E mantermos o Masso para central? Qual a tua opinião sobre isso? Eu fui-me questionando sobre essa hipótese várias vezes ao longo da época por várias razões:
Com o salário que ele (deve) ganhar diria que seria um “despedício” tê-lo no banco de suplentes como segunda opção para oposto;
A sua eficácia de serviço é desastrosa. Como central, João Coelho poderia ter mais opções para o trocar quando fosse a vez dele de servir;
A sua eficácia de ataque, para um oposto que deve ser a posição que nos dá mais segurança para pontuar, deixa muito a desejar também.
Independentemente disso, concordo a 100% que devemos contratar um oposto para titular se queremos ambicionar alguma coisa.
Sinceramente não te sei responder, ,mas seria a negação da nossa politica desportiva. Masso que é central de origem digamos assim, veio como aposta para oposto e agora perante o seu fraco desempenho voltava para central…
Concordo plenamente com o que escreves no pontos 2 e 3.
Parece me bem. Todos os sinais são de uma renovação profunda na secção. Pode ser que com o João Coelho a comandar a equipa se faça uma equipa competitiva já para o ano. No entanto, não acredito que se consiga ser campeão em menos de dois anos
Digamos que a nossa política desportiva no ano que ele veio é praticamente nula… Diria que, neste caso, dar um passo atrás podia-nos ajudar a dar dois à frente. A seleção cubana vai jogar a Liga das Nações de Voleibol. Não sei se o Masso foi convocado, mas não me admirava nada que fosse opção para central, visto que para oposto estão eles bem servidos.
Estou muito curioso para ver a Fonte sem o Edson. Uma vez mais, vamos ver quem tem mais olho para ir ao mercado. Nós ou os açorianos. Neste capítulo, eles têm-nos ganho, ano após ano.
Depois de na vertente feminina já terem existido saídas importantes, agora parece as mexidas são na vertente masculina do Leixões SC. Francisco Pombeiro (passador) e Nuno Teixeira (central), vão para a Fonte do Bastardo e para o Vitória SC, respetivamente (Pombeiro e Teixeira de saída do Leixões, reformulação à vista em Esmoriz). O facto do Pombeiro voltar para o clube açoreano dá indícios daquilo que já tinha sido adiantado aqui pelo @reilagarto que o José Neves, principal passador da Fonte do Bastardo, deve mesmo sair.
Esta mesma notícia avança ainda uma bomba para os lados da equipa de Esmoriz. Praticamente o seu seis inicial vai abandonar o clube: José Pedro Pinto (oposto), José Andrade (central), Gonçalo Sousa (líbero), Bruno Dias (distribuidor) e Roberto Reis (zona 4). Destes aqui, gostava de destacar José Pinto, Gonçalo Sousa e Bruno Dias. Todos eles são jogadores bastantes jovens e com imenso potencial:
José Pinto foi o segundo melhor pontuador do campeonato, com 607 pontos, atrás apenas do monstro do Edson Valencia, com uma média de 4.56 pontos por set. Em comparação, o nosso oposto principal, Masso, teve 511 pontos totais e uma média de 4.33 pontos por set. Com isto não estou a dizer que um é melhor que o outro, atenção. Estou só a levantar a questão se o não faria sentido equacionar irmos buscar um jogador jovem português para ser a nossa segunda opção de oposto, em detrimento de sul-americanos que passam aqui apenas uma época;
Gonçalo Sousa foi o 5º jogador com melhor índice de receção positiva de todo o campeonato deste ano. Eu acho que este, sinceramente, deveria vir de caras para o nosso plantel. Uma vez mais, estamos a falar de um jogador com apenas 21 anos, português e com uma qualidade de receção superior a qualquer um dos nossos jogadores. Se houve vertente onde a nossa equipa pecou esta época foi na qualidade da receção. A prova disso mesmo é que para encontrarmos um jogador nosso nessa lista em que o Gonçalo está em quinto temos de descer até ao 17º lugar (!!!) para encontrar o nosso líbero principal e até ao 22º lugar (!!!) para encontrarmos o nosso primeiro zona-4, Pedro Cardoso, que não irá fazer parte do plantel para a próxima época;
Bruno Dias é um talento nato. Com apenas 19 anos já é chamado à seleção A para acompanhar José Neves e Miguel Tavares. Tem um serviço muito bom, como se viu, inclusive, na final da Taça Federação (teve quatro, um e dois ases no primeiro, segundo e terceiro jogos, respetivamente) e, embora considere que ainda tenha de melhorar a qualidade do seu passe, julgo que se encaixa naquilo que o nosso clube deve procurar para aumentar o volume e qualidade do plantel.
Dando seguimento a este meu comentário, aparentemente, muitos dos jogadores do Esmoriz GC vão passar para a Académica de Espinho. José Pinto, José Andrade e Roberto Reis vão para lá. Imagino que a ligação que os dois últimos (principalmente o último) têm com Miguel Maia tenha sido um fator preponderante.
Entretanto, soube de rumores que Nuno Marques (zona 4, de 20 anos, do VC Viana) vai para o SL Benfica. Para quem não está a par, este jovem jogador já representa a seleção A (vai agora, inclusive, à Golden League) e ficou entre os melhores servidores do nosso campeonato nesta época que passou (28 ases no total - 4º melhor da Liga UNA Seguros).
Por aqui… Nada. O facto de não haver notícia que Bruno Dias e Gonçalo Sousa vão seguir para a Académica de Espinho ou para outro clube qualquer dá-me alguma esperança. Vamos ver…
Ou seja, basicamente o treinador trabalhou com o plantel durante uns meses e chegou à conclusão que 80% não servia para o Sporting. Espero que isso signifique que vamos ter uma equipa competitiva para o ano.