Esta equipa desportivamente não faço ideia em lugar ficará…
Mas esteticamente muito séria candidata ao primeiro lugar…
Eva Rodrigues aumenta as opções para líbero
Por Sporting CP
17 Ago, 2026
Jogadora de 18 anos reforça a equipa feminina de voleibol
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conta com mais um reforço. Eva Rodrigues chegou para aumentar o leque de opções na posição de líbero.
Com apenas 18 anos, a nova Leoa chega a Alvalade proveniente do Castêlo da Maia GC, onde jogou apenas uma temporada. Antes, vestia as cores do Esmoriz GC e chegar agora ao Sporting CP “é uma sensação muito boa”.
“Espero dar tudo o que tenho e estou muito contente por terem confiado em mim. É a decisão mais acertada para o futuro. Sair da minha zona de conforto é um desafio para mim, mas queria experimentar coisas diferentes”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

“Com muitos objectivos”, Eva Rodrigues quer “evoluir a nível pessoal e colectivo e fazer uma boa época”. “Podem esperar uma jogadora segura, que, apesar de ser mais nova, tem uma boa mentalidade. Não me vou abaixo facilmente”, garantiu.
Feliz por ver um “tão bonito” Pavilhão João Rocha, onde jogou apenas uma vez a 21 de Dezembro de 2025, Eva Rodrigues deixou uma última mensagem aos Sportinguistas: “Podem confiar em mim. Vou dar tudo o que está ao meu alcance para a equipa ter bons resultados”.
João Fidalgo, coordenador do voleibol do Sporting CP, comentou a contratação de uma jogadora de futuro, mas também de presente.
“Não temos dúvidas de que a Eva está pronta para competir. Mostrou isso na temporada passada, que foi de afirmação no mais alto escalão ainda com idade jovem. Tínhamos a Eva identificada e muito bem referenciada e a época que fez permitiu perceber que está pronta para este salto. Quisemos trazer, também, competitividade para esta posição. A Eva é a líbero titular da Selecção Nacional sub-22, mesmo havendo atletas mais velhas. Não temos dúvidas de que será um dos grandes talentos do voleibol português e ter demonstrado este entusiasmo por aqui estar é muito gratificante para nós. Dá força ao nosso projecto e ao que queremos fazer no presente e no futuro”, contou.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Eva Rodrigues
Data de nascimento: 14 de Maio de 2008 (18 anos)
Nacionalidade: portuguesa
Posição: líbero
Clubes anteriores: Esmoriz GC e Castêlo da Maia GC
Internacional sub-22 por Portugal
Leoas arrancam pré-temporada 2026/2027
Por Sporting CP
17 Ago, 2026
Voleibol já cumpriu os habituais exames médicos
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal já ‘serviu’ para o arranque da temporada 2026/2027. As Leoas cumpriram os habituais exames médicos e testes físicos na Unidade CUF do Estádio José Alvalade, dando os primeiros passos de uma pré-temporada que servirá, sobretudo, para integrar as várias caras novas que chegam ao Pavilhão João Rocha.
É precisamente esse o caso de Sol Onofri, que se mostrou muito entusiasmada com estes primeiros dias de verde e branco.
“Está a correr muito bem. Estou muito feliz por estar aqui e por conhecer tudo. Já tinha jogado contra algumas das minhas colegas e as outras também são espectaculares”, contou a líbero argentina, em declarações aos meios de comunicação Leoninos, revelando que a “emoção” anda de mãos dadas com as “ganas” de começar a trabalhar.

Com várias novidades no plantel, estas primeiras semanas terão uma importância que ultrapassa a componente física e técnica. Antes dos jogos oficiais, há relações para construir e uma equipa para formar. Um processo que a nova líbero considera fundamental para alcançar os objectivos a que as Leoas se propõem.
“Acho importante que a equipa consiga unir-se, que possamos conhecer-nos bem entre todas e treinar muito”, sublinhou.
Já para Ana Clara Nunes, o início de uma nova época significa regressar a um lugar que conhece bem.
“A sensação é muito boa. Adoro estar aqui, a energia e as pessoas [que trabalham com a equipa] fazem-nos sempre sentir em casa. Estou muito entusiasmada e muito feliz”, afirmou, consciente de que as próximas semanas serão de elevada exigência.
“Vai ser uma pré-temporada muito dura. Vamos trabalhar bastante para chegarmos muito bem ao início do Campeonato Nacional e, a partir daí, continuar a crescer”, perspectivou.
Enquanto aguardam pela chegada das atletas ainda ao serviço das respectivas selecções nacionais, as ‘veteranas’ do grupo, entre as quais está a central brasileira, assumem a responsabilidade de receber quem chega.
“Estamos a acolhê-las muito bem. Já estamos a criar uma ligação e um grupo desde agora, da melhor forma possível, como também fizeram connosco quando chegámos”, explicou.

