Como o jogo prometia, fiquei sentado no meu rico sofa a assistir a mais esta grande final do Wimbledon.
Vou resumir isto por pontos:
1º - Um começo de jogo bastante equilibrado, que satisfazia os meus interesses de assitir a uma excelente partida de Ténis. O primeiro set apenas se decidiu no tie-break, onde por razões obvias (e já passo a comentar) o Federer ganhou. Nadal neste primeiro set, já mostrava uma muito maior á vontade em campo e parecia finalmente estar ao mesmo nivel do Suiço em termos de piso rápido. Os dois jogadores muito fieis ao seu estilo de jogo, com um Federer fortissimo no primeiro serviço e com um “jogo de fundo” algo limitado mas eficaz. Limitado porque a rapidez de processos de Federer quando comparada com a de Nadal é relativamente inferior. O Federer tem a vantagem de ser um verdadeiro “sabedor do jogo” e coloca-se geralmente nos sitios certos, enquanto que o jovem Nadal corre mais e nunca desiste de nenhuma bola. Fica sempre a sensação de que o Nadal se esforça mas verdade seja dita, o Suiço é que está sempre no sitio certo e parece que tem uma movimentação mais reduzida.
2º - No segundo set, Nadal venceu porque fez o break. Dou apenas este juizo de valor porque quem esteve sempre mais perto de fazer o break era mesmo o Federer e não o Nadal. Mesmo assim, com o break já feito tudo se tornou mais facil e bastava garantir o seu serviço que ganharia o segundo set e empatava esta final a 1. Eu como adepto e torcedor de Federer apresentei sempre o meu desagrado em relação a um aspecto que esteve em foco neste set, mas deixo para o 4º que foi uma desgraça na produção do Suiço. Enfim, não há muito mais a dizer o jogo estava equilibrado e foi mesmo o pequenino break que o decidiu.
3º - Como mandam as regras, jogo equilibrado e vitoria do 3º set para Federer, no tie-break. Agora sim explico o porquê de no tie-break, o Federer ter mais hipoteses de poder vencer. Durante grande parte do jogo, o serviço do Federer esteve implacável. O Federer chegava ao 40-0 muito facilmente, descansava um bocadinho e chegava ao 40-30 mas depois lá saia mais um Ás e vencia sem dificuldades. Foi sempre, sempre, sempre assim…Enquanto que no serviço do Nadal, apesar deste nunca ter tremido por ai além, teve sempre mais dificuldades em terminar em beleza e com tranquilidade o seu jogo de serviço. Mais facilmente ganha o Federer um ponto no serviço do Espanhol do que o contrário. Logo, as probabilidades neste tipo de jogo eram superiores e favoreciam mais o Suiço. Comprovado pelas duas vitorias no tie-break. De salientar mais uma coisa, Federer cometia sempre um erro quando se aproximava de Nadal (no jogo de serviço de Nadal). Foi uma repetição constante em todo o jogo, estar 40-30 e quando parecia que iriam empatar, o Federer lá cometia o seu erro. Com isso, aumentou e de que maneira os seus erros não forçados e só não acabou o jogo mais cedo porque esteve mal neste aspecto. O Federer nunca conseguiu um break, a não ser no ultimo set.
4º - Não há muito a dizer, o Suiço enervou-se e exaltou-se. Todos sabemos como é o seu estilo de jogo e era um indicio de que as coisas poderiam descambar. Pessoalmente, aquela bola que acabou por favorecer o Nadal parecia ser mesmo fora mas depois de ser pedido para verificar e ter sido provado que era dentro, fiquei um pouco na duvida. É que na repetição em tempo real, a bola não tocava na linha. Sofrendo assim o break, o set estava praticamente entregue até porque o Federer não conseguia quebrar o jogo de serviço do Espanhol (foi isso que me preocupou sempre). O que é certo, é que o Nadal mesmo lesionado deu um banho ao Suiço neste set. Os serviços do Espanhol pareciam presentes e só mesmo um Federer desconcentrado é que não soube aproveitar aquela “lesão” da melhor maneira.
5º - Chegou, lutou e venceu. Digo chegou, porque ele esteve claramente a dormir no 4º set. Uma vitoria justa mas deixa-me apreensivo:
O Nadal evoluiu bastante no piso rápido e caso o joelho não se tivesse ressentido, se calhar o resultado final poderia ser outro. Cheira-me que o próximo Wimbledon não é do Federer.