Também acho que era mais entusiasmante tirar o RP da baliza, tem muito mais pica jogar sem guarda-redes, e assim a equipa tem que se esforçar mais para não deixar os adversários rematar.
:wall:
Também acho que era mais entusiasmante tirar o RP da baliza, tem muito mais pica jogar sem guarda-redes, e assim a equipa tem que se esforçar mais para não deixar os adversários rematar.
:wall:
Saúdo o tópico criado, acho que já é tempo de começarmos a ter alguma esperança na equipa de futebol. :great:
Todavia, não partilho do mesmo entusiasmo. Neste momento, identifico-me com a posição de vários foristas que falam em expectativa e curiosidade para ver como serão os próximos tempos. Acho que estamos muito mais fortes em termos ofensivos, com a entrada de jogadores como Capel, Jeffren, Rubio, Wolf e o regresso do Izmailov. Mesmo a presença do Elias pode fortalecer a linha mais avançada.
Mas, em termos defensivos, os jogadores contratados suscitam-me alguma apreensão. Não acho que tenhamos um central de grande categoria (quanto mais dois) e o Insua parece-me um jogador mais eficaz a atacar do que defender. Neste início de campeonato, temos uma média de dois golos sofridos por jogo, o que não é de todo exequível para uma equipa que lute pelo título.
Por isso, estou expectante e não vou entrar em optimismos exagerados, até porque os últimos anos são pródigos em situações deste género que não acabam da melhor forma.
Vamos ver.
eu fiquei entusiasmado com muitas das compras que foram feitas .
como ja disse muitas vezes, apesar de não ter votado nesta direcção , reconheço que fizeram um bom trabalho a esse nivel . consegui-se misturar alguns jogadores de " imediato " e " futuro " = rinaudo , elias , capel , jeffren , insua com jogadores de " futuro " = arias , carrillo , wolfswinkel , rubio …
já há muito que não via tanto potencial na nossa equipa . mesmo assim não posso fechar os olhos e dizer que não sinto que ainda houve algumas lacunas que ficaram por preencher . " o central " e " o ponta de lança " acabaram por não vir .
claro que desta longa lista de jogadores se houver uns 3 ou 4 que sejam um “fracasso” … para mim é normal . não se pode estar a espera que duma lista de 16 jogadores … sejam todos rentabilizados . ate porque não podem jogar todos e ainda têm os jogadores que ficaram do ano passado .
não vou chegar ao ponto de dizer que " finalmente tenho entusiasmo a ver os jogos " porque , sinceramente , só senti isso contra a juventus .
o que sinto é esperança de ver as coisas mudar . porque ao fim de muito tempo , há matéria-prima para se jogar bom futebol e … ganhar !
Aqui há dias ouvi num programa, José de Pina dizer que o Sporting teve em coma 4 anos. E realmente olhava para a equipa, e via jogadores do passa para o lado, jogadores de colectivo, mas sem jogadores que fazem a diferença, e que resolvem individualmente o que o colectivo não resolve. Hoje em dia, é caso para dizer: Voltei a ter entusiasmo a ver jogos do SCP!
Eu não díria tanto, mas agrada-me bastante não ter de ver Djaló Postiga e Evaldo sempre a titulares.
Esta equipa é nova, precisa de criar rotinas, acho que da mesma maneira que não podemos exigir muito dela ainda, também não nos precipitemos.
Eu já defendi noutro tópico que este plantel é um dos melhores dos ultimos anos. E tem como grande vantagem ser composto por uma serie de jogadores jovens de grande potencial, prometendo uma equipa forte não só neste mas também nos próximos anos. Falo de RP (23), Insua (22), Rinaudo (24), André Santos (22), André Martins (21), Ricky (22), Cappel (23), Jeffren (23), Rubio (18), Rinaudo (24), Matias (25), Bojinov (25), Carriço (23), Carillo (20).
Depois pela primeira vez em alguns anos, olho para o onze ideal do Sporting e comparo com fcp e slb e individualmente não encontro grandes diferenças.
Na minha opinião RP não deve nada a Helton o Artur. João Pereira não é de forma alguma inferior a Emerson ou Sapunaru. Insua não fica a atrás de Maxi Pereira. No meio-campo Rinaudo e Elias, são uma parelha tão forte como Moutinho e Souza, ou Javi e Witsel. Matias em forma, não envergonha perante Aimar ou Belluschi. Cappel, Jeffren e Izmailov chegam para Nolito, Gaitan, Matic, Varela, Defour ou James. Aliás é de notar que pela primeira vez em muitos anos temos um plantel com internacionais de 5 selecções que lestão no top-ten do ranking da FIFA: Schaars (Holanda), Elias (Brasil), Rinaudo (Argentina), Cappel (Espanha), JP, RP, Andre Santos (Portugal).
