recorde-se ainda que o Porto detinha 50% do passe)

Em bom rigor, não fossem as arbitragens e tinhas perdido apenas 2. Por isso penso que a tua pergunta desconsidera um ponto essencial. Em todo o caso, 7 pontos é pouco para a quantidade de pontos futuros que eles nos iam custar. Valeu a pena.

A pergunta que, na minha opinião, devia ser feita não é essa. Isso é transformar os jogadores no bode expiatório.

A pergunta que penso que seria mais correcto formular é a seguinte: Yannick Djaló e Hélder Postiga: valeram a aposta de Domingos e da estrutura de futebol do Sporting?

Tudo o que não seja centrar a questão em quem teve responsabilidade por serem as prima-donas da equipa, é desviar o assunto e distrair atenções.

Sinceramente não vejo que eles tenham sido postos a jogar para os vender porque então assume-se que o zapater, o vuk, o pedro mendes, o saleiro, o grimi, etc não eram mesmo para vender mas sim para oferecer já que nem a pré-época fizeram.

Não percebo minimamente o objectivo das vendas nesta altura.

Mais grave, não aceito a falta de planificação! Desde Março lá metidos e vê-se esta palhaçada total? Por favor, “deixem-nos trabalhar”? Trabalhar em quê? Nem uma pré-época sabem planificar, nem o mercado sabem atacar (até sabem, mas para os seus interesses e não do clube).

Estou contentíssimo com a saída do postiga, finalmente que aconteceu! Já o Djaló acho que devia ter tido outro tipo de tratamento da parte do Domingos que o queimou totalmente, acho que podia vir a ser muito útil além de ser um jogador que nem ganhasse por aí além, mas foi também vitima do tradicional “o que vem de fora é que é bom”! Quem será o próximo? André Santos, Rui Patrício? É a falta de consideração pelos jovens que formamos no seu melhor.

Desculpa? O Yannick é um cepo de todo o tamanho que nos anos que lá esteve fez muito perto de zero, com raros rasgos de brilhantismo, muito raros mesmo. Rubio é melhor, Wolf é melhor, Bojinov é melhor, que mais queres? Não querias comparar com jogadores como o Patrício, que começou com o pé esquerdo mas agora é indispensável, e com A. Santos, que sempre cumpriu.

Prefiro o Djaló com todas as limitações que tem para fazer parte do plantel (sem dúvida que não a titular e com lugar no banco não cativo) do que contratações como Luis Aguiar, Bojinov e afins à lá Freitas. Mas é a minha opinião.

A pergunta não será bem assim se o objectivo de serem postos a jogar seria valorizar-los. O cerne da questão não se prende se deviam ter sido apostas mas se estes 2 mereciam o risco de a equipa não jogar na máxima força na prova mais importante deste ano para nós.

Nada nos garante que não vamos perder pontos já na próxima jornada sendo uma deslocação super difícil (apesar de não ter acompanhado o inicio do Paços) e a equipa não se transformar em 2 semanas, mas é certo que ver este 2 cepos fora da equipa já é meio caminho andando para jogarmos melhor.

Nem Postiga e Djaló foram os únicos responsáveis pelas pelas más exibições em Aveiro e contra o Marítimo, nem me parece que a sua titularidade se devesse a uma conspiração. O Domingos pôs os dois a jogar porque (a) acreditava neles e (b) cedeu ao discurso da CS que endeusa os jogadores tugas, independentemente do que eles estejam a fazer.

O que não significa que a história esteja muito mal contada. Nada a dizer sobre Djaló; podia ser um suplente útil, mas 4 milhões parece-me um valor que justifica a venda.

Mas a venda Postiga tem contornos bizarros. Notem que não critico a sua saída; é uma das maiores nulidades que me lembro com titular no ataque do Sporting e vê-lo longe de Alvalade é um alívio tremendo. Critico apenas a forma como se dá.

Quando se vende um titular da selecção portuguesa por 1 milhão de euros, dos quais só 500 mil euros reverterão para o clube, é porque se está a despachar o jogador. É uma venda de pânico.

Se Postiga estivesse no banco, até seria compreensível. O clube está longe de ter recursos ilimitados e ter um dos jogador mais caros do plantel como suplente não faria sentido. Ora Postiga (como Djaló) era uma aposta de Domingos. Como é que passa em poucos dias de titular contra ventos e marés a dispensado por tuta e meia?

A direcção do futebol não sai nada bem disto tudo. Conseguir tão pouco por um titular de uma das melhores selecções do mundo não abona nada em favor da sua capacidade negocial. Claro, há o argumento da poupança de salários. E claro que a renovação é só mais um episódio da longa lista de disparates de JEB. Mas os salários e burrice da renovação já se conheciam em Maio-Junho. Sendo assim, porque é que não se tentou a colocação do jogador nessa altura? E se provas faltavam de que isto foi tudo feito em cima do joelho, repare-se que ficámos com apenas três avançados até Janeiro. Nem sequer houve tempo para uma contratação. Ou, pelo menos, para chamar de volta um jogador emprestado…

Gostava de perceber quem é que tomou esta decisão e as verdadeiras razões por trás dela. Uma coisa parece-me certa: Domingos não foi tido nem achado nela. O que só o enfraquece.

