Ser for mesmo bom, para libero, até metro e meio chega…
Cá está
Falta anunciar quem? O francês?
Oposto brasileiro também
Cubano*
Jonas Aguenier - Sporting - Ficha e Estatísticas do Jogador - zerozero.pt
Mário Quesada - Sporting - Ficha e Estatísticas do Jogador - zerozero.pt
Quesada tem 20 anos e 206 cm💪
Jonas Aguenier é Leão
Por Sporting CP
10 Ago, 2024
Internacional francês de 32 anos tem como objectivo “conquistar títulos”
Jonas Aguenier é mais uma cara nova para a equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O central francês, de 32 anos e 2,02 metros de altura, representava os italianos do Pallavolo Libertas Brianza e chega agora a Alvalade para ser mais uma opção às ordens do técnico João Coelho para enfrentar a temporada 2024/2025.
No momento da apresentação de Leão ao peito, o experiente jogador disse sentir-se “muito feliz”, até porque vestir a listada verde e branca foi um desejo do próprio.
“Escolhi o Sporting CP. Queria vir para cá e estou feliz por o Clube também me ter querido. Foi a primeira vez na minha carreira que as coisas aconteceram assim, normalmente espero pelas ofertas e depois escolho, mas desta vez disse ao meu agente que queria vir para cá e sinto-me um sortudo por estar aqui”, disse o atleta.
Durante a carreira, Jonas Aguenier passou pelos franceses do Nantes RMV, AS Cannes e Chaumont VB 52 – conquistando a CEV Challenge Cup e a Liga em 2016/2017 por este último emblema -, seguindo depois para Itália, onde vestiu as cores de Monini Marconi Volley, Verona Volley e Pallavolo Libertas Brianza. Agora, não esconde a satisfação por poder vir para Portugal e abraçar este novo desafio.
“Estive sete anos em França e estava um pouco cansado de jogar no mesmo país, sendo que depois aconteceu o mesmo em Itália. Pensei em ficar lá mais algum tempo, mas quando tive a possibilidade de mudar de país decidi vir para aqui e felizmente recebi esta oferta do Sporting CP. O Clube é espectacular”, elogiou.
O internacional francês, que venceu o Campeonato da Europa em 2015, considera que o principal atributo que poderá acrescentar à equipa é a sua “experiência”.
“Tenho 32 anos e vou para a 15.ª época enquanto profissional. Além disso, joguei num nível muito alto com a selecção francesa e na primeira divisão em Itália. Acima de tudo, sou um jogador resiliente e calmo. Nos momentos mais difíceis gosto de esperar que o adversário fique cansado para depois poder lutar até ao fim”, frisou.
Mesmo tendo admitido ainda saber pouco sobre o campeonato português, Jonas Aguenier está entusiasmado por começar a jogar e tem como foco ganhar troféus.
“Conheço alguns jogadores que estão cá e é uma nova aventura para mim, estou aqui para descobrir. Além disso, quero conquistar títulos, sinto falta disso. Ganhei muitos troféus, mas desde que fui para Itália não conquistei mais nada, portanto sinto falta disso. O principal objectivo é conquistar o máximo possível”, sublinhou.
As primeiras impressões no novo clube não podiam ter sido melhores, assim como as conversas iniciais com o técnico João Coelho, que foi crucial para a sua vinda.
“A primeira pessoa com quem falei foi o treinador, foi uma das principais razões que me fez vir para cá. Gosto de ter uma boa relação com os treinadores e temos a mesma filosofia em relação ao voleibol, o que é muito importante. Já conheci também os meus colegas de equipa e estou feliz, temos um excelente grupo”, disse.
Apesar de ter acabado de chegar, o mais recente Leão já sabe o que esperar no Pavilhão João Rocha e está ansioso por poder entrar em campo pela primeira vez.
