Voleibol - Séniores Masculinos - Época 2021/2022

De todo, a secção continua claramente ao abandono.

De todo, acho que vamos ter melhor equipa que o ano passado. Só no facto do nosso principal central não ser um lesionado crónico é logo um upgrade.

Não digo que não sejamos mais fortes. Sendo racional, difícil era não ficar.

O que disse é que não me parece que fiquemos assim tão mais fortes. Ou seja, ok, talvez já dê para chegar à final do Campeonato. Mas para discutir o título parece muito improvável, pelo que se vai sabendo.

Bem, já que pedes tão especificamente, eu posso fazer-te em relação a ambos os casos:

O Benfica tem um investimento completamente fora do contexto nacional. Nós só tivemos maior investimento que eles em 18/19 quando, depois de sermos campeões, praticamente se triplicou o orçamento, numa estratégia que eu critiquei bastante. Não sei se queriam que o Hugo Silva ganhasse a Challenge ou se fosse a Liga dos Campeões, mas a verdade é que nem chegámos a tentar a qualificação para a Champions (até hoje nao sei porque), e nao ganhamos a Challenge porque levamos com o Monza que seria sempre melhor que nós. Nunca na vida deviamos ter feito o que fizemos em 18/19, mas isso não interessa agora.

Como te estava a dizer, o Benfica tem um investimento no voleibol quase semelhante ao do PSG na Liga Francesa, nem vale a pena entrar por aí. Não estou a avaliar isso positiva ou negativamente, é apenas um juízo de facto. Eu não defendo que o Sporting deva fazer isso, acho que deviamos aumentar o orçamento em 20/30%, mas não naquele nível. E a formação também nos faz falta.

Plantel a plantel, eles este ano têm uns reforços interessantes, e tem piada que iam cortar 20%, mas com o Vieira a ficar de rabinho apertado, acho que até acabaram por aumentar ligeiramente, em especial porque têm 4 opções válidas para zona 4 e central, antes nao tinham, a 4 opçao era o Afonso Guerreiro e o Sinfrónio, que era só para treinar, agora não, todos podem jogar. Só nos opostos cortaram um pouco, o Theo Lopes é um jogador muito bem pago, e arranjaram um finlandês em inicío de carreira, que não ganha tanto como ele.

Se fizer posição a posição, eles na zona 4 são muito mais fortes. Têm o melhor jogador do campeonato na minha opinião, o Rapha, que é um zona 4 finalizador, têm 2 belissimos zonas 4 que recebem bem e atacam bem, Japa e Andre Lopes, e agora vao buscar o Pablo Natan, que pode crescer no ataque à rede. Nós temos jogadores de recepção e um miúdo para ajudar nos treinos.

Centrais, acho que este ano vamos estar melhores, mas eles também têm 4 opções validas, nós 3, alem de 3 dos centrais dele já conhecerem o Violas há muitos anos e isso faz diferença no entendimento distribuidor/central. Aí tambem ganham.

A oposto, tudo depende da valia do Nikula, que eu não conhecia, e se ele for melhor que o Masso, que eu gosto. Acho o PV melhor que o Hugo Gaspar. Aí temos ligeira vantagem.

Na distribuição, para mim Gelinski e Violas são ela por ela, com a vantagem do Tiago Violas jogar com os mesmos há anos, isso ajuda bastante. Há tantas bolas que ele já faz de olhos fechados. O Westermann é um jogador com potencial neles, o Frederico Santos eu não conhecia bem, por isso acho que na distribuição está igual com eles ligeiramente melhores porque nao conhecia o Fred.

Nos líberos ganhamos nós por quantidade, Gil e Fidalgo são 2 opções muito boas, um recebe e o outro defende. Eles só têm o Ivo Casas, que por sinal para mim é o melhor libero portugues, ainda longe do Fidalgo, porque o Ivo é muito completo. O segundo libero deles, o Bernardo, praticamente não joga. Eles têm a melhor opção, nós temos mais qualidade geral. Aqui ganhamos nós

Como podes ver, eles são mais fortes, daí não ser justo comparar com eles.

Já em relação ao nosso plantel de 20/21:

Nos zonas 4 seremos melhores, Rojas era explosivo mas baixo para a posição, Renan era muito irregular, Vinha só para treinar, porque 1,84m de zona 4 ajuda muito pouco. O Leon é bem mais consistente que o Renan, o Tiago Pereira recebe bem, o Cavalcanti para mim melhor que o Vinha.

Nos centrais, o Tiago Barth é o grande upgrade, vai ser dos nossos melhores jogadores para o ano, podem escrever. O Levi era bom mas a lesão não dava para mais. Depois, há o factor Helio Vs Gallego. O Helio era melhor mas acho o Gallego com capacidade para ser melhor. Aqui está ela por ela, mas agrada me bastante que o nosso principal central nao tenha problemas físicos.

Nos opostos, PV mantém-se, e acho o Masso melhor que o Saliba. Eu defendi bastante a contratação do Saliba em 2020, mas desapontou-me um pouco, acho que a distribuição nunca se entendeu muito com ele, andam a fazer-lhe passes como se fosse um destro e ele tinha muitas vezes de rodar o ombro a ultima da hora e acabava por falhar. Ainda assim, acho que podia ter dado mais. O Masso é mais explosivo, salta mais, e pelo menos a distribuição nao vai ter de se adaptar a um canhoto, porque ele é destro.

