Abstive-me consciente e propositadamente de comentários a quente.
Mas…
" Vou ao estádio e não percebo!
Não percebo porque alguém vai ao estádio para assobiar a sua equipa. Se estão no nosso estádio com o cachecol da nossa equipa não era suposto apoiar? Ou só lá estão para bater palmas quando ganham. O Sporting nunca vai ganhar um jogo nos últimos minutos com o apoio do público. Porquê? Simples, porque as pessoas não acreditam. Querem é assobiar e mostrar lenços brancos. Eu também não gosto de perder, mas se estou no estádio e digo que sou daquele clube, é para apoiar e incentivar. Caso contrário, não faz sentido eu estar lá.
É por isto, que só três clubes em Portugal têm muitos adeptos. O português não gosta de futebol ou do seu clube. Gosta de ganhar. Por isso, noutros países os estádios estão cheios com adeptos da própria equipa, enquanto em Portugal apenas enchem (ou nem por isso) quando jogam contra Porto, Benfica ou Sporting. No nosso país basta a equipa ter maus resultados para mostrar lenços, assobiar e/ou chamar tudo aos jogadores , treinador, presidente a às mães de cada um deles. Esta é a grande causa dos estádios estarem vazios. Temos clubes da primeira liga que têm pouco mais de um milhar de pessoas a ver o jogo?!!!?? A contar com apoiantes das duas equipas!
O insulto ajuda quem? Os nossos ou o adversário? É fácil assobiar quando as coisas não estão bem e bater palmar e elogiar quando vencemos. Mas o adepto que gosta de futebol, que aprecia o jogo não pode reagir assim. Ele está lá porque faz parte do espetáculo e é elemento participante no seu clube. Os jogadores adoram ver os seus adeptos a apoiarem-nos. Pior do que aqueles, que saíram hoje do estádio tristes, como eu, estarão os jogadores. Eles estiveram em campo a dar tudo por tudo. De certeza que queriam mais. Não conseguiram mais? As razões de não terem obtido o sucesso vais ser discutido em jornais, em televisões, em conversas ou em blog´s como este durante a semana. De nada vale estar a assobiar lá, na minha opinião só estamos a ajudar o adversário. Se vão ao estádio, ide para apoiar! Se não, fiquem em casa e digam mal aí, com a mantinha sobre as perninhas."
é a conversa da treta do costume. Eu não assobio nunca, a demonstrar descontentamento demonstro após o apito final, mas essa conversa é uma grande treta pois gostava de saber o pais latino onde isso não acontece.
Se calhar era preferível ter era o estádio vazio, sem assobios, como os orcalhões que nem para se isolarem à frente do campeonato após 10 anos a pastar metem mais assistência do que nós na mesma semana a levar pela segunda vez na tromba.
De facto se há coisa a discutir e problema a resolver ele é mesmo … o adepto sportinguista, realmente.
Para mim não é treta nenhuma. Até porque asta atitude no Sporting é recente.
Durante anos afio o estádio, tal como o Veron disse noutro topico enchia-se com o Sporting a jogar sempre arredado da disputa do titulo.
Agora, vê-se como eu vejo do meu lugar, pessoas a assobiar aos 2 minutos um passe falhado por um puto (Moutinho p ex.) que faz o 5º ou 6º jogo sénior no clube.
Tal como vejo passar um jogo a insultar um jogador (e aqui a lista é tão vasta como o plantel) até ele marcar um golo em que passa aser o maior para em seguida ser outra vez uma besta.
E não me intereessa se é latinidade ou não. É ser-se so de quem e quando se ganha.
Quantas vezes não se ouve “ganhámos” quando o Sporting vence e perderam" quando o Sporting perde.
Curiosa uma situação no jogo de domingo - após o 2º golo, cada vez q tocava na bola, hugo era assobiado… a 3ª ou 4ª vez um grande nº de adeptos da central bateu palmas ao mesmo jogador por este, apesar das suas limitações técnicas, ser um jogador do sporting, provavelmente akele q mais sua a camisola e obviamente estar a ser alvo de injustiça por parte dos “assobiadores”… GOSTEI!!!
A verdade é que só apoiamos quando estamos a ganhar, salvo raras excepções.
A intolerância das pessoas perante erros dos jogadores é cada vez maior, e a verdade é que as pessoas gostam é de ganhar. O facto de muitos de nós não assobiarmos, como o Mauras, não invalida que uma maoiria o faça, com efeitos nefastos para a equipa. É uma questão de mentalidade e quanto a isso pouco à a fazer.