“Vi os últimos jogos da temporada passada através da televisão e o ambiente é espectacular. Também vi alguns vídeos que o staff me enviou e mal posso esperar por experienciá-lo. Além disso, já conhecia o Clube pelo futebol e vou aproveitar para tentar descobrir as diferentes modalidades do Clube”, garantiu o francês.
A fechar, Jonas Aguenier reforçou a vontade que sente de iniciar a temporada ao serviço do Sporting CP e de ter o primeiro contacto com os Sportinguistas.
“Mal posso esperar por conhecer os adeptos. A época vai ser longa, temos muitos jogos e troféus para disputar e espero que tenhamos o Pavilhão João Rocha cheio o maior número de vezes possível para que no final todos possamos ficar felizes”.
Boas movimentações estas, anteciparmo-nos ao Benfica no recrutamento de jovens, ainda para mais da zona de Lisboa.
Zona 4 do Oeiras, 2007, Internacional jovem.
O caminho tem que ser este. Não faz qualquer sentido termos modalidades com portugueses só no passaporte ou nem isso As equipas têm que servir para fomentar as modalidades e o deporto nos jovens e melhorar o nível nacional. Se for só para contratar estrangeiros e alguns de qualidade duvidosa mais vale estarem quietos.
Foto João Pedro Morais
Dia 1 da nova época para os Leões do voleibol
Por Sporting CP
12 Ago, 2024
Exames médicos e primeiro treino deram início a 2024/2025
A bola já começou a sobrevoar a rede no Pavilhão João Rocha. A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal está de regresso e já começou a nova temporada. Como é habitual, o primeiro dia de 2024/2025 foi preenchido, pela manhã, com os indispensáveis exames médicos e, já durante a tarde, deu-se o primeiro treino às ordens de João Coelho, que vai liderar os Leões pela terceira época seguida.
Já com seis caras novas, nomeadamente Edson Valencia (oposto), Yurii Synytsia (distribuidor), Nicolás Perren (líbero), Alejandro Vigil (central), Jonas Aguenier (central), e Pedro Abecasis (zona 4), o plantel verde e branco reuniu-se, primeiro, na Clínica CUF Alvalade antes do regresso à acção em campo.
À margem da necessária bateria de exames, o capitão Tiago Pereira foi o porta-voz inicial do grupo e garantiu que a equipa só pensa em “entrar na época com toda a garra”, apontou.
“As férias foram boas para relaxar e estar mais presente junto da família. Agora, é hora de voltar a focar muito no voleibol e no Sporting CP”, reconheceu. Por sua vez, além de destacar um “orgulho enorme” por iniciar mais uma temporada de Leão ao peito, Tiago Pereira realçou também que as primeiras sensações junto da versão 2024/2025 da equipa são “muito positivas”.
“É o meu quarto ano no Sporting CP e julgo que é a época em que conseguimos manter mais jogadores. Torna tudo mais fácil para que os jogadores que chegam percebam a dinâmica e o dia-a-dia na equipa. Conseguimos manter uma base boa e esperamos que, com os reforços, possamos fazer novamente uma boa época”, traçou o capitão Leonino.
O espírito de grupo criado revelou-se um dos motivos do sucesso da última época, onde os Leões voltaram aos títulos, levantando a Taça de Portugal, além de terem disputado o Campeonato Nacional até ao fim. O bom grupo conseguido é algo que “sai naturalmente”, considerou Tiago Pereira, apostado em fazer com que o Sporting CP, partindo dessa base sólida, possa dar um passo em frente em termos competitivos já em 2024/2025.
“O Sporting CP entra para vencer em todos os jogos e em todas as competições. É isso que vamos tentar fazer esta época”, atirou o zona 4 de 32 anos, que não esqueceu também o papel dos Sportinguistas rumo a mais uma época: “O ano passado tivemos uma época em crescendo, não só da nossa parte, mas também no apoio dos adeptos, por isso queremos que este ano continue. Que encham o pavilhão e nos apoiem ao longo de toda a época”.