E se estes dias são de adaptação, os objectivos traçados apontam, desde logo, para o topo. Ana Clara Nunes garante que este Sporting CP será capaz de superar o que alcançou na última temporada.
“Queremos ser melhores do que na época anterior, conquistar títulos e criar um grupo coeso, para conseguirmos alcançar mais vitórias”, traçou.
Uma visão partilhada por Sol Onofri, que chega ao Pavilhão João Rocha sem traçar limites para a ambição.
“Queremos chegar sempre ao patamar mais alto, procurar estar lá em cima, definir objectivos muito ambiciosos e tentar ganhar tudo o que for possível”, garantiu, antes deixar uma mensagem aos Sportinguistas.
“Espero vê-los nos jogos. Estou muito emocionada por conhecê-los”, garantiu. Já Ana Clara, que sabe bem o que significa ter o apoio verde e branco do outro lado da quadra, reforçou o convite para a nova época: “Contamos convosco. São muito importantes e é muito bom ter-vos connosco no Pavilhão”.
Leoas de ‘cara nova’ em 2026/2027
Por Sporting CP
18 Ago, 2026
Integração e ambição são as palavras-chave da pré-temporada
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal já prepara a temporada 2026/2027. Depois dos testes médicos, as Leoas regressaram aos treinos e, numa pré-temporada com muitos reforços, o técnico Tiago Sineiro - também ele a dar os primeiros passos de verde e branco - encontrou um grupo motivado e com vontade de começar a construir as bases para a nova época.
“O primeiro contacto foi bastante positivo. As atletas apresentaram-se com uma vontade muito grande de trabalhar e de crescer o mais rápido possível”, começou por dizer o treinador, em declarações aos meios de comunicação do Clube, lembrando que esta é uma fase muito inicial da preparação.
“Temos muitas caras novas, muitas atletas que estão a conhecer o Clube. Por isso, precisamos primeiro de integrá-las, fazê-las perceber a realidade do Sporting CP, ao mesmo tempo que fazemos este trabalho de regresso à prática da modalidade”, explicou.

Com um plantel renovado, composto por jogadoras de várias nacionalidades, a comunicação assume especial importância nesta primeira fase. Para Tiago Sineiro, mais do que falar a mesma língua, é fundamental que todas as atletas compreendam a linguagem da equipa e aquilo que lhes é pedido dentro de campo.
“A ideia passa por trabalhar, agora, a coesão do grupo e, ao mesmo tempo, porque temos atletas de várias nacionalidades, fazer com que a linguagem seja a mesma. Isto não quer dizer que a língua seja a mesma, mas que a forma como nos exprimimos e aquilo que pedimos seja entendido por todas”, explicou.
Por isso, acrescentou, nesta etapa o conhecimento mútuo é a prioridade, antes de uma maior incidência nas questões técnico-tácticas. “Nesta primeira fase, vamos conhecermo-nos e perceber como é que cada atleta reage em algumas situações, para estarmos prontos para o que aí vem”, apontou.
Nesse processo de integração, a experiência de Jady Gerotto poderá ser importante. A central de 29 anos inicia a quinta temporada de Leão ao peito e não escondeu a satisfação por estar de regresso à quadra.
“Estava com saudades. Três meses de férias é muito tempo, mas voltámos e foi um treino tranquilo”, contou a atleta, que acredita que a abertura demonstrada pelas novas companheiras vai facilitar a construção da identidade de grupo.

“As meninas são muito comunicativas, por isso acredito que não vamos ter muita dificuldade em relação a isso. As sensações são as melhores possíveis. É a minha quinta temporada aqui e acho que o mínimo que posso fazer por elas é passar aquilo que o Clube tem de bom e aquilo que pregamos aqui dentro”, considerou.
E, para algumas das novas Leoas, como as finlandesas Liina Räty e Ada Aronen, a checa Kateřina Kuníková e a argentina Sol Onofri, a descoberta do ‘universo Sporting CP’ já começou fora da quadra. Jady revelou que a equipa assistiu em conjunto ao encontro da equipa principal de futebol diante do Vitória SC, no Estádio José Alvalade.
“Elas estão muito abertas e super felizes. Muitas nunca tinham visto um estádio tão cheio e, para muitas delas, foi a primeira vez que sentiram a torcida ali do lado. Acho que estão super animadas, e eu também, claro”, confidenciou Jady Gerotto.
A médio prazo, o objectivo de Tiago Sineiro é que essa ligação, que começa a ser construída fora do Pavilhão João Rocha, se torne, também, visível em campo. E o técnico tem bem definidos quais devem ser os valores-base da equipa, para lá de qualquer aspecto técnico do jogo.

