Wrestling

Uma pergunta muito ingénua e talvez muito estúpida. O que faz a WWE ter tantos adeptos, quando se sabe que aquilo é tudo teatro (fake). É o mesmo que ver os orcs a jogar contra uma equipa do Petit ou da porquinha Pepe; ou ver os corruptos do norte a jogar contra o Portimonense…tudo combinado antes do jogo, logo what’s the point?

É algo inexplicável, mas sim tens que suspender a disbelief :joy: e o mesmo que um bom filme, sabes que é mentira mas provoca emoções reais. E há teorias que o que torna o wrestling tão Viciante é o facto de ser tudo em tempo real portanto vais acompanhado o crescimento dos lutadores desde que os vês pela 1a vez até ao último combate deles

1 Curtiu

O Wrestling, ou melhor conhecido como pro wrestling, existe muito antes da WWE.

Antes a WWE era conhecido como Capitol Wrestling, depois WWWF e WWF. Mas tambem havia muitas outras promoções, como a Georgia Championship Wrestling, Jim Crockett Promotions. Houston Wrestling entre outros. A NWA era como que um orgão governativo de varias promoções que faziam parte.

Nos primeiros tempos da televisão nos anos 50, quando era dificil fazer uma transmissão desportiva como o baseball ou futbol americano, era mais pratico os combates de boxe e wrestling. Daí que os anos 50 foram os anos dourados do wrestling e permitiu o crescimento em popularidade. Os anos 60 e 70 foram mais promoções regionais em televisões locais em que as audiencias eram ernomes. Os anos 80 e 90 foi a explosão do wrestling mais mainstream em networks ou canais a nivel nacionais.

Até meados dos anos 80 pensava-se que era tudo real com a proteção do keyfabe que as promoções faziam, mas com as newsletters e depois a internet começou-se a saber que era fake e tudo combinado, mas o gosto de ver wrestling manteve-se e entranhou-se na cultura americana.

O wrestling explodiu no final dos anos 90 para perceber essa explosão não podes olhar para aquilo como “lutas a fingir” foi uma questão de atitude, personalidade, foi uma conjugação de factores da sociedade em si que tinha no wrestling a personificação máxima daquela altura.

Não havia regras, valia tudo para chocar, surpreender, inovar, entreter. Foi uma altura muito própria no tempo que nunca mais se vai repetir porque entretanto a sociedade mudou. O que há hoje em dia de wrestling é brincadeira de crianças. Meia dúzia de artistas de circo às cambalhotas no ring, quase todos eles mais baixos que eu, com menos músculo que qualquer tipo que ande no ginásio há meio ano e incapazes de ter uma promo decente. Sem ofensa para quem gosta ou quem vê mas não há comparação possível, quem acha que a WWE ou a AEW vai voltar a ter 1/10 do impacto que a WWF e a WCW tinham em determinada altura é completamente louco. Acredito que o Vince venda a WWE e a AEW só não digo que fica out of business em 3 anos porque o pai do dono é de facto muito rico e não se importa de perder dinheiro para manter o filho entretido. Não vejo futuro no wrestling, olho com nostalgia para os finais dos anos 90 e ainda hoje acompanho muita coisa graças ao YouTube. Eu pessoalmente comecei a ver em 2004 na Sic Radical e deixei de ver por volta de 2009, 2010. Há uns 3 anos vi uma wrestlemania e aquilo foi horrível

Tarzan Taborda > Irmão do Kane

E como veres uma serie de tv, existem os viloes e os herois, depois segues as historias contadas de cada um dos personagens.
Ainda que seja fake, e completamente escrito (tem um guiao, como um filme ou uma serie, ate os combates em si sao previamente redigidos) ha que admirar a capacidade dos atletas em contar uma historia dentro do ringue, a maneira como puxam pelo publico, o seu apelo visual etc.
Ainda assim, que nao existam duvidas que aquilo aleija mesmo, pois o tipo de golpes e movimentos sao extremos e ao contrario do que se pensa, o chao do ringue nao e acolchoado, e mesmo madeira e as quedas nao sao simpaticas…

1 Curtiu

Senti bueee isso com o Lasley na altura (2005) em que se estriou no Smack Down!, quando bazou em 2007 parece que um bocado do meu intresse por WWE/Wrestling foi a baixo um bocadinho tambem…

Soubre o wreslting actualmente, parei de ver em 2016, na altura em que o Styles (melhor wrestler de sempre, venham os CM Punks e os Bryans todos que quiserem) se estriou na Royal Rumble, desde ai tenho acompanhado subretudo noticias e um ou outro combate iconico que gosto, Royal Rumble, combates tradicionais da Survivor Series ect, agora é tudo a base do lucro e tão a cagar-se um bocado para o que se passa no ringue…

Ja perdeste o Lesley campeao em titulo, ja perdeste o Phenomenal One tambem campeao… :slight_smile:

O nivel desceu um pouco, sem duvida, mas com a pandemia e a falta de publico, tiveram que subir a fasquia um pouco…
A grande seca chama-se mesmo Roman Reigns…

