Aquisição deste mês
Grandes
É aproveitar
Beyra reserva a 7,49€
Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo - € 8,99 no continente
Fiz ontem uma encomenda de Albariños das Rias Baixas. Encomendei:
- Leirana 2024 (uma das melhores relações qualidade preço que conheço, tenho sempre uma ou duas garrafas disto).
- Martin Códax 2024 (mais leve e frutado. vinho descontraído mas que envelhece muito bem)
- Tras da Canda 2023 (elegância ímpar por pouco mais de 20€)
Dos 3 o mais parecido com os Alvarinhos do lado de cá é o Martin Códax.
Albamar, Ciés e Zárate são também 3 ótimas referências de albariño na casa dos 15€. Se subirmos o preço há coisas verdadeiramente sublimes, mas qualquer um destes que referi são vinhos já de um nível muito bom a preços modestos.
Por exemplo o Leirana tem 94 pontos Robert Parker e James Suckling e o Ciés tem 95 pontos Robert Parker. Para vinhos de 15€ é extraordinário.
Temos alvarinhos ótimos do lado de cá, mas neste nível a este preço é difícil encontrar tão bons.
Bem visto, há referências que têm inflacionado de uma forma completamente desproporcional, como a Brejoeira. A quinta do Regueiro, os Valados de Monção e o Anselmo Mendes em alguns projectos vão tendo vinhos que competem bem nesse patamar de preço.
O Martin Códax conheci dos meus tempos de Barcelona e fiquei fã, era o Alvarinho típico que se encontrava nos mercados. Os outros devo confessar que não conheço, tenho de ir atrás disso.
O Brejoeira entrou em níveis parvos nos últimos tempos (se bem que é um vinho que tendencialmente recompensa quem espera dois pares de anos por ele). A Quinta do Regueiro faz excelentes Alvarinhos, mas também tem vindo a aumentar os seus preços “de mansinho”. Compro quase sempre uma garrafa do Primitivo todos os anos, e noto que em cada ano compro mais caro que no anterior.
Cá também gosto muito do Vale dos Ares e a Quinta da Cortinha Velha também tem um alvarinho muito interessante a preços comedidos (12-13).
Começa pelo Leirana, se me permites o conselho. Vinho que se encontra entre os 14 e os 16 e está a um nível fabuloso. Aliás, tudo o que for albariño feito pelo Rodrigo Mendez, quer sejam os feitos para a Forjas del Salnés (os Leirana), quer sejam os feitos em nome próprio (Ciés, Tras da Canda, Sálvora) é garantia de um excelente albariño. Está para os albariños como o Anselmo Mendes está para os nossos alvarinhos.
Pois que assim farei!
O Primitivo é bem bom, também sou cliente. O Jurássico então… Ainda comprei o Tomo I por 35€.
O Jurássico é aquilo que se define na gíria enológica como um “vinho do crl”! ![]()
Mas já vai nos cinquenta e tal.
Inadjectivável, como diria o Eça.
Sei bem do preço, já não lhe toco fora de provas:
Trouxe 3 garrafas de um Kompassus de 2014 para o Dubai. Tão especial que nem tem rótulo. Uma está a marchar agora. Outra foi um Marquês Reserva, que marchou há dias.
Não tem como enganar ![]()
Como assim um Alvarinho Primitivo? Misturam-lhe Primitivo?
É 100% alvarinho, Primitivo é só o nome do rótulo:
Ontem comprei o Classic Laddie ( culpa de um voo cancelado + outro voo atrasado no aeroporto de Barcelona)
Um pouco desiludido, pensava que iria encontrar um Islay bem mais potente e com o “fumo” característico mas é um whiskey bem mais neutro e sem grande potência (apesar do seu abv de 50).
Ainda assim espero agradável para tomar com um bom queijo e presunto.