Na distribuição, no passe, frieza, psicológico, o Gelinski é melhor que o Canhoto. Perdemos no serviço, mas ganhamos no resto. Em relação ao Maia, não posso comparar com o Fred já expliquei porquê, embora eu já seja apologista da saída do Maia desde 2019 para aí, porque precisamos de um distribuidor que dure o jogo todo e que não seja lento na deslocação, embora o Maia tenha umas mãos de ouro (ainda assim, acho que neste ano já esteve “pior”), o voleibol não é só passe. Nao posso fazer a comparação directa.

Nos líberos, tudo igual.

Claro que tudo isto vale o que vale no papel, mas é a minha opinião. O ano passado sentia que estavamos melhor em relação a 19/20, e a verdade é que ganhamos a Taça.

5 Curtiram

Para isso o orçamento teria de aumentar 20/30%

TIAGO BARTH REFORÇA VOLEIBOL

Por Sporting CP
23 Jul, 2021

VOLEIBOL

Central brasileiro de 33 anos

Tiago Barth, central de 2,09 metros, é mais um reforço para a equipa principal de voleibol do Sporting Clube de Portugal.

Em declarações ao Jornal Sporting , o brasileiro de 33 anos revelou-se “muito feliz” com a mudança para Alvalade, acrescentando: “É a realização de um sonho e estou muito ansioso para poder conhecer o Clube e os meus colegas o mais rápido possível”.

Com um longo historial no voleibol brasileiro e uma época na Argentina, o Sporting CP será a sua primeira experiência europeia e as indicações sobre Portugal são as melhores, admitiu. “Sempre tive o sonho de jogar na Europa. Em 2007 tive a oportunidade de conhecer Portugal, quando aí estive com a selecção brasileira, e gostei muito do país. Fui muito bem recebido e, por isso, acredito que me vou sentir em casa. Quando recebi esta proposta não tive dúvidas em aceitar", sublinhou o experiente central, que já conhecia o emblema Leonino e o acompanhava, devido às amizades que vai reencontrar no plantel de Gersinho. “Estou muito feliz por agora poder também participar”, acrescentou.

Com 2021/2022 na mira, Tiago Barth chega com o objectivo de “alcançar o primeiro lugar” e acredita que vai encaixar bem na “equipa bastante competitiva” que está a ser montada pelos Leões. “Sou um jogador muito dedicado nos treinos e nos jogos. Vou dar sempre o meu máximo e acho que posso acrescentar muito à equipa, tanto na parte ofensiva, como em termos de união”, enalteceu, antes de se dirigir aos adeptos: “Quero dizer a todos os Sportinguistas que estou muito feliz por poder ser jogador do Clube. Vou dedicar-me ao máximo e fazer o meu melhor para honrar esta camisola e trazer muitas alegrias aos adeptos. Espero ver todos em breve nas bancadas, a apoiar-nos e a vibrar connosco”.

1 Curtiu

Este sim, o nosso melhor reforço.

Começa logo pela estatura, 2,09m, mais centimetros na rede, jogador muito completo.

Muito forte a atacar, aquele braço chega bem alto, além de ser bem eficaz no último toque, não costuma ter muitos erros não forçados, remate potente. O serviço é em suspensão, bem forte, isso é que me surpreende nele porque normalmente um central destes serve em andorinha. Serviço diferenciado.

No bloco também é muito bom, e nisso não há duvidas, porque além de ser alto, desloca-se bem ao longo da rede e lê bem o jogo.

O resto, o CV fala por ele. Upgrade em relação ao Levi que foi bem importante (basta lembrarem se da final da Taça), quanto mais não seja por ter joelhos saudáveis.

2 Curtiram

Bem vindo mano.

Não sabes certamente no que vieste meter.

Lol

É um pouco difícil acreditar nisto.

:frowning::grimacing::pensive:

Precupa-me mais esta:

quem é que andou a enganar o rapaz? :joy:

Nao precisas de acreditar. Eu não estou a dizer que eles têm um orçamento louco, estou a dizer que têm o dobro do orçamento do concorrente directo

Igual ao do psg?

PSG no futebol, na Ligue1, tem o dobro de orçamento em relação a concorrentes directos. Aqui igual

Sabes que o homem entrou ao serviço. Tem de vender o peixe… É isso e termos gasto o triplo de um ano para o outro… Passar de quase 600 mil para o triplo… Acredita quem quer… Os R&C não acreditam…

Mas a época é de lançar uma narrativa… por isso depois de quase um ano desaparecido é N posts.—

EDIT: Meu amigo @anon17681524 se queres falar comigo falas aqui, porque insultos parvos noutras redes de gaitos betos como tu não os permito sem ser aqui…

2 Curtiram

É melhor estares caladinho porque se achas que sou desses estás muito enganado. Mas se quiseres vens dizer-me isso na cara. Não dependo de ninguém nem devo nada a ninguém.
SL

@Alexandre10 Desculpa lá mas eu não vou tolerar estas cenas. Escrevo aqui de livre vontade, partilho o que sei e meto várias coisas de interesse comum no fórum. Não estou para estar a levar com estas piadas que “entro ao serviço”, que estou ao serviço de direcções ou outras coisas.
Se é para isso bazo do fórum outra vez e apago a conta.

Basta ver o que escreveste sobre o triplo do orçamento… Uma mentira pegada que eu mostrei aqui…

1 Curtiu

Estou a falar aqui. Vens dizer isso na minha cara. Era só o que mais faltava, não te conheço de lado nenhum para vires com estas merdas