WebTorrent Desktop

WebTorrent Desktop – Agora é ainda mais fácil “sacar” torrents

O protocolo Bitorrent é sem dúvida um dos mais populares no segmento dos torrents mas, quando se fala em streaming este protocolo perde predominância. Feross Aboukhadijeh, da Stanford University disponibilizou em 2015 o WebTorrent que até despertou inclusive o interesse da Netflix.

Vamos saber como funciona este cliente de torrentes e as novidades da versão 0.4.0.

Mas afinal o que é o Webtorrent?

Na prática o Webtorrent é um cliente BitTorrent para a Web. Em vez de ser usado com um cliente standalone, o Webtorrent permite que os utilizadores partilhem de imediato os conteúdos, sem a necessidade de instalar ou configurar qualquer aplicação. Este cliente Web é totalmente escrito em JavaScript e usa o protocolo WebRTC para garantir o transporte de dados fiável peer-to-peer.


WebTorrent is the first torrent client built for the web. It’s written completely in JavaScript – the language of the web – and uses WebRTC for true peer-to-peer transport. No browser plugin, extension, or installation is required

Para quem pretender experimentar já o Webtorrent pode fazê-lo através do site instant.io. Basicamente o utilizador só tem de arrastar para a página o conteúdo que pretende partilhar e passar o link, Magnet URI ou .torrent a quem o pretender descarregar.

Sendo um cliente que funciona através da Web, os utilizadores podem facilmente embeber o código numa webpage. Ver aqui os procedimentos. Ao arrastar o conteúdo a partilhar para a página é de imediato criado o torrent.

Quais as novidades do WebTorrent Desktop 0.4.0?
:black_medium_small_square:Suporte para legendas
:black_medium_small_square:Nova página para criação de torrents
:black_medium_small_square:Adicionada a opção “Show in Folder”
:black_medium_small_square:Melhorias substâncias no tempo de arranque (na ordem dos 40%)
:black_medium_small_square:Melhorias ao nível da interface gráfica
:black_medium_small_square:Adicionada uma barra para controlo do volume

O WebTorrent está disponível para Linux, OSX e Windows. Melhor que ler sobre o Webtorrent é experimentá-lo pois certamente vão ficar surpreendidos tal como nós.


No fundo parece ser um Popcorn time no browser em vez de app. Pode dar algum jeito para quem não consegue instalar no PC por alguma razão.

Pelo desenho do protocolo parece não conseguir tirar partido dos outros clientes de torrent normais. Se for assim, e se só der para partilhar entre utilizadores do WebTorrent, fica extremamente limitado. Basicamente não consegue sacar nem partilhar conteúdo com a esmagadora maioria da malta que vão buscar o torrent aos sites que fazem host aos ficheiros .torrent (e link magnet).