A diferença para os rivais reside em dois ou três factores. Enquanto slb e fcp já tem uma equipa, nós estamos a iniciar a construção de uma. Os rivais tem no eixo da defesa duplas mais consolidadas (luisão-garay, otamendi-rolando) ao passo que Rodriguez e Onyewu fizeram em Zurique o 2º jogo oficial. Não há milagres. Por fim, slb tem um goleador comprovado (cardozo) e o fcp tem um desiquilibrador (hulk). Falta-nos provar que Ricky pode ser um substituto à altura de matadores como Acosta, Jardel ou Liedson. Mas até ver Kleber não é superior ao nosso holandes.
Ou seja não sendo um plantel perfeito tem muita qualidade individual e grande margem de progressão para crescer. Falta agora o principal, fazer de um conjunto de jogadores acima da média uma equipa.
A pressão do resultado imediato pode ser fatal, por isso destaco as palavras sensatas de Domingos há poucos dias atrás: “Querem uma equipa para ontem, mas estou aqui para fazer uma equipa para amanhã.”
Vamos por etapas, primeiro ver o Sporting jogar futebol, depois pensar em titulos.
Não consigo ter esse entusiasmo todo que vejo por aqui.
Acredito que o nosso meio campo possa dar um salto qualitativo com a chegada de Elias mas ainda assim parece-me um plantel claramente curto na medida que há jogadores que estão constantemente a contas com lesões e outros e que não são tão mais valias como se quer fazer crer. Não é querer desvalorizar as duas últimas vitórias mas é preciso contextualizar que a da Suiça não é propriamente uma vitória que possa servir de exemplo, no ano passado também fizemos uma fase de grupos da Liga Europa limpinha até ao último jogo e até chegámos a ganhar aquele que viria a ser o campeão francês, e a vitória em Paços é daquelas que sabe muito bem e poderá vir a dar ânimo mas também foi contra 10 (situação que em Portugal será raro voltar a acontecer). Da mesma forma que não entrei em histerismo na pré época e não entrei em depressão com a derrota no jogo de apresentação aos sócios, procuro manter a frieza na análise dos acontecimentos e nesta altura não consigo ver no Sporting uma equipa com a capacidade de asfixiar os adversários como deve ser próprio de um candidato ao título. Mas confesso que se tivesse vindo cá parar um ás de trunfo como um Ricardo Quaresma, um verdadeiro abre-latas, se calhar as perspectivas hoje seriam outras… E aí, com mais trabalho na defesa ao barulho, e a nossa equipa poderia jogar nos olhos com os nossos rivais na nossa luta pelo título!
Não consigo ter entusiasmo…vendo relatórios de contas e assistindo a esclarecimentos daqueles.
Não há futebol que me faça esquecer essas coisas.
Se ganharmos os próximos dois jogos, com a equipa numa clara evolução, ficarei entusiasmado com a equipa de futebol (porque com a direcção é outra conversa). Não se deve passar do 8 para o 80 muito rapidamente.
Inicio Pré-Época: 8
Após jogo com a Juventus: 80
Após jogo de Apresentação: 8
Após torneio em Espanha: -8
Após começo do campeonato: 8
Após duas vitórias seguidas: 80 ? Não pode ser!
Um esclarecimento:
Quando digo que finalmente volto a ter entusiasmo a ver jogos do SCP, isto significa apenas isso mesmo.
Ou seja, significa que tenho bastante interesse em ver o que vai acontecer e que acredito que estamos a construir algo que pode contar para alguma coisa no futuro e no presente do clube. Não significa que acho que já estamos a jogar alguma coisa ou que acredito que vamos ser campeões este ano. Até porque não só não acredito como sei que não vamos.
A questão é que passou a haver motivos de interesse nos jogos do SCP.
Referi-as no meu post inicial.
Dantes, não havia…
Nunca poderiamos ganhar nada de importante com aqueles jogadores.
Não havia espectáculo.
Não tinhamos uma equipa para o presente e nem estávamos a preparar uma para o futuro.
Então, qual é que era o interesse em ver os jogos do SCP?
Agora é diferente.
