Vocês sabem do que estou a falar

A entrevista de Octávio Machado ao Expresso, e sobre o seu livro “Vocês sabem do que estou a falar”.

A parte que importa será esta:

[b]Sobre a sua passagem pelo Sporting [/b]

"Havia ainda certos jogadores que só pensavam nos prémios de jogo, o Sporting era aliás a equipa que recebia mais prémios sem ganhar absolutamente nada. (…) Quando comecei a trabalhar em Alvalade, o Sporting parecia um clube social, todos os dias o chão daquele balneário ficava ladrilhado de convites para inaugurações disto e inaugurações daquilo. E alertei-os para o facto de o Sporting não poder continuar a proceder daquela maneira: “Desculpem lá, não pode ser. Eu fico com a sensação de que vocês vêm treinar para depois irem à inauguração de qualquer coisa, parece que o treino é onde vocês vêm passar um bocado, só para preparar a noite e ver onde é que se vai, à inauguração da discoteca tal, à festa do bar tal, à passagem de modelos tal… Não, não pode ser! Porque as sobremesas nesses sítios são ácidas. Vocês não podem passar por um clube desta dimensão e não ficarem na história do Sporting. Vocês têm de ganhar coisas.”

Havia dirigentes que não compreendiam que ter um balneário a receber dez convites por noite não pode ser o objectivo de uma equipa de futebol profissional, mais a mais num clube como o Sporting. É admissível, por exemplo, que nas reuniões entre a equipa técnica e os jogadores apareça um alto funcionário do clube a entregar convites para a inauguração disto e daquilo? Não podia ser! Não é esta a forma de estar numa equipa de alto nível competitivo.

(…) Hoje, reflectindo sobre tudo isto, chego à conclusão que ter saído do Sporting foi o maior erro da minha carreira. Sinceramente, não devia ter abandonado o clube naquela altura, devia ter denunciado as manobras do Norton de Matos. Em termos de gestão da minha carreira, eu devia ter enfrentado pessoas como o Norton. O Sporting ficava mais bem servido sem o Norton de Matos. Por exemplo, enquanto eu tinha esta mentalidade de não querer saber de contratos, de nunca ter assinado um documento, de não querer receber mais um tostão para lá do meu último dia de trabalho, apesar de ainda ter contrato por mais tempo, havia outros, como o Norton de Matos, que até os pneus do carro queriam meter nas contas do Sporting."


http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/392908

Octávio Machado
“O maior erro da minha carreira foi sair do Sporting”

Em entrevista ao Expresso, o antigo internacional e treinador adjunto campeão europeu pelo FC Porto faz uma viagem ao passado, a propósito do lançamento do seu livro “Vocês sabem do que estou a falar”.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=CRIUxjY3ScM[/youtube]

[b]Voltemos ao seu livro, onde assume que o maior erro da sua carreira foi ter saído do Sporting. Sabendo-se dos muitos anos passados no FC Porto e da forte ligação que sempre teve com o clube, esta sua afirmação tem a ver com a forma como a sua relação com Pinto da Costa se degradou ou é apenas uma análise do ponto de vista desportivo? [/b]

(Pausa) No Sporting não acabei aquilo que tinha iniciado. Eu não estou muito vocacionado para as lutas internas, estou mais vocacionado para as lutas externas. Lutar com aqueles que fazem parte do meu grupo é algo muito difícil de acontecer. E que me custa muito. Por vezes, há posições que têm de ser tomadas e não há outra opção… O José Maria Pedroto disse-me uma vez que andar no futebol muitos anos acaba por nos tornar uns bichos insensíveis. E eu fiz muitas vezes períodos de retirada, de rejuvenescimento, de purificação se quiserem, para não perder a minha sensibilidade. Quando estive no Sporting, eu devia ter assumido claramente que tinha de ficar. Eu não estava em causa dentro do clube, mas tinha feito um grande trabalho ao Sporting se tivesse corrido muito mais cedo com Norton de Matos e companhia. Tinha poupado ao Sporting milhões de contos e o Sporting teria ficado muito mais perto de chegar ao título de campeão.

Quer explicar melhor porquê?
Em termos de história do Sporting, o que aconteceu depois da minha saída? O desperdício que houve nos anos seguintes… Mas eles sabiam que eu era assim e conhecendo-me como me conhecem criaram as condições para que eu, como sempre fiz, para não querer incomodar ninguém, para não participar em lutas internas, abandonasse Alvalade. Daí eu dizer que foi um grande erro, porque deixei aqueles jogadores à mercê deles. Estou a lembrar-me de um Oceano, de um Pedro Barbosa, de um Pedro Martins, de um Luís Miguel, de um Marco Aurélio, de um Naybet, de um Amunike… Eu devia era ter tomado duas ou três decisões de grande impacto, de grande força, e tenho a certeza de que o Sporting não teria passado aquele momento. Assumo que esse foi o maior erro da minha carreira.

«Se há coisa de que tenho saudades é daquele balneário de Alvalade»
Era indispensável, para si, ‘correr’ com o Norton de Matos

Entrei no Sporting, um clube de risco para qualquer treinador, com um contrato de prestação de serviços. Ficaram todos muito admirados, mas era assim que eu queria. Sentir-me livre. Mas perante tanta irresponsabilidade deveria ter assumido claramente essa guerra e correr com eles. E tinha feito um grande serviço ao Sporting. Teria contribuído para que o Sporting não tivesse de esperar três anos para ser campeão nacional. Aquele grupo de jogadores que eu deixei era um grande grupo. Tinha duas ou três situações para gerir e era preciso correr com o Norton de Matos. E rapidamente. Aí não cumpri o meu papel para com o Sporting e peço desculpa por isso aos sportinguistas. Era impossível ao Sporting ou a qualquer clube ter êxito ou de estratégia futura com alguém com aquele pensamento e aquela forma de estar e de ser. O Sporting pagou uma factura elevadíssima e eu podia ter evitado tudo isso. Mas, insisto, nunca estive vocacionado para as lutas internas…


http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/392894

É que o hoje faz falta, ter um adjunto com qualidade, e controle e motive o grupo.

Muito grato enquanto sportinguista que como treinador do foculporto(segundo consta) não quisesse o Jardel lá,acabando por vir para o Sporting. :mrgreen:

Este senhor é que muitas coisas, se ele abrisse a boca e dissesse tudo é que prestava um grande serviço não só ao Sporting como ao país.

Parece que o SCP marca as pessoas que por lá passam, depois de João Vieira Pinto vir dizer que o maior erro da sua carreira foi sair do Sporting, agora vem este dizer o mesmo.

Virou-se completamente contra Norton de Matos, personagem de quem eu nunca gostei muito, alguma razão deve ter tido já que o Norton de Matos acabou mesmo por ser corrido de Alvalade.

Estava a pensar precisamente o mesmo :lol: