O [b]prestigiado[/b] treinador Português, [b]José Couceiro[/b], chegou ontem a um acordo com o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, - que foi esta sexta-feira ratificado em reunião de Direcção - para, integrado na estrutura técnica nacional das selecções profissionais, vir a ser, nos próximos dois anos, o Treinador Nacional da formação Sub-21.Directamente ligado com o Seleccionador Nacional, Luiz Felipe Scolari, o objectivo imediato de José Couceiro será o de apurar a Equipa das Quinas para os play-offs do Campeonato da Europa de 2007, a realizar na Holanda. Os Sub-21 lusos irão defrontar, já em Setembro, as representações da Letónia (dia 1) e da Polónia (5), em jogos fundamentais para a qualificação lusa. Recorde-se que a Selecção Nacional Sub-21 encontra-se no primeiro lugar no ranking europeu da UEFA para a disputa deste Campeonato da Europa.
Contactado pelo fpf.pt, José Couceiro mostrou-se feliz com este novo desafio na sua carreira. “Recebi o convite da Direcção da Federação com enorme satisfação. É sempre um motivo de orgulho trabalhar em prol do Futebol Português e, em especial, das Selecções Nacionais. Este foi, aliás, um dos motivos que me levou a aceitar o convite que me foi endereçado. A outra razão que pesou na minha decisão prende-se com o facto de ter a oportunidade de integrar uma equipa que tem vindo a obter excelentes resultados e que é liderada pelo actual Seleccionador Nacional [Luiz Felipe Scolari]”, explicou.
Não tendo como tarefa exclusiva a responsabilidade técnica dos Sub-21 lusos – uma vez que as suas funções na estrutura do futebol profissional da FPF serão mais amplas –, José Couceiro apresenta já ideias muito firmes em relação à campanha que os ‘Esperanças’ portugueses terão pela frente na fase de qualificação para o Europeu da categoria de 2007. “O quadro competitivo do Campeonato da Europa vai viver um período de transição, sendo, esta época, mais difícil alcançar a qualificação para a fase final, pelo que é possível que grandes selecções possam ficar de fora do Europeu, algo que não queremos que aconteça com Portugal”, prosseguiu.
José Couceiro tem noção do papel mais abrangente que possuem as formações Sub-21. “As equipas de ‘Esperanças’ têm, também, como função fazer chegar os seus jogadores à principal Selecção Nacional. É, no fundo, um estágio final para chegar à formação de topo. Agora, é obviamente muito mais importante aliar a formação dos atletas à conquista de vitórias”, rematou.
A Direcção da FPF aproveita esta ocasião para manifestar o seu apreço pela colaboração deste promissor e jovem técnico Português, que já deixou claras demonstrações da sua competência, honestidade e mais valia, desejando-lhe as maiores felicidades.
:shock: :?