“Queremos uma equipa combativa, aguerrida e organizada, porque só assim vamos conseguir atingir os nossos objectivos”, frisou o treinador, que vive os primeiros dias enquanto timoneiro do Sporting CP e destacou a forma como tem sido recebido.
“Há muita coisa para conhecer, mas está a ser extremamente positivo. O Clube acolheu-me muito bem e tem-me ajudado a perceber a realidade e a dimensão do Sporting CP. Agora, vamos tentar fazer o mesmo com as atletas para atingirmos os nossos objectivos”, afirmou.
E esses objectivos também estão definidos. O caminho começa por colocar o Sporting CP nas decisões, mas a ambição não termina aí. “Para podermos dar títulos ao Clube, temos primeiro de estar nas finais. O primeiro objectivo passa por estar nas finais, disputá-las. Estando nas finais, obviamente queremos ganhar e dar títulos ao Clube”, sublinhou Tiago Sineiro.
Jady Gerotto está alinhada com a ambição e mostrou-se satisfeita com as primeiras impressões deixadas por Tiago Sineiro. “Foi muito positivo. Ele deixou as ideias dele bem claras, o grupo abraçou-as e acho que, se trabalharmos duro, tudo vai correr bem”, apontou.
Para a camisola 13, a fórmula do sucesso é simples: trabalho desde o primeiro dia. “Vamos trabalhar o mais duro possível. É tudo ainda muito recente, mas senti que toda a gente está a dar tudo de si. O objectivo para a temporada é sermos campeãs. Acho que não há como pensar noutra coisa”, rematou.

A nível de beleza somos campeões ![]()
![]()
![]()
Vai dar gosto ver jogar as nossas leoas![]()
Margarida Vaz é Leoa
Por Sporting CP
02 Set, 2026
Central de 16 anos reforça voleibol Sportinguista
O Sporting Clube de Portugal contratou Margarida Vaz para a equipa feminina de voleibol.
Com apenas 16 anos, a central já conta com experiência na Liga ao serviço do Clube K, onde jogou em 2025/2026. Agora, vai voltar a integrar um plantel sénior, mas no Pavilhão João Rocha, onde foi apresentada e falou pela primeira vez enquanto Leoa.
“Sinto-me lisonjeada. É um grande objectivo alcançado, ainda para mais tendo vindo de um contexto muito diferente. Espero honrar esta oportunidade que tenho. Primeiras impressões? Tem sido tudo muito bom, excelente”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Questionada sobre o que a levou a aceitar e a trocar os Açores por Lisboa, Margarida Vaz foi clara.
“É um dos maiores clubes e sempre vi como um grande objectivo chegar aqui. Fiquei curiosa e aceitei a proposta. [A mudança dos Açores para Lisboa] nunca é fácil, principalmente por causa do apoio familiar, mas são coisas das quais teria de abdicar algum dia”, lembrou.
Em relação ao que quer fazer no Sporting CP, a atleta revelou procurar “sempre aprender muito, mesmo lições de vida”“. Objectivos no Sporting CP? Crescer a nível pessoal e profissional. Dentro de campo, tenho muita garra e gosto muito de atingir os meus objectivos”, adicionou.
Por fim, Margarida Vaz dirigiu-se aos Sportinguistas: “Vou dar sempre tudo dentro de campo. Vão sempre ver muita dedicação e vou representar o símbolo que levo ao peito sempre com orgulho”.
João Fidalgo, coordenador do voleibol do emblema de Alvalade, comentou a contratação de Margarida Vaz: “É uma atleta que tem estado nas categorias de base da Selecção Nacional e, na perspectiva que o Clube tem de recrutamento de talento, já estava identificada por nós e por outros. Conseguimo-la trazer para o Sporting CP. Vai estar sempre nos trabalhos da equipa sénior e em termos de competição caberá à coordenação técnica definir os escalões em que fará mais sentido competir. Achamos que é o passo certo para evoluir numa posição específica com alguma complexidade. Poder aprender desde cedo com atletas e staff técnico mais experientes pode ajudar muito o jogo dela”.

BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Margarida Vaz
Data de nascimento: 6 de Setembro de 2009 (16 anos)
Nacionalidade: portuguesa
Posição: central
Clubes anteriores: ADRE Praiense e Clube K
Internacional jovem por Portugal
Sorry não ser das nossas leoas, mas não encontrei um tópico para o voleibol feminino em geral.
lol
Era um jogo de andebol.
Ainda por cima ![]()
@Jack anda cá ver esta ![]()
Dislexia tópica acontece a toda a gente! ![]()
Avril Garcia sempre vem ou não? e já agora se a Tainá Alessandra esta no plantel ou não?