Viktor Gyökeres :gyokeres: - Parte 1

Não é descabido. Mas vejo mais um Newcastle ou um Tottenham a quererem cá vir buscá lo. No entanto espero que não tenham ideias, e embora nos dê jeito o dinheiro, prefiro o Gyo conosco!

1 Curtiu

O PSG é um clube de onanistas.

1 Curtiu

Se o Ramos vale 60 ME, o Gyokeres vale 500 ME?

É mais ou menos essa proporção, sim. Pelo menos eu acho.

O Bas Dost e um gajo que tem mais de 250 golos marcados em ligas principais europeias.
So no Sporting entre golos e assistencias, a media dele e participacao direta num golo por jogo.

Eu nunca percebi o ‘odio’ que muitos aqui tinham ao Bas Dost… era um prodigio tecnico? Nao. Mas tambem nao era o tosco que muitos quere fazer parecer. Sabia receber, entregar e atacava zonas de finalizacao como ninguem.
Como e que e possivel alguem achar que um Bas Dost condiciona uma equipa? Eu pensava que o objetivo no futebol e marcar golos… e com o Bas Dost a nossa equipa estava sempre mais proxima de marcar golos do que sem ele.

Foda-se… voces seriam capazes de dizer que nao queriam o Bas Dost que chegou ao Sporting em 2016 hoje neste plantel? Mas esta tudo maluco? E que de repente ate parece que em 3 posicoes de ataque onde temos Edwards, Pote, Paulinho, Gyo e Trincao o Dost de 2016 nao entrava a titular de caras aqui e nao ia marcar golos em barda.

Essa a mesma conversa que eu ja lia ha 10 anos atras… em cada ponto no tempo, achamos sempre que estamos mais evoluidos como se o futebol fosse uma ciencia. Obviamente que os tempos beneficiam mais um estilo de jogador em detrimento de outros. Mas foda-se… nao tarda estao a dizer que se o Cristiano Ronaldo aparecesse agora nem dava grande coisa porque ‘os tempos atuais’ nao pedem o que ele oferecia ha 10 anos atras :slight_smile:

O Dost e um finalizador, um gajo que no ultimo terco do campo se mexia como poucos e ao nivel do melhor que ja passou por Portugal. Isso e tao valido hoje, como ha 20 anos atras.

Para o caso de ja te teres esquecido… fica ai um video com todos os golos marcados por ele com a camisola do Sporting. A simplicidade do gesto tecnico que quase faz parecer ‘facil’ pode deixar a impressao que e realmente facil. Mas nao. Esta capacidade de aparecer no sitio certo e finalizar como se fosse natural e algo ‘intemporal’. Foda-se… as vezes ate parece que a malta deixa de saber fazer arimetica basica. Se criamos 5 oportunidades de golo e marcamos 3 golos continua a ser melhor que criar 10 e marcar 2.

A nao ser que sejas daqueles que gostas mais de avancados estilo Paulinho… que nao marcam golos mas fazem ‘trabalho invisivel’.

E atencao… eu se poder escolher tambem quero um gajo completo como o Gyokeres. Que e bom a finalizar e a aparecer em zona de finalizacao, que e bom a receber e segurar a bola e que ainda consegue criar. Mas isso nao implica que o Dost nao tenha sido dos melhores PLs que ja passaram pelo Sporting.

Por exemplo, eu sou um fa incondicional do Montero… um craque. Mas seja qual for o sistema, sei bem quem eu preferia na minha equipa entre ele e o Dost.

6 Curtiram

A malta com o passar dos anos “cristaliza” e simplifica o que se lembra de um jogador. Acho que é por isso. O Dost era um poste. Outro dia diziam que o Gelson era so arranque, bola na frente e siga. Só nesse video da para ver muito mais que isso dele tb.
Ainda bem que há videos.
Outro dia lia alguem dizer que o Ronaldo não sabia fintar, fdx há compilacoes brutais dele a dar show no Manu. Mas como agora é um gajo que fica à mama para marcar golos, é isso que sempre foi.

6 Curtiram

Excelente comentário.

Concordo a 100%.

O Ronaldo não sabia fintar??? Quando um gajo acha que já ouviu de tudo. Há malta com memória de peixe, sem dúvida. É desvalorizar esses que de bola sabem o que ouvem nas tascas de certeza.

3 Curtiram

Excelente post.
Só não concordo com a parte do Montero, nunca percebi o endeusamento em torno do jogador.
De resto, concordo em absoluto.
Ainda me lembro da retórica do Dost ser um jogador unidimensional e que só sabia marcar golos. O que é uma coisa aborrecidíssima para um ponta de lança… :rofl:

2 Curtiram

O Dost é sem dúvida um dos maiores goleadores que já passou pelo Sporting.

2 Curtiram

O Jardel também tinha dessas merdas chatas. Só marcava golos, o calão.

Foi basicamente o que eu tinha dito uns posts atrás.
E reafirmo, para mim o Dost é dos melhores PLC que vi no Sporting, e vejo desde 93/94.
E digo que foi mesmo o Melhor porque o Jardel só vi uma época, o Dost vi 3/4.
Não era um porteiro de técnica nem era como o Gyo mas a sua função era marcar golos e nisso o homem não perdoava, era rara a bola que lhe chegava á cabeça e pes e ele não a metia lá dentro.

1 Curtiu

Só mesmo no Sporting é que se despreza um avançado que tem tantos golos como jogos. Um Bas Dost em 2021/22 e tínhamos sido bicampeões…

3 Curtiram

O Dost funciona naquele modelo do JJ muito bem. Neste do RA era um Paulinho com mais uns 6 golos de cabeça por época. É por isso. Sempre teve poucos pés

Por muito que gostasse do Dost, Jardel esteve dois patamares acima.
Com Jardel, tinha sempre a sensação que jogássemos bem ou jogássemos mal, mais cedo ou mais tarde acabaria por aparecer uma bola cruzada na área e ele lá acabaria por resolver o jogo.
Pese embora os golos marcados, nunca tive essa sensação com Bas Dost.

1 Curtiu

O Jardel era um monstro. Pena nunca ter chegado onde podia.

Não há comparação possível com o Jardel em termos de finalização.
Melhor época de Bas Dost 41 jogos - 36 golos e 5 assistências.
Jardel 42 jogos - 55 golos - 9 assistências.

Está frase morre logo à nascença porque efetivamente não tinhas mais pontas de lança :joy:

Arrisco me a dizer que com Navarro tínhamos sido campeões.

Navarro?! :joy::joy:
Quantos golos tem esse mega craque esta época? Até o Toni Martinez está antes dele como prioridade para o Conceição…
Achas que o Conceição sentava o Gyökeres se o tivesse ido buscar?

Escrevi mal .

Queria dizer “até com” Navarro.

Porque efetivamente o mal era não haver ponta de lança porque o Paulinho não o é.

1 Curtiu