para os que gostam de experimentar, e se sentem bravos o suficiente para experimetnar um SO ainda em fase pré-beta (ou têm máquinas próprias para isso ;D ), a m$ divulgou ontem (hoje de madrugada) que vai ser possível fazer download duma developer preview do win8, sem activações, e que irá sendo actualizada normalmente (penso que até à versão final, mas isso ainda não se sabe).
eu vou instalar isto num desktop ligado a uma tv HDMI (que é o que tenho mais à mão, tem estado ali a «apanhar pó», visto que uso mais o telemovel e o portatil), mas só amanhã à noite, ou mesmo na 6ª feira.
deposi vou metendo aqui feedback.
isto é absolutamente … esquizofrénico (à falta duma palavra melhor). o windows vai saltando alegremente entre o novo interface (metro) e o desktop «antigo», conforme as aplicações que escolhes.
por exemplo, quando arrancas estás no novo interface, clicas no windows explorer (que, já agora, recebeu o ribbon treatment) e «salta» o desktop tradicional, com o explorer aberto. clicas no icone do internet explorer, e «salta» o interface metro, arrancando com o ie. e vamos andando assim, com ele a decidir conforme a aplicação qual é o interface que deves ver. :o
está bonito isto tá… os utilizadores vão ficar bem confusos. então para saberes quais as aplicações que tens a correr, no novo interface…
Bem, depois de algumas horas a mexer nisto (aproveitei para testar a compatibilidade com as aplicações aqui da empresa para justificar o tempo gasto ;D), e mais uma horita a «brincar» com o sistema, tenho a dizer que… por agora já chega, e a vm vai direitinhoa pró lixo.
Isto não é mais do que o win7 com um interface novo que substitui o botão de start, e corre as aplicações em full-screen, borderless.
Ora isto é muito bonito num telemóvel, onde tipicamente só se usa app de cada vez, até fica bem num tablet (digo eu, que ainda não percebi bem para que raio é que aquilo serve), mas para um pc desktop/laptop/notebook, não faz sentido nenhum.
No interface «metro» não existe visualmente maneira de se saber que aplicações estão a correr, só acedendo ao alt-tab (o que não deixa de ser irónico num tablet sem … teclado), embora existam excepções (algumas apps aparecem se enconstarmos o ponteiro do rato ao lado esquerdo, tal como o desktop «tradicional»). Não se consegue ter duas (ou mais) aplicações a correr side-by-side, o que num ambiente empresarial é muito comum.
Enfim, é ainda um tecnological preview, destinado a tentar «convencer» os fabricantes de software a escrever novas versões das apps para esta coisa… como lhe chamar… bonita? que é o «metro». Quanto a mim, vão falhar. Não acredito que a versão final seja algo parecido com isto, tem que ser muito mas muito melhorada a integração deste interface com o desktop. Como? não sei, felizmente não é uma tarefa minha.
Já agora, e não sei se leram, mas a m$ «baniu» o flash do win8 (à lá iOS). Mas fizeram aquilo de tal maneira que só não funciona se chamarem o ie pelo «tile» do interface novo. se o chamarem directamente via command line ou via taskbar/atalho no desktop, o flash funciona sem problemas. :rotfl:
Como fomos todos lobotomizados o programa decide por nós em vez de sermos nós a decidir por nós próprios…
Eu já sentia algumas nuances deste tipo de comportamento (tratar o utilizador como um imbecil) pela Microsoft na transposição do Office 2003 para o 2007 e do Windows Xp para o Vista.
Os botões passaram a ser maiores, directamente na cara do utilizador e a nossa resposta passou a ser intuitiva, deixámos de ser nós a pensar para a máquina, mas a máquina a pensar por nós… Este conceito é a meu ver muito perigoso principalmente se a máquina quer que o utilizador seja “programado a pensar de uma determinada maneira”.
A Microsoft já foi várias vezes processada no passado por imposição de programas, motores de busca e sistemas…
Hoje parece querer ir um passo mais adiante com a criação de funcionalidades que interagem com o utilizador pelo utilizador, e não são os únicos a ter este tipo de comportamento de imposição e venda de determinado produto/ideia.
Muitos sites tem feito isto de forma bastante subliminar.
Por exemplo: Se gostou de ouvir esta música, também é capaz de gostar desta…
Se comprou este produto, deve ver mais estes…
E depois é a influência uns dos outros, as pessoas começam a programar-se umas à outras, os teus amigos têm facebook tu também tens que ter se não não fazes parte do grupo.
É o espírito de manipulação de massas, as pessoas não são seres racionais livres e independentes são matéria prima para trabalho e consumidores.
se alguem quiser experimentar, é possível instalar e correr o win8 numa pen drive (de 8 gigas ou mais, que o notepad e o paint são grandes comó caraças :o ).