Agora, não só sinto que temos hipóteses de vir a ter uma equipa como sei que temos jogadores que, a qualquer momento, podem dar espectáculo.
E isto é uma grande diferença!
Concordo %100 com a tua analize!!
Mas infelizmente esquecestes de uma questao muito imprtante !!
A questao do ponta de lanca que os rivais tem e nos nao temos, Duarte Gomes, benquerencas, Xistras etc !!
Nao tenho duvidas com este tipo de pontas de lanca mesmo sendo uma equipa em construcao, estariamos iguais a eles ou porventura a frente!!
E obvio que teria de fazer este reparo!!
:arrow:
e seta para o Strikerr também. Dá-me gosto um tópico destes, é uma autêntica lufada de ar fresco de entusiasmo que vem afastar todo o pessimismo bafiento.
Estou conforme o Strikerr um pouco mais entusiasmado, mercê da saída de 2 dos 3 moscãoteiros e do relegar do 3º para fora do 11 inicial.
E pelos frutos imediatos que produziu.
Mas há muito trabalho pela frente para uma equipa galvanizante. Naturalmente.
Bem, eu já disse isto e volto a referir. Tenho a certeza que Domingos Paciência é o treinador certo, mas para poder mostrar isso precisa naturalmente de tempo e condições.
Ao contrário de outros treinadores, Domingos tem tudo contra ele. Não tem uma boa direcção(nem pouco mais ou menos), não tem a paciência dos adeptos(já estamos há muito tempo sem ganhar para nos dar ao luxo de dar muito tempo a treinador e direcção), não herda uma equipa, não herda um bom trabalho, não herda um modelo de jogo, Domingos não herda nada sem ser um monte de trabalhos. Recebeu um punhado de jogadores, alguns com qualidade, que é a primeira vez que se vêm na vida.
Para além disso, Domingos que se desengane que vai ter jogos fáceis, um ambiente externo favorável ou uma comunicação social meiga, aliás, o próprio já se deve ter apercebido disso mesmo.
Vitor Pereira, por exemplo, teve um jogo complicado em Guimarães. O Porto iria empatar esse jogo, tenho quase a certeza, mas um penalty na altura certa resolveu o jogo, o Guimarães não teve capacidade de marcar um golo(só estava ali para defender o 0-0, tipico de MM). No jogo com o Gil em casa o Porto começou a perder, novamente um penalty e a coisa voltou ao sitio. Ambos os dois lances deixam me bastantes duvidas. O que não me deixa dúvidas é que foram lances importantíssimos e que decidiram as vitorias de Vitor Pereira.
O que teria acontecido ao Porto e a Vitor Pereira ser tivesse empatado esses jogos? O que aconteceria por exemplo a Jesus se perdesse na Feira e empatasse com o Guimarães?
E agora do lado de Domingos, e se o arbitro assinala-se(e bem) o penalty de Ismaily e valida-se(e bem) o golo de Postiga? Que aconteceria ao jogo com o Maritimo se o golo de Evaldo tivesse sido validado? Quero frisar o ponto em que todas as situações que refiro foram decisões ERRADAS do arbitro. Será que existira este mesmo clima de desconfiança em relação a Domingos? Com mais uma vitória, e (pelo menos) um empate é legitimo dizer que o Sporting estaria mais forte, mais consolidado?
Eu sinceramente acho que sim. Se calhar com um bocadinho mais de justiça e de verdade, este entusiasmo de que se fala neste tópico teria vindo mais cedo, a cs e a manada idiota de comentadores teria baixado à mais tempo as orelhas e hoje Domingos entraria em Alcochete com mais calma, mais tranquilidade e o Sporting teria hoje dado mais passos em frente rumo ao sucesso. Se errar é humano, erra sempre para o mesmo lado já não o é. Não me lembra de ver quer Porto ou Benfica terem perdido um titulo de campeão graças a um erro de arbitragem, não me lembro igualmente de terem perdido uma taça da mesma maneira que perdemos a taça de cerveja. E como esses, outros erros que foram cometidos em nosso prejuízo, que nunca foram em prejuízo de Porto ou Benfica.
Onde eu quero chegar, e que muitos foristas daqui já chegaram, é que a ninguém interessa um Sporting forte e ganhador de títulos. A ninguém interessa que o Sporting entre no rumo certo, que tenha uma direcção forte e uma equipa igualmente forte e ganhadora. Nem Porto, nem Benfica querem que nos lhe façamos frente e vão fazer de tudo para que isso não aconteça. Tudo o que estes dois poderem fazer para nos por ainda mais frágeis, mais no fundo e mais desanimados, vão fazer, até que não reste nada de jeito do Sporting.