Tenho 51 anos, se soubesses quantas vezes ja ouvi e li o que tu acabas de escrever…
Ha tempos muito bons que nao voltam mais, sem duvida, irao aparecer e desaparecer promocoes, com mais ou menos dinheiro…
A grande incerteza e mesmo o que vai acontecer se Vince vende aquilo…
Acima de tudo, se a NBC comprar a WWE, deixarao o Triple H a dirigir as coisas, ou o filho do Vince? Quica os 2? Ate onde ira a liberdade dos mesmos? Quais os orcamentos?
Goste-se ou nao Vince e um genio e revolucionou a industria, vai deixar um vazio dificil de preencher qdo se retirar…

1 Curtiu

Lembro-me do Lashley ganhar o titulo dos Estados Unidos ao JBL e o titulo da ECW ao Big Show, pah do AJ Styles lembro da parceria dele com o Christian e com o Tomko na TNA, titulo mundial por lá ect…são os meus wrestlers preferidos porque um é o melhor de sempre o outro vi-o crescer ahahaha

Agora abdiquei um bocado em deterimento de UFC/MMA

O Lashley e limitado no move set, como qualquer peso pesado, ainda por cima foi dar mais, muito mais no esteroide, hoje em dia e 3x a besta que era, quase nao se mexe :stuck_out_tongue:, e neste momento o WWE champion em RAW… Ja ha algum tempo.
AJ Styles e uma das figuras da companhia, ganhou quase todos os titulos possiveis e a ultima x que vi era Tag Team Champion com outro gajo qq…
O meu lutador preferido e Samoa Joe, que o Vince acaba de despedir… A seguir era o Christopher Daniels (fallen angel) tambem na TNA, e que agora e scout de talento na AEW, e depois AJ, claro, talvez o gajo com mais talento que ja vi, mas a WWE, limita o move set a toda a gente…

Verdade, nunca vi o Styles a fazer um Spiral Tap na WWE…

Dizem que o maior combate de sempre foi o que o Samoa Joe teve contra o Punk na ROH

Esse combate entra no meu top V nas calmas…
Mas ha um do Samoa contra um Japones, cujo nome nao me vou lembrar nem morto :laughing: que ainda e superior a esse…
CM Punk era absolutamente brilhante tambem, mas qdo foi para a WWE, nem o Pepsi Plunge podia fazer sequer…

Viciei-me no espectáculo do WWE na altura da WWF a meados dos anos 80. Sim também ando perto dos 50. Nessa altura havia mais background stories das personagens e mais ênfase nos tag teams do que agora. Saudosos tempos do Randy Macho Man, Ultimate Warrior, Bret Hart, Jake the Snake Roberts, Hulk Hogan, Roddy Piper, The Road Warriors, The British Bulldogs, The Hardy Boys, Demolition, The Rockers etc.
Continuei a seguir nos anos 90 com o crescimento brutal da WWE e deixei de ver regularmente por volta de 2005.

The Golden Age… Bret Hart… The best there was, the best there is, the best that will ever be :slight_smile:
Randy, Warrior, Piper, Hawk dos Warrior, British Bulldog, todos mortos…

1 Curtiu

O combate entre o Bret Hart e o Mr. Perfect para o Intercontinental no summerslam de 91 é tecnicamente dos melhores que vi. Gravei muito material na altura nos antigos VHS.

1 Curtiu

O Perfect era fantastico, esse combate e um tratado que devia ser mostrado a todos os putos que estao a comecar…
Mais um que ja morreu… O Curt Henning (Mr.Perfect)… :expressionless:

1 Curtiu

De wrestling tecnico gosto do Chirs Benoit e do Eddie Guerrero

Benoit era um monstro de intensidade e de tecnisismo que trazia muito realismo aos combates, o chamado estilo stiff

Guerrero aliava o estilo tecnico ao estilo luchador e era um gajo carismatico para caraças…

Idependentemente do pessoal eram dois monstros no ringue

1 Curtiu

Overdose de cocaína.
Tinha voltado ao WWE um ou dois anos antes mas foi demitido por se ter envolvido numa luta com o Brock Lesnar numa viagem de avião (Plane Ride from Hell) supostamente podre de bêbado.
Acho que depois foi para o NWA e antes do combate foi encontrado morto com o maldito pó branco.

Eu comecei a ver ainda em 1988 por ai, a NWA com o Ric Flair, mesmo antes do Ted Turner comprar e aquilo se tornar WCW. Claro que só tinha acesso a isso quando ia a um bar com antena parabolica.

Depois tive acesso aos tais sabados de manhã na RTP 2 com o Tarzan Taborda a comentar os programas da WWF por voltar de 1992 e 1993. Ao mesmo tempo, como vivo perto de Espanha, vi o mesmo programa, mas com episodio mais recentes em 1993 e ainda por cima transmitiam um ou outro PPV com semanas de atraso.

Depois veio o vazio até 2004, vi tudo até 2010 que dava na SIC Radical. Agora tenho videos que saquei da WWE Network: programas principais, shows especiais e claro os house shows da altura e PPV desde 1977 até 2000 só para ter um seguimento das storylines.

P.S. Agora lembrei-me que por volta de 1999 o canal DSF no cabo transmitia a WCW. Como eu não percebo alemão, não pegou para eu ver.

1 Curtiu