Windows 10

A Microsoft está, neste momento, a fazer uma apresentação live do Windows 10, Windows Phone 10 e outras cenas novas (tipo xBox).

Acabaram de apresentar a cena mais épica dos últimos tempos a nível tecnológico: Windows Holographic

Isto dá pra ver holografos em realidade aumentada, à nossa volta e interagir com eles. Possivelmente, agora vocês estão a pensar o mesmo que toda a gente pensou quando viu o vídeo de apresentação: “muito bonito mas de certeza que não vai funcionar tão cedo”.
E eis que a Microsoft faz uma live demo no palco, com os óculos a funcionar :xock: :xock: :xock: :xock:

Isto é uma imagem da live demo, onde o homem é um holografo que estava a interagir com a pessoa que tinha os óculos:

Depois mostraram a pessoa a mexer em apps só com os óculos, sem pc nem nada do género. Isto foi qualquer coisa de épico. Vejam o vídeo quando puderem.

The future is here.

P.s: 1ª review aos óculos:
http://www.wired.com/2015/01/microsoft-hands-on/?mbid=social_twitter

E uma outra boa surpresa.

“Microsoft’s Windows 10 event is just getting started, and it sounds like the company is eager to make it as easy and cheap as possible for those running older versions of Windows to upgrade. Terry Myerson just announced on stage that, for the first year after Windows 10 launches, any device running Windows 7, Windows 8.1, or Windows Phone 8.1 will be able to upgrade to the latest version of MIcrosoft’s OS — for free.”

http://www.theverge.com/2015/1/21/7866679/windows-10-will-be-a-free-upgrade-for-windows-7-and-8-1-users

Isso inclui Windows, digamos, “não comprados”? :mrgreen:

Podes também “não comprar” o novo :mrgreen:

Eu por acaso tenho uma versão grátis à pala da Universidade, mas não sei como vai ser qnd sair o 10 :frowning:

:lol:

Não me cheira :stuck_out_tongue: … mas por exemplo Windows OEM’s, portáteis de marca, etc, a chave vai servir :slight_smile:

Comprei um portátil com o windows 8 aqui há uns tempos e ia ficar bem chateado se não desse para fazer o upgrade gratuitamente.

Se pedissem 20 ou 30€ pra fazer o upgrade não vinha mal nenhum ao mundo, mas assim garantem que arrancam o Windows 10 com mais de 1biliao de users :venia:

Já agora, com o windows 10 a Microsoft vai meter o mesmo SO em todos os aparelhos: pc’s, portateis, tablets e smartphones. Se a integraçao, como esta agora, já é boa, imagino quando sair o 10 :drool:

Fizeram bem ter esta atitude. Serve para safar o mau feedback do Windows 8. Ao ínicio também não achei grande piada, mas depois com 8.1, a incluir a possibilidade de se entrar automaticamente no desktop resolveu a maior fatia das queixas. E é bastante estável e fluido actualmente.

Eu nunca disse mal do windows 8 nem do 8.1. É muito mais rápido e muito mais user friendly. Basta clicar na tecla windows, escrever o nome do programa, dar enter e abriu. Mas pronto, muita gente não gostou por ser demasiado diferente. Nem tentaram usar (como, por exemplo, a minha namorada -.- )

Qualquer esquizofrénico vai dizer a esta tecnologia… “been there, done that” :mrgreen:

Os óculos, a funcionarem correctamente, vão ser porreiros para jogar jogos de consolas e afins. De resto, não estou a ver a utilidade que possam ter com o Windows 10 no seu uso diário. :inde:

Parece fantástico …

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=aThCr0PsyuA[/youtube]

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=aAKfdeOX3-o[/youtube]

E os highlights da apresentação do Windows 10 e tal …

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=hQXE4_CB3ts[/youtube]

Para o utilizador comum, pouca utilidade vai ter.

Mas, se funcionar bem, vai dar muito jeito a pessoas mais ligadas às artes ou a tarefas que envolvem meter as maos na massa: cirurgiões, mecânicos, etc.

É o futuro. Quando sair a 1ª coisa destas (seja ela da MS ou não) vai ser mt caro e não vai funcionar direito e, passado uns anos, vamos ter disto aos pontapés. Tal como os telemóveis, pc’s, portáteis, smartphones, tablets, relógios “wearables”, etc :great:

Ninguém daqui consegue imaginar o mundo em que as crianças de hoje em dia vão crescer. Em 10 anos isto muda tudo…

Vejo por aí muito optimismo, mas não estou tão certo quanto tu. Os óculos parecem-me estar numa fase demasiado concept e não é certo que vão dar em algo palpável.

Bom Dia.

Eu não sei se os Hololens vão ter o sucesso que prometem, mas tenho poucas dúvidas de que o futuro passará pela realidade aumentada. Pode não ser aqui, ainda. Mas a área a explorar é certamente esta.
Inicialmente para o utilizador comum nem tanto, mas aplica este conceito dos Hololens ás indústrias. Já viste o potencial que isto tem? Pensares num produto,trabalhares e poderes interagir com ele sem ainda o teres desenvolvido realmente? No fundo, é o que engenheiros, desenhadores, etc fazem em computadores hoje em dia, mas com a grande vantagem de interação. Só aí vai permitir reduzir o número de falhas antes de haver grande investimento.
Parece-me uma boa aposta, agora vamos ver para que mercado isto vai pender e como vai evoluir a coisa.

Como developer até estou tentado em explorar a API e pensar numas apps…:slight_smile:

Os oculos são um tech demo claramente, não vejo já como produto de consumo.

Ainda não vi a conferência, mas do meu lado gamer e fan da Xbox gosto da integração entre plataformas.

Hein? Interaccão? Se calhar estou enganado, mas a mim pareceu-me a simples projeccão em qualquer superfície de algo que tradicionalmente só pode ser projectado num ecrã/monitor. O que é trabalhado através de hologramas é também trabalhado em ecrãs/monitores, mas concordo que dá um ar mais cool 8) com os hologramas.

Avaliar falhas em protótipos ainda antes de estarem construídos só consegue ser feito recorrendo a motores avancados de física a nível digital. Isso já é feito hoje em dia (as simulacões de aviões até costumam requerer super-computadores para serem feitas em tempo útil) e os hologramas apenas adicionam a vantagem de poderes andar de um lado para o outro para veres os modelos em 3D ao invés de clicares e rodares em 3D no ecrã/monitor. Mas no fundo é a mesma coisa.

Para os jogos é que é porreiro, porque a sensação de imersão num determinado ambiente virtual é impagável nestas situações.

Para além da projeção, podes também mexer nas imagens com as mãos :wink:

Pois, está certo, mas isso também podes mexer com um rato… ou não? Ou seja, o “mexer” não é exclusivo das mãos, certo? (nem pode ser exclusivo, porque aqui as mãos não são o factor que permite a interaccão, mas sim o software que permite ou não que o objecto sofra a interaccão por parte de um estímulo externo)

Mas e completamente diferente simular uma operação a usar um rato ou a usar as mãos (e tu isso sabes melhor que eu :P)

Eu, que sou um pateta das informáticas, se não tivesse visto o tópico julgava que estavam a falar de sexo.

:great: