Voleibol Masculino - Época 2022/2023

E mantermos o Masso para central? Qual a tua opinião sobre isso? Eu fui-me questionando sobre essa hipótese várias vezes ao longo da época por várias razões:

1. Com o salário que ele (deve) ganhar diria que seria um “despedício” tê-lo no banco de suplentes como segunda opção para oposto;
  2. A sua eficácia de serviço é desastrosa. Como central, João Coelho poderia ter mais opções para o trocar quando fosse a vez dele de servir;
  3. A sua eficácia de ataque, para um oposto que deve ser a posição que nos dá mais segurança para pontuar, deixa muito a desejar também.

Independentemente disso, concordo a 100% que devemos contratar um oposto para titular se queremos ambicionar alguma coisa.

1 Curtiu

Sinceramente não te sei responder, ,mas seria a negação da nossa politica desportiva. Masso que é central de origem digamos assim, veio como aposta para oposto e agora perante o seu fraco desempenho voltava para central…

Concordo plenamente com o que escreves no pontos 2 e 3.

SL

Entretanto na Fonte:

SL

1 Curtiu

Parece me bem. Todos os sinais são de uma renovação profunda na secção. Pode ser que com o João Coelho a comandar a equipa se faça uma equipa competitiva já para o ano. No entanto, não acredito que se consiga ser campeão em menos de dois anos

1 Curtiu

Digamos que a nossa política desportiva no ano que ele veio é praticamente nula… Diria que, neste caso, dar um passo atrás podia-nos ajudar a dar dois à frente. A seleção cubana vai jogar a Liga das Nações de Voleibol. Não sei se o Masso foi convocado, mas não me admirava nada que fosse opção para central, visto que para oposto estão eles bem servidos.

Estou muito curioso para ver a Fonte sem o Edson. Uma vez mais, vamos ver quem tem mais olho para ir ao mercado. Nós ou os açorianos. Neste capítulo, eles têm-nos ganho, ano após ano.

ja mudaram o da natação?

Masso na lista oficial de 30 atletas que irá representar a seleção cubana na VNL. Na lista, ele está como central (Cuba VNL 2024)

Num Sporting a sério, o Edson era nosso.

5 Curtiram

Depois de na vertente feminina já terem existido saídas importantes, agora parece as mexidas são na vertente masculina do Leixões SC. Francisco Pombeiro (passador) e Nuno Teixeira (central), vão para a Fonte do Bastardo e para o Vitória SC, respetivamente (Pombeiro e Teixeira de saída do Leixões, reformulação à vista em Esmoriz). O facto do Pombeiro voltar para o clube açoreano dá indícios daquilo que já tinha sido adiantado aqui pelo @reilagarto que o José Neves, principal passador da Fonte do Bastardo, deve mesmo sair.

Esta mesma notícia avança ainda uma bomba para os lados da equipa de Esmoriz. Praticamente o seu seis inicial vai abandonar o clube: José Pedro Pinto (oposto), José Andrade (central), Gonçalo Sousa (líbero), Bruno Dias (distribuidor) e Roberto Reis (zona 4). Destes aqui, gostava de destacar José Pinto, Gonçalo Sousa e Bruno Dias. Todos eles são jogadores bastantes jovens e com imenso potencial:

• José Pinto foi o segundo melhor pontuador do campeonato, com 607 pontos, atrás apenas do monstro do Edson Valencia, com uma média de 4.56 pontos por set. Em comparação, o nosso oposto principal, Masso, teve 511 pontos totais e uma média de 4.33 pontos por set. Com isto não estou a dizer que um é melhor que o outro, atenção. Estou só a levantar a questão se o não faria sentido equacionar irmos buscar um jogador jovem português para ser a nossa segunda opção de oposto, em detrimento de sul-americanos que passam aqui apenas uma época;
  • Gonçalo Sousa foi o 5º jogador com melhor índice de receção positiva de todo o campeonato deste ano. Eu acho que este, sinceramente, deveria vir de caras para o nosso plantel. Uma vez mais, estamos a falar de um jogador com apenas 21 anos, português e com uma qualidade de receção superior a qualquer um dos nossos jogadores. Se houve vertente onde a nossa equipa pecou esta época foi na qualidade da receção. A prova disso mesmo é que para encontrarmos um jogador nosso nessa lista em que o Gonçalo está em quinto temos de descer até ao 17º lugar (!!!) para encontrar o nosso líbero principal e até ao 22º lugar (!!!) para encontrarmos o nosso primeiro zona-4, Pedro Cardoso, que não irá fazer parte do plantel para a próxima época;
  • Bruno Dias é um talento nato. Com apenas 19 anos já é chamado à seleção A para acompanhar José Neves e Miguel Tavares. Tem um serviço muito bom, como se viu, inclusive, na final da Taça Federação (teve quatro, um e dois ases no primeiro, segundo e terceiro jogos, respetivamente) e, embora considere que ainda tenha de melhorar a qualidade do seu passe, julgo que se encaixa naquilo que o nosso clube deve procurar para aumentar o volume e qualidade do plantel.

O que não falta é talento português para ser apanhado… além desses, Dinis Leão (Leixões), Rafa (Esmoriz), André Marques (Castêlo da Maia), etc.

Mas com os níveis de competência que temos atualmente, nem um deve vir cá parar…

1 Curtiu

se nem o diretor da natação correm daqui, quanto mais arranjarem reforços.

1 Curtiu

Dando seguimento a este meu comentário, aparentemente, muitos dos jogadores do Esmoriz GC vão passar para a Académica de Espinho. José Pinto, José Andrade e Roberto Reis vão para lá. Imagino que a ligação que os dois últimos (principalmente o último) têm com Miguel Maia tenha sido um fator preponderante.

Entretanto, soube de rumores que Nuno Marques (zona 4, de 20 anos, do VC Viana) vai para o SL Benfica. Para quem não está a par, este jovem jogador já representa a seleção A (vai agora, inclusive, à Golden League) e ficou entre os melhores servidores do nosso campeonato nesta época que passou (28 ases no total - 4º melhor da Liga UNA Seguros).

Por aqui… Nada. O facto de não haver notícia que Bruno Dias e Gonçalo Sousa vão seguir para a Académica de Espinho ou para outro clube qualquer dá-me alguma esperança. Vamos ver…

O Tiago Pereira parece q fica.

Nas redes do clube, colocaram uma foto dele em q dizem q “prepara a próxima época” a fazer pub a uma marca colaboradora do clube

1 Curtiu

Campeonato vai passar de 14 para 12 em ambos os géneros. Na próxima época descem 3 e sobe só uma.

Vou atualizar esta lista, com base nas atualizações dos últimos dias. Jogadores que não ficam para a próxima época:

• Thiago Gelinski
  • Pedro Cardoso
  • João Simões
  • Joaquin Gallego
  • Brian Melgarejo
  • Gabriel Bertolini
  • Josue Lopez

São sete, até agora! Ainda tenho dúvidas sobre o José Jardim e o Toms Svans. Mais um ano de completa mudança.

e não deixam saudades.
Quem devia também ir a sua vida era o da natação.

4 Curtiram

Os 2 que são duvidosos eram 2 dos primeiros com guia de marcha!

Esperemos que o plantel tenha dedo do João.
Acredito que será mais competitivo.

O Lopez podia ter ficado.

SL

2 Curtiram

Ou seja, basicamente o treinador trabalhou com o plantel durante uns meses e chegou à conclusão que 80% não servia para o Sporting. Espero que isso signifique que vamos ter uma equipa competitiva para o ano.