Domingos percebeu que isto não é o seu braguinha engraçado, que até tem piada lutar pelo titulo porque toda a gente sabe que nunca mais conseguem fazer feito igual. Aqui é o Sporting, Domingos já viu que mal comece a dar os primeiros sinais de equipa forte e consistente, começaram a aparecer os penaltys mal assinalados, os cartões inexplicáveis, os golos mal anulados, as criticas, a cs idiota cega etc etc etc.
No entanto, e para finalizar. Somos uma massa adepta que é capaz do pior, mas que somos capazes de muito muito muito melhor que tripas ou encornados. Se Domingos formar aqui uma equipa guerreira, pronta para ir para a guerra e com grande alma e coração, terá seguramente uma enorme onda verde que irá arrasar com qualquer boi preto ou presidente flautulento que apareça à frente.
Tenhamos noção da guerra que temos pela frente para voltarmos a ser grandes, tenhamos noção de que podemos vencer se nos mantivermos unidos.
O SPORTING ESTÁ DE VOLTA
SL
A grande diferença está em nos faltar uma dupla forte como Rolando - Otamendi/Luisao - Garay
Uma estrela ofensiva que dê muitos golos - Cardozo/Hulk
Um desiquilibrador como - James/Gaitan - aqui temos o Izmailov mas nunca a 100%, será o Capel/Jeffren?
Excelente post Striker!
Acrescento ainda, que voltei a GOSTAR dos jogadores do SCP. Por exemplo, depois da saída do Liedson fiquei a olhar para o plantel e dei conta de que não idolatrava ou admirava qualquer jogador. Actualmente tenho Rinaudo claramente num altar, mas tenho o Wolfswinkel, tenho o Elias, tenho o Insua, tenho o Capel, tenho o Rubio como jogadores que admiro imenso, gosto deles, nutro simpatia por eles.
Subscrevo inteiramente, Strikker e Nuno Lapa :arrow:
Na minha opinião, não tivessemos nós começado tão mal , e já tivessemos uma equipa, este poderia ser o nosso ano… Assim é dificil. E não pelos ultimos dois jogos ,mas sim pelo plantel, como o strikker falou e pelas prespectivas de futuro.
Meus amigos, colocando a hipocrisia de lado e sendo completamente franco com todos, como tento sempre ser: nunca deixei de ter entusiasmo a ver o Sporting, a sentir o Sporting ou a falar do Sporting e o verdadeiro Sportinguista nao pode ser aquele que so se lembra do clube quando vence e joga bem. Ha epocas melhores, outras piores, mas nao deixo de ficar ansioso e esperar pelos jogos do Sporting com toda a vontade para ir aos estadios quando posso e ficar a ver na tv quando tem de ser.
E ias para os jogos com exactamente o mesmo sentimento que vais agora? Ou por outro lado, nos últimos tempos ias para os jogos já sabendo de antemão que o Sporting iria fazer (mais) um jogo sofrível em termos de qualidade e com mais ou menos 50% de hipótese de ganhar?
Eu também partilho do sentimento do tópico. Pelo que acabei de dizer. E não é por o Sporting ter ganho os últimos 2 jogos e o Wolfswinkel ter marcado 2 golos. É sim porque finalmente vejo fora do clube (ou do 11) jogadores que não davam nada ao clube e que ainda assim, passavam os treinadores mas os jogadores mantinham-se e assim era impossível mudar a mentalidade perdedora que se vinha instalando no clube.
Não concordo quando se diz que devíamos ter comprado apenas meia dúzia de jogadores de inquestionável qualidade ao invés de comprar 16 jogadores em que alguns são de qualidade (potencialmente) duvidosa. Eu acho que era mesmo preciso contratar muitos jogadores para poder mandar embora esses tais jogadores que falei no parágrafo anterior e não ficar com o plantel curto. Era mesmo preciso os jogadores sairem do clube e não apenas passarem a ser suplentes ou não-convocados.
De dizer que as minhas expectativas quanto a esta época em nada têm a ver com saídas, é mesmo com a qualidade de algumas entradas… que previsivelmente permitirão à equipa ser mais competitiva. Aliás, se para algumas dessas saídas não houvessem alternativas melhores, qual seria o fundamento das mesmas? Pergunto porque quero mesmo saber.
Outra coisa terão sido as opções do treinador, porventura não terão sido as melhores.