Já durante a tarde foi a altura de voltar ao trabalho propriamente dito, no Pavilhão João Rocha. Antes do primeiro treino de 2024/2025, o internacional checo Jan Galabov, que é uma das peças que continua de verde e branco, não escondeu que “é muito entusiasmante estar outra vez a começar”.
“No ano passado, tivemos muita química, foi talvez um dos melhores ambientes que já vivi na minha carreira. Agora, queremos replicar isso e, porque não, ainda melhor”, projectou o zona 4 de 28 anos, que chegou ao Sporting CP em 2023/2024.
Posto isto, Jan Galabov tem bem presente o que significa chegar e dar os primeiros passos de Leão ao peito, por isso prometeu desde logo “dar o máximo” para ajudar os seis reforços que já fazem parte da equipa.
“Ainda é cedo, estamos a começar, mas está a ser muito tranquilo. Os recém-chegados percebem tudo, não há barreira linguística praticamente, são muito profissionais e, por isso, espero um nível muito bom nos treinos e nos jogos também”, perspectivou, passando a traçar a ambição verde e branca para a época que se avizinha.
“Diria que podemos ir mais longe nas competições europeias. Na época passada, tivemos azar com o VV Monza, mas este ano pode ser promissor. Depois, claro, queremos ganhar todos os troféus possíveis, porque este é sempre o objectivo no Sporting CP”, enalteceu o internacional pela Chéquia, que já espera voltar a contar “em breve” com o apoio dos adeptos “neste bonito pavilhão”, acrescentou.
Por seu turno, o reforço Edson Valencia também falou com os meios de comunicação do Clube. De volta a Portugal, onde venceu uma Supertaça em 2022 com a AJ Fonte do Bastardo, o novo oposto dos Leões revelou-se “muito feliz, confortável e com boas sensações”, referiu à margem da primeira sessão de trabalho.
O experiente venezuelano de 36 anos é uma cara nova na equipa, mas nem tudo é uma novidade para Edson Valencia, que chegou e admite sentir-se já “como em casa”. “É um grupo de trabalho sensacional e não me surpreende. Já trabalhei antes com o professor [João] Coelho e também já tinha jogado com o Armando [Velásquez] em Portugal, mas agora é diferente. As primeiras sensações são muito boas, o Sporting CP tem uma boa estrutura e sinto que podemos trabalhar da melhor maneira”, disse sobre o início da sua aventura de verde e branco, onde quer também “envolver muito os adeptos”.
E com a pré-época já em andamento, o oposto reconhecido pela sua potência no remate e no serviço revelou-se “pronto” para trabalhar sob uma liderança que já conhece, bem como para emprestar aos Leões a sua personalidade “lutadora, engraçada e muito competitiva”.
“O início é sempre um pouco mais físico, porque a ideia é, ao longo do campeonato, manter [o nível] a nossa performance”, justificou Edson Valencia, realçando: “Temos jogadores muito fortes, habilidosos e com boas condições, por isso vamos ter essa luta positiva, diária, constante, em tudo. Quando há uma competição saudável é um bom incentivo para melhorar”.
Para os Leões do voleibol, 2024/2025 já começou e tem as primeiras metas definidas. Antes do arranque da Liga, agendado para o início de Outubro, o Sporting CP disputará o primeiro troféu da época, a 29 de Setembro, na Supertaça frente ao SL Benfica. Até lá, seguem-se várias semanas de muito trabalho.
Foto João Pedro Morais
Pedro Abecasis vai evoluir de Leão ao peito
Por Sporting CP
12 Ago, 2024
Zona 4 de 16 anos junta-se à equipa principal
Pedro Abecasis é mais recente contratação da equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. Com apenas 16 anos, o já internacional sub-18 por Portugal chega do CV Oeiras para integrar, em 2024/2025, o plantel orientado por João Coelho e ser uma aposta também de futuro de Leão ao peito.
Na sua apresentação como reforço, o jovem Pedro Abecasis revelou-se prestes a cumprir um sonho. “Foi o meu pai que recebeu a notícia e quando me contou fiquei muito feliz. O Sporting CP é o meu clube desde criança, gosto muito de o acompanhar, também no voleibol. Sempre quis vir para aqui. Estou muito feliz”, realçou em declarações aos meios de comunicação do Clube.
Já sobre a possibilidade de trabalhar bem de perto com a equipa principal verde e branca, o zona 4 mostrou-se “bastante entusiasmado” e pronto para “aprender muito como jogador e como pessoa”. “Quero muito trabalhar com estes atletas, que têm um nível de profissionalismo muito grande”, acrescentou.
Desejoso também de jogar no Pavilhão João Rocha, Pedro Abecasis não escondeu que ter o apoio dos Sportinguistas será “um sonho realizado”.
De seguida, o jogador de apenas 16 anos apresentou-se, abordando o seu curto mas promissor trajecto no voleibol, modalidade com a qual tem uma forte ligação familiar.
“Passei por muitos desportos, mas o meu pai tinha jogado voleibol e, como também sou alto, achei que podia ser o desporto indicado para mim. Comecei a jogar no CV Oeiras, que era o clube do meu irmão mais velho e onde o meu pai também jogou. Comecei um pouco tarde, com 13 anos, mas passado um ano consegui evoluir bastante e fui para a selecção sub-17. Foi a partir daí que percebi que queria fazer disto a minha vida e estive lá [no CV Oeiras] mais dois anos a aprender com grandes pessoas e com um grande treinador”, considerou em retrospectiva, afiançando, por sua vez, a sua “enorme paixão” pela modalidade.
“Gosto muito de treinar e desde que fui para a selecção tem sido uma das coisas mais importantes da minha vida”, assegurou Pedro Abecasis, que se definiu ainda como “um jogador muito esforçado nos treinos e nos jogos”.
“Gosto de estar activo no jogo e entro sempre em campo para ganhar e fazer o meu melhor pela equipa”, apontou o novo zona 4 Leonino, antes de deixar uma mensagem aos Sportinguistas: “Vou fazer o meu máximo para ajudar e espero que consigamos atingir o nosso objectivo: ser Campeões Nacionais”.
Foto João Pedro Morais
Alejandro Vigil reforça equipa de voleibol
Por Sporting CP
09 Ago, 2024
Central internacional espanhol junta-se ao plantel Leonino
Alejandro Vigil é o mais recente reforço da equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O central espanhol, de 31 anos e 2,08 metros de altura, chega proveniente dos romenos do SCM Zalău, emblema que representou na temporada passada, e é agora mais uma opção às ordens do técnico João Coelho para a época 2024/2025.
Nas primeiras declarações com a listada verde e branca, o jogador mostrou-se satisfeito por vestir de Leão ao peito e sublinhou a ambição de conquistar troféus.
“Estou muito contente. Não sabia que o Clube tinha infra-estruturas tão boas e fico feliz por ter tomado a decisão de vir para cá. Quero ganhar todos os títulos possíveis e dar espectáculo para que os adeptos venham ver-nos e se divirtam”, começou por afirmar aos meios de comunicação Leoninos, revelando que já conhecia o Clube.
“Conhecia a equipa de futebol, que é muito famosa, ainda que não siga muito. Quando chegou a oferta, falei com um jogador que passou por aqui e ele falou-me muito bem do Clube. Esse foi um dos factores que me fez tomar a decisão de vir”.
15 vezes internacional pela selecção principal espanhola, Alejandro Vigil conta com uma longa carreira com passagens por países como Itália (VV Monza, Volleyball Aversa e Lupi Santa Croce), Espanha (CAI Teruel e CV Almería), Bélgica (VC Maaseik e Lindemans Aalst), França (Narbonne Volley) e Roménia (SCM Zalău).
“Comecei a jogar com 16 anos num centro de alto rendimento em Espanha e estive lá quatro anos. A partir daí, tornei-me profissional em Itália, onde disputei a primeira e segunda divisões, e depois estive em clubes franceses, italianos e belgas sempre a competir por títulos”, explicou o Leão, revelando o que pode acrescentar à equipa.
“Posso trazer experiência, porque levo muitos anos a jogar ao mais alto nível, e tudo o que a equipa precisar de mim. Sou um jogador calado, não gosto muito de falar, mas posso acrescentar ao grupo o que ele precisar porque consigo adaptar-me”.
Alejandro Vigil elogiou depois a forma como foi recebido pelo plantel. “O primeiro contacto com os novos companheiros foi muito bom. Há bom ambiente e isso é sempre bom”, atirou, mostrando-se ansioso pela estreia no Pavilhão João Rocha: “Espero que os adeptos nos apoiem, gritem muito e que se divirtam connosco”.
A fechar, Alejandro Vigil deixou também uma mensagem aos Sportinguistas, prometendo Esforço, Dedicação e Devoção: “Vamos esforçar-nos a 100% e fazer tudo o que estiver nas nossas mãos para darmos boas sensações aos adeptos”.
Das equipas que mais estou curioso para ver como se apresenta esta época.
Nicolás Perren reforça voleibol Leonino
Por Sporting CP
07 Ago, 2024
Credenciado líbero de 29 anos vem da Liga Argentina
Nicolás Perren é reforço da equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. O líbero argentino, quatro vezes eleito o melhor receptor da Liga do país onde nasceu, quer continuar a trilhar o sucesso de Leão ao peito.
“Foi uma decisão bastante fácil de tomar porque já conhecia o Clube, não apenas pelo futebol, mas também pelas modalidades, por isso foi uma decisão super fácil. Cheguei de manhã, vim directamente para o Clube e as infraestruturas chamara-me a atenção. Pelo pouco que já pude comunicar com as pessoas, sinto que vai ser um ano lindo, com muito carinho da parte de todos”, referiu, na apresentação, aos meios de comunicação do Clube.
O líbero argentino passou, depois, a definir-se como jogador. “Sou líbero e essa faceta do jogo sai-me habitualmente muito bem. Da minha parte podem esperar muito daquilo que se diz ser a garra e companheirismo. Vou tratar de fazer as coisas bem para que a equipa tenha uma boa performance”.
Voleibolista de primeiro toque muito fiável e, por isso, eleito várias vezes como o melhor jogador de recepção na Liga Argentina, Nicolás Perren quer confirmar as excelentes credenciais que traz do país das Pampas. “A recepção é um passo muito importante no jogo, é a base da primeira jogada, então é muito importante, para dar confiança tanto ao distribuidor, como ao atacante, os líberos e os pontas receptores estamos para isso e para que a equipa vá para a frente”, considerou.
Nicolás Perren explicou também que ambições individuais e colectivas transporta consigo ao ingressar no Sporting CP. “O individual baseia-se muito no colectivo. Se estivermos bem como equipa, se logramos como grupo, com qualidade humana, isso faz com que o individual seja muito mais fácil. A ambição é ganhar tudo e estar até ao último dia e à última bola, e oxalá seja nosso”, perspectivou, referindo ser muito importante integrar uma equipa já com mentalidade vencedora, após a conquista na temporada anterior da Taça de Portugal e que tem “muito boas referências” do treinador, João Coelho.
Por fim, Nicolás Perren deixou uma mensagem aos Sportinguistas. “Vamos dar tudo e dar o melhor pela equipa. Quero muito pisar o recinto de jogo para ver o que sinto”.
Parece que finalmente estamos em condições de disputar o título. Alguém com conhecimento da modalidade confirma? SL