(PS: fui só eu que reparei que, no jogo contra o Marítimo, o Directivo XXI levantava cartazes de apoio a dois jogadores? E que esses jogadores eram nada menos que Postiga e Djaló? Só mais um episódio bizarro nisto tudo…)

Postiga foi na altura certa. Não vale mais nem menos, esperou-se o tempo que foi preciso. :mais:

Floribello: Acho que teria tido o seu melhor valor no mercado de Verão de 2008 (depois da exibição no 5-3) ou mesmo ainda em 2009 (fez bons jogos, estava no pico de forma, tinha bom pulmão havia a possibilidade de melhorar tecnicamente). A partir daqui vai ser sempre um jogador com pouco valor (passou a fase de maturação, arranjou uma gaja, já não se perspectiva que melhore o toque na bola). O valor do seu passe vai continuar a descer até ao 0. É indiferente que vendam.

Se os 7 pontos perdidos valeram a pena? Isso é uma pergunta para colocar ao afinador-pai. Eu tenho uma mentalidade de que vale a pena fazer certos sacrifícios. Por mim se o Sporting tiver de perder para os afinadores saírem, que perca. É um sacrifício necessário para que a felicidade volte a longo prazo.

Por muito mau que o desempenho desses jogadores tenha sido nesses 3 jogos, lembro que o clube foi espoliado em 2 golos limpos e 2 penaltys claros. Um desses golos limpos teria sido do Postiga ao Olhanense e se calhar agora estaríamos a falar de modo diferente… ou não.
Resumindo, podemos jogar mal, mas as arbitragens mandam mais umas pazadas (encomendadas?)de areia.

Estiveram 11 em campo rapaz.

Tópico escusado e que pode dar um kickback brutal. Basta voltarmos a deslizar, como será expectável.

Na altura certa? Para começar nem deveria ter vindo, foi um dos negócios mais ruinosos do nosso clube e no final acabamos por receber… 500m. Andou a jogar este tempo todo para quê? A sair, teria que ser obrigatoriamente logo após a sua primeira época no clube, onde conseguiu o [ironia]fantástico[/ironia] registo de um golo. (Isto partindo do princípio que chegou a marcar um, porque não tenho a certeza quanto isso…)
Na minha opinião nada justifica a perda “propositada” de pontos, seja para valorizar activos ou teimar contra a estatistica. Pegando nas tuas palavras, quem nos garante que agora estamos novamente no caminho da felicidade e que ela não tardará a reaparecer no futuro?
Tínhamos o Postiga e o Djaló, mas não eram os únicos. Grimi, Pongolle, Evaldo são alguns dos exemplos mais descarados. Ainda temos um Polga que já devia ter saído do clube há 1 ou 2 aninhos, para poupar desgostos e dar-lhe uma despedida digna do verdadeiro leão que foi enquanto esteve na sua melhor forma; o Carriço, que anda a jogar e o clube pouco ou nada detém do seu passe, portanto não justifica os pontos que por vezes nos faz perder estupidamente; o Caneira, que ganhava uma fortuna para nem sequer integrar o plantel; o Maniche, que renovou automaticamente contrato após atingir x jogos na liga, etc etc.
Mesmo que se justificasse o sacrifício, teria que haver competência para não cair nos mesmos erros básicos. Se não conseguem arranjar arranjar gente competente para os cargos importantes no clube, pelo menos não cometam o estúpido erro de ir buscar tripeiros ou lampiões que são pagos a peso de ouro para enterrar o Sporting cada vez mais fundo. Se na lista de candidatos só constar incompetentes, escolham aqueles que têm amor à camisola, aqueles que já vestiram de verde e nunca nos trocaram pelos rivais. Se fizerem merda, não será tão grande como os futuros Costinhas que nos apareçam à porta. Se fizerem merda, não será com a intenção de prejudicar o clube. Do mal o menos.

Voltando ao cerne da questão: não concordo com a aposta contínua. Se eu fosse o treinador o Postiga nunca teria sido titular, e o Djaló se fosse titular no segundo jogo já seria com uma sorte imensa. Só de me lembrar que têm queimado o puto que na pré-época marcou 8 golos… e a maior parte deles não foi com clubezecos de divisões inferiores, como foi com o Postiga, antes pelo contrário.
Embora eles tenham saído não estou propriamente confiante. O Domingos esforçava-se mais no Braga com menos recursos e o salário devia ser bem inferior. Ainda tenho a imagem da nossa equipa parada nas bolas paradas e de certeza que no paços de ferreira voltarei a ver mais do mesmo. Uma vergonha autêntica. A minha paciência há muito que acabou, e com ela foi-se a expecativa e a tolerância.