Às vezes penso que seria melhor ter no estádio, poucos mas bons, do que muitos que na hora da dificuldade, ainda empurram a equipa mais para baixo.
Os estádios de futebol são os locais ideais, para se poder dizer tudo o que nos vai na alma, que ninguém leva a mal (desde que não entrem nos huhuhuhs). Não é propriamente um cout de ténis.
Uns controlam-se outros não. Não acho que seja desculpa para alguma coisa, nem que seja uma situação recente. Lembram-se do Vidigal?
Eu recordo assobios desde sempre, não vejo esses sinais de modernidade que o psilva refere.
Recordo assobiadelas desde sempre, quando o Sporting não jogava um boi. lembro-me de momentos como o Sporting - Grasshopers ou um jogo em que o robson no final obrigou os jogadores a ficar até sair toda a gente do estádio a ouvir a assobiadela.
Como vêem a assobiadela tb faz falta, embora eu não entre por aí.
Não concordo com o assobiar de jogadores a não ser em raros casos (ex. jardel) mas aceito a manifestação natural de insatisfação face ao desempenho colectivo ou uma substituição.
Isso já foi aqui muito discutido, mal estariam os jogadores de futebol se dependessem dos assobios para condicionar o seu desempenho.
Resta-nos também o desconforto de saber que não foi pelos assobios que o hugo deu as casas que deu. Eles, os assobios à sua pessoa, só chegaram depois, embora repito discorde pq em última análise a culpa não é dele.
Porque é que acham que os assobios são para a equipa ???
Nem sempre são só prá equipa, no sítio onde estive assobiou-se o treinador pelas opções tomadas, eu inclusivé, aliás na substituição do moutinho houve muita gente a sair porque o escândalo era demasiado evidente pra todos, menos pró rato cego do treinador do sporting.
Concordo com o Mauras qdo diz que só se deve assobiar no fim, já o fiz e voltarei a fazer sempre que ache que os jogadores não deram o litro ou qdo vejo o treinador a meter os pés pelas mãos feito burro, da mesma forma aplaudo qdo perdemos e ele dão o litro e acontece, como por exemplo no jogo com o Setúbal em casa.
Meus amigos se vou ao estádio é para apoiar, gritar, vibrar, apitar, etc.
Porque se queixam dos adeptos é que se os jogadores lá vão é pra jogar, senão mais valia ficarem na academia a ver o jogo, o mesmo para o treinador que se vai ao estádio deve ser para escolher a melhor equipa e por os melhores a jogar, senão está lá a mais.
Porque é que acham que os assobios são para a equipa ?????
Tal como no teatro uma pateada pode ser para o encenador ou para o director da companhia. O problema é que quem leva com ela são os mais expostos: o actores.
Eu não sou, antes pelo contrário, contra o “soaristico” direito à indignação! agora acho que há momentos e maneiras de reclamar.
Não consigo injuriar, salvo rarissimas e extremas excepções, quem ostenta o simbolo do clube, tenha categoria ou não para o fazer. Quer se queira quer não, é o clube que ali está.
Também não consigo ser fundamentalista contra os que no fim do jogo manifestam o seu desagrado! Agora revolta-me o insulto e assobio fácil para qualquer jogador do Sporting.
O caso que eu atrás referi, é para mim paradigmático. O Moutinho aos 2 min. foi assobiado!
Tudo isto é muito pessoal e longe de mim tentar ser dono da verdade, agora que me parece que já não apioamos, sobretudo nos momentos dificeis, como faziamos antes do 99/00 parece-me
para mim, é muito simples: se vir os jogadores darem tudo pela vitória, não assobio; contudo, há casos em que eles brincam com os adeptos - e não são poucos… :lol:
também não tenho reparado numa mudança de atitude. Lembro-me de um sporting-famalicão, que estávamos a ganhar 4-0 e que acabámos por ganhar por 4-3 com os tomates na mão. Lembro-me de uma assobiadela monumental no final do jogo.
eu não sou de assobiar e criticar a equipa, se ganho saio todo contente, se perco saio calado. Mas evitar assobios por parte dos sócios é fácil, é só ganhar todos os jogos.
Porque é que acham que os assobios são para a equipa ?????
Convém a alguns pensar assim.
Recordo por exemplo o ano passado, quando aconteceu a cena dos lenços brancos que originou as primeiras ofensas de Dias da Cunha aos sócios do Sporting percebeu-se nitidamente que os mesmos não eram para directamente para Fernando Santos mas sim para TODOS os responsáveis do Sporting.
No entanto é mais fácil, sempre foi e a oligarquia não é excepção empurrar para jogadores e treinador a contestação, recorde-se por exemplo a limpeza dos últimos dois anos de desgraça, o de boloni e o de Fernando Santos: sabendo nós que os treinadores tiveram a sua quota parte não foram certamente os únicos culpados e no entanto foram só eles a levar o chuto, nunca ninguém responsável foi entalado.
Aqui como na questão das garantias pessoais os 10 anos passaram mas o modus operandi é sempre o mesmo.
Há uma diferença do adeptos do Sporting de hoje, do Sporting de há 8 anos atrás por exemplo.
O grande segredo era em parte os jogos se realizarem à tarde. Conheço muito boa gente que não vai aos jogos por estes se realizarem à noite. Se fossem jogos à tarde, o Sporting em vez de lá por 30mil se calhar punha uns 40mil ou mais. E quem é que assobia?
Infelizmente o Sporting não se pode dar ao luxo de escolher os verdadeiros Sportinguistas e os de ocasião. Aqueles que vão quando o clube está na mó de cima, ou quando joga com os grandes. Esses que vivem o Sporting quando calha, assobiam e fazem figuraças. A mim, muitas vezes aptece-me mandar o Ricardo apanhar sabonetes, mas não o faço. Ou assobiar a equipa ou dizer que o Peseiro é lampião. Não. Porque vivo o Sporting desde que me lembro de ser gente. E sei que o MEU CLUBE é mais que um jogo ou que um campeonato. Que é mais que Futebol, que é mais que tudo.
Quando me pergunto isso, geralmente a resposta que vem é “sou alguem que está farto de ver a merda em que o meu clube está metido”, e vai daí salta uma assobiadela. Não é a aplaudir que vão descobrir que estou descontente…
A mim, muitas vezes aptece-me mandar o Ricardo apanhar sabonetes, mas não o faço. Ou assobiar a equipa ou dizer que o Peseiro é lampião.
Ou seja, uma maneira de agir diferente apesar de pensares da mesma maneira dos que dizes serem de ocasião. :roll:
é por isso que Deus nosso Senhor nos deu raciocinio.
pensar, antes de.
E quando se está num estádio e dizemos o que nos vêm à cabeça, se for algo de negativo para o nosso clube passamos a ser adeptos de ocasião, diferentes dos adeptos verdadeiros?
A diferença entres esses adeptos de ocasião e os verdadeiros está apenas na sua maneira de expressar?
Francamente…
Mas nem vale a pena continuar :arrow:
A mim, muitas vezes aptece-me mandar o Ricardo apanhar sabonetes, mas não o faço. Ou assobiar a equipa ou dizer que o Peseiro é lampião.
Ou seja, uma maneira de agir diferente apesar de pensares da mesma maneira dos que dizes serem de ocasião. :roll:
é por isso que Deus nosso Senhor nos deu raciocinio.
pensar, antes de.
E quando se está num estádio e dizemos o que nos vêm à cabeça, se for algo de negativo para o nosso clube passamos a ser adeptos de ocasião, diferentes dos adeptos verdadeiros?
A diferença entres esses adeptos de ocasião e os verdadeiros está apenas na sua maneira de expressar?
Francamente…
Mas nem vale a pena continuar :arrow:
não foi bem com esse sentido…
mas não nos vamos chatear por tal!
já vi que assobias
Bach, claro que não nos vamos chatear por isso.
Não sou dos que assobia, sou mais do estilo de entar calado ou a falar apenas para os lados, ou reclamar sozinho.
De vez em quando rebento e lá sai umas palavras menos proprias para os adversarios, árbitros e até da minha equipa, bato palmas quando é necessário.
Quando acaba o jogo dá para a malta do assobio protestar, mais depressa fico triste ou a resmungar sozinho.
Mas acho apanas que cada um deve ter a sua liberdade de se expressar.
Todos somos diferentes, e isso leva a reacções diferentes.
Apenas não gostos dos extremistas que parece que adoram assobiar, estando à espera que algo corra mal.
Mas esses é outro tipo de adeptos.
Acho que o que está em causa não é o direito à indignação, isso todos têm e então que o coloquem cá para fora.
O que está em causa, e isso é uma estupidez suprema, são os assobios aos 5 ou 10 min de jogo, ou até aos 40 minutos. Isso não ajuda nada a equipa, e CLARO que influencia os jogadores.
Depois, todos os nossos enimigos aproveitam esses assobios para nos atacar. Ficam felizes por os ouvir, por ver os lenços brancos, etc.