Vinhos preferidos

apagar

Mesmo muito, eu ligava zero a Tawny mas depois quando comecei a perceber como é que evolui… alto lá.

Vintage é naturalmente outro patamar, mas aí só consigo beber mesmo em provas organizadas ou no meu cunhado do Porto. É isso e os Madeiras…

1 Curtiu

Bem me pareceu que tinha visto um, engarrafado em 77, os mais baratos que vejo desta data, parecem me normais e engarrafado este ano (por volta dos 160 a 200)

3 Curtiram

Parece que a tabela que coloquei antes tem algumas falhas.
Aqui fica a tabela completa do IVDP onde aparece 1975.

1 Curtiu

até pode não ter falhas, o vinho acima é de 75, mas foi engarrafado em 77. Uma coisa é certa, de um vinho que nunca me interessou, já sai daqui a saber qq coisa

A maioria dos Vintage passa 2 anos em estágio antes de serem engarrafados.

EDIT - Já agora só para completar, os LBV são vinhos de uma única safra/colheita e passam de 4 a 6 anos em estágio antes de serem engarrafados, daí a denominação Late Bottled Vintage.

1 Curtiu

O que interessa, obviamente, é sempre o ano da colheita.

Quinta dos Carvalhais

Encruzado

(por exemplo)

4 Curtiram

Nesses preços felizmente Portugal é um maná de escolhas, vou meter aqui um tinto de uma região onde não me atrevo muito, mas que me foi sugerido por uma senhora impecável do Corte Inglês e que comprei em promoção há pouco tempo aí por uns 13€:

Achei excelente RQP, aquela potência típica alentejana mas aqui com muita elegância.

3 Curtiram

Tenho de experimentar esse!

Eu gosto muito de tawny, mas só de 20 anos para cima. Ainda não provei um tawny de 10 anos ou mais novo que me convencesse. Porque aquele perfil de “toffee” e frutos secos só aparece mais tarde.

Adoro vintage, mas irritam-me. :grin:

Porque ou se bebem novos e pujantes ou então bem envelhecidos e delicados. Se os apanhamos ali pelo meio (10-12 anos) são assim uma coisa meio esquisita, que já perdeu a fruta da juventude e ainda não ganhou a complexidade da velhice.

3 Curtiram

Estão ambos ótimos, tanto o tinto, como o branco. Por coincidência bebi o branco num almoço na semana passada.

1 Curtiu

Ramos Pinto 10 anos é agradável..

Mas sim, de 20 para cima é outra fruta.

Taylor’s 20 anos é uma delícia!

Eu nasci num ano fenomenal de vinho do Porto, 94..Já tenho aqui uma coleçãozinha simpática de vintages de 94, incluindo os famosos Taylor’s e Fonseca dos 100pts

Este ano consegui comprar uma Pousada vintage 1994 a 50 e poucos euros, já não é nada fácil encontrar vintages de 94 abaixo dos 100.

Ps. Lixaste-me bem com o calendário do advento da garrafeira nacional, ainda comprei o quinta da Vacaria Reserva e a aguardente do Palácio da Brejoeira. Só não passei o natal na rua porque ela não faz ideia de quanto ficou a brincadeira das garrafas em Dezembro xd

Pois, também me tinham dito o mesmo…
A verdade é que provei Vintages acabados de engarrafar e estavam excelentes e dos que trouxe, bebi um já com 10 anos de garrafa e estava excelente, bebi outro com 13 anos de garrafa e estava excelente… agora em Maio vou beber o último que estará na altura com 17 anos de garrafa e receio que vá estar excelente também… :joy:

2 Curtiram

Monte da Peceguina! Por esse preço, não me canso de recomendar.

2 Curtiram

Eu só indico o caminho, cada um decide para onde quer rumar! :rofl:

6 Curtiram

É, sem dúvida, dos melhores.

5 Curtiram

Bom, espero que o acordo com o Mercosul baixe bastante o preço dos vinhos portugueses aqui, dentro de algum tempo…
Era um sector onde gostava de trabalhar. E o mercado aqui está a crescer.

Morgado de Sta Catherina Bucelas Reserva, Quinta da Romeira

Dez Tostões Tinto, Herdade da Maroteira