É certo, que estes 2 jogadores não favoreceram o Sporting no início deste campeonato, no entanto a equipa é composta por 11 jogadores.
Quando uma equipa ganha, temos de reconhecer o valor à equipa, independentemente da falha de algum jogador, tal como quando uma equipa perde temos de reconhecer o demérito por parte da mesma, e não só por parte de 1 ou 2 jogadores.
E é isso que falta perceber ao Sporting e a uma larga quantidade de Sportinguistas.
Os adeptos têm de começar a perceber que é uma equipa, e não só um aglomerado de jogadores.
É a equipa que ganha ou que perde, não é o Postiga ou o Djaló que ganham ou que perdem.

No dia em que o Sporting se comporte como uma equipa, e em que os adeptos vejam uma equipa e não um conjunto de jogadores, certamente estaremos bem melhores do que agora estamos.

Ah e já agora, o Postiga e o Djaló já seguiram com as suas vidas, já não pertencem a este fantástico clube, por isso penso que é altura de nos centrarmos no mais importante, que é apoiar incondicionalmente esta equipa e ajudar os jogadores a honrarem este extraordinário clube.

Só dessa maneira, é que podemos voltar às vitórias e à verdadeira essência do Sporting.

Já não havia paciência para o coitado do postiga >:(

Acho injusto tarmos a culpar o Djalo e o Postiga pelos 7 pontos perdidos. No ultimo jogo por exemplo não foi devido a eles que perdemos o jogo, pois a defesa encaixa 3 golos RIDÍCULOS depois de tarmos a ganhar 1-0 no nosso próprio estádio. No jogo em Aveiro, o Capel falha um golo fácil num momento critico do jogo. Contra o Olhanenese foi toda a equipa que não conseguiu acertar com a baliza. A culpa é e será sempre de toda a equipa e não apenas de A ou B só porque fizeram maus jogos. Podemos condenar a opção do Domingos de meter a titular ambos os jogadores quando era mais que evidente que estes não estavam a ter uma rendimento digno para uma equipa como o SCP, agora não me venham com tretas, a culpa dos 7 pontos perdidos não é só destes dois. E não vai ser pela sua saída que de repente o Sporting vai começar a jogar bem…

Ou acham que na Mata Real o Wolfswinkel ou o Bojinov vão marcar 3 golos? Vai ser muito difícil ganhar o próximo jogo, agora é mais que certo que será mais fácil conseguir vitorias sem dois jogadores que para alem de estarem em sub-rendimento já estavam queimados pelos adeptos antes sequer do jogo começar…

Ai amigos, sei que sofremos todos da mesma tormenta (amor) mas continuamos na minha opinião a fazer as perguntas erradas.

7 pontos? O postiga e o dajlo?

Acham mesmo que é esse o problema do nosso Sporting? É as suas saídas (uma delas a pedido e por quantia inadmissível) que vão evitar que ano após ano o Sporting fique em 3º a léguas dos outros? Não me parece.

O problema é mais profundo, e sinceramente muito mais difícil do que alguns sportinguista queiram assumir e lutar. Vocês já pararam para ver como definimos o nosso grupo da uefa e como comparamos com o dos vermelhos? É tudo muito fácil, somos melhores, os outros tem sorte, somos roubados, temos muitos jogadores novos, etc etc…

Na minha opinião temos de parar, mas parar mesmo e pensar, o que temos de SER para colocar o sporting na luta. Precisamos do seguinte;

Estrutura de futebol profissional - Não tínhamos, parece que vamos passar a ter
Treinador experiente na liga portuguesa e que tenha pulso na equipa - Dou o beneficio da duvida ao Domingos
Dinheiro para comprar Jogadores de qualidade - temos (tivemos)
Politica de contratações seria e com competência - Não tivemos
Capacidade de gerar reforços efectivos vindos da formação - Deixamos de ter
Modelo táctico que permita atacar as equipas portuguesas abaixo do 5º lugar - Não temos
Plantel suficiente para atacar o campeonato de forma equilibrada - Não temos
Equipa com qualidade suficiente para ombrear na relação com o oponente contra os 5 mais fortes - Podemos vir a ter
Massa adepta disposta a lutar ao lado da equipa - Temos
Ambiente em torno da equipa profissional blindado a tudo (media etc) - Não temos

Malta, em jeito de conclusão, ou resolvemos isto de forma competente ou não vamos vencer um campeonato que seja nos próximos 3\4 anos.

Já pensaram o que significa mais um ano fora da champions? Significa menos capacidade de trazer JOGADORES, menos dinheiro e menos massa adepta na vida activa do clube.

Por fim, mudem a mentalidade para que se possa atacar os problemas em vez de fingir que temos equipa para lutar porque não temos. Mas podemos vir a ter.

Já tinha dito isso noutro tópico e reafirmo: Andamos a hipotecar o campeonato só para vender estes 2… Preferia ser campeão com o postiga e o djalo no banco do que os vender e nao ser campeao…