Vinhos preferidos

E isto aplica-se aos grandes vinhos também… na sua maioria, os nossos grandes vinhos ainda têm valores aceitáveis, quando em comparação com outros países.

1 Curtiu

É por isso que a malta não se queixa tanto, ou que se “queixa pro ar”… pq enquanto beber vinho e cerveja a preços acessíveis, a coisa vai andando

2 Curtiram

Já agora, um vinho que bebo com regularidade as refeições e abaixo de 5€ é o tinto Ciconia (alentejano).

Existe normal, premium e reserva.

1 Curtiu

Já bebi e é bom.

1 Curtiu

Espanha também tem boa oferta de qualidade em vinhos mais baratos.

E na gama média (ali entre os 12 e os 20), conseguem um nível altíssimo.

2 Curtiram

Não vou falar actualmente porque há uns 15-16 anos que estou por fora da coisa, mas até há uns 20 anos atrás era muito comum comprar (em Espanha) um vinho de 4 ou 5 euros para experimentar e a maioria das vezes era lamentável…
Em Portugal raramente me acontecia isso com um vinho.
Mas acredito que tenham mudado. Portugal também teve algumas cagadas (lembro do Dão à cabeça… e alguns alentejanos) mas resolveu-as bem e mais cedo.
Até à minha vinda para o Brasil, quase só apanhei vinhos espanhóis bons e muito bons quando amigos ou colegas de trabalho espanhóis me recomendavam. Sempre que ia na experiência sózinho dava-me mal… :joy: E eu gosto muito de experimentar vinhos. Espanhóis e italianos têm sido uma desilusão nesse aspecto. Tenho-me dado bem com chilenos (raramente falha, embora também raramente apanhes um vinho excepcional), sul-africanos (especialmente os brancos) e agora ando a experimentar uruguaios e neo-zelandeses. :grinning_face_with_smiling_eyes:

Já agora deixo aqui uma dica à malta, podem consultar as revistas da enoteca para descobrir bons vinhos de todo o tipo de gamas.

Fazem um trabalho brutal.

Todos os vinhos apresentados são provados por enólogos de referência em Portugal como Anselmo Mendes, Alvaro Van Zeller ou Tiago Alves de Sousa

A revista é trimestral e grátis, podem consultar em pdf ou pedir que enviem para vossa casa, gratuitamente.

Deixo aqui o link do site: https://www.enoteca.pt/

Se quiserem receber a revista gratuitamente basta clicar onde diz cliente - não sócio, aqui: Modalidades | Enoteca | Clube de Vinhos

Depois têm outras modalidades que podem ser interessantes caso decidam comprar de lá.

Disclaimer : não tenho qualquer ligação à enoteca, apenas como consumidor.

6 Curtiram

Ainda hoje foi ao Supercor comprar uma para oferecer a um grande amigo:

https://www.elcorteingles.pt/club-del-gourmet/0105213339300843-aalto-vinho-tinto-de-espanha-ribera-del-duero-garrafa-75-cl/?srsltid=AfmBOoqrCoaKE4KRwS2Uao8YYOnA-Y7c109kI2L3zhg77-qfFH_d0SjH

Prova matinal no aeroporto (melhor aproveitar que whiskey em Genebra é caro).

Duas versões diferentes de dois whiskeys míticos de Islay e … nenhum me convenceu (apesar de ter levado o Ardbeg).

Laphroaig com um AVB baixo e com pouco sabor para aquilo que se espera de um Islay típico: muito fumo, algum sal e um sabor directo e sem grandes efeitos rodeios. Por outro lado tem imensa cremosidade, lembra-me o típico creme de whiskey irlandês e pode ser uma boa substituição a este.

O Ardbeg parecido, algo mais trabalhado e com a curiosidade de ter estagiado em barris de Chardonay. Bastante redondo, muita fruta vermelha mas de novo, longe dos melhores Ardbeg que existem por aí.

1 Curtiu

Ardbeg estacionei no Uigeadail e ainda não provei outro. Coisa mai linda. Tirando o preço, que já está algo puxadote.

1 Curtiu

Ainda não o provei por isso … Todos dizem que é o melhor deles.

Fica aqui dito que o Sporting passando o Bodo compro uma garrafa.

1 Curtiu

Não tenho termo de comparação dentro da Ardbeg.
Além de tudo o que é “expectável” de um Islay, tem uma textura deliciosamente densa. Aquele sabor a fumo de bacon frito na frigideira…

Inspired Season 4 GIF by The Bear

1 Curtiu

Comprei nova garrafa de SB10 pela promessa que fiz antes do sorteio. :laughing:
Se passarmos aos quartos de final, compro uma garrafa que me anda a instigar a curiosidade ao tempo.
Apesar de não ser propriamente fã de blends.

1 Curtiu

Essa nunca tinha visto, pelo rótulo parece que vais beber uma salada de frutas.

1 Curtiu

Tintos a menos de 5€

Quase… :laughing:
Não tarde muito estamos no Verão, e tenho vindo a desenvolver um gosto por whiskeys frutados e florais. Arran 10, Glencadam 10.
Para contrapor, tenho sempre os infalíveis Uigeadail e Port Charlotte 10. Que são aquele chapadão de peat.

1 Curtiu

O Arran 10 é curiosamente também uma das minhas escolhas para tempos de verão.

E olha que eu vivo de calção e chinelo de Maio a Setembro, é preciso ser mesmo muito bom para se beber com essas temperaturas.

1 Curtiu

Esse por acaso nunca provei. Nos tintos de Espanha tenho dado mais atenção aos Bierzo e aos Rioja do que aos Ribera del Duero.

Tenho um amigo que é membro e está bastante satisfeito.

Vinho do almoço de domingo.

3 Curtiram