Parece bom demais essas imagens terem sido captadas de um jogo a correr na PS5 Base. Por outro lado a Rockstar no RDR2 também fez o impossível com aquela qualidade de gráficos.
Nunca mais chegamos a Maior de 2026 ![]()
Finalmente acabei o Clair Obscure : Expedition 33 e sem sombra de duvida vai ser o game of the year
Musica 10/10
Historia 10/10
Graficos 9/10
Gameplay 9/10
Dizem que foi barato de produzir , mas não encontro números .
Fiquei parvo com os custos do Alan Wake 2 , com grafismo do melhor que se fez nesta geração , outros jogos precisam 200 , 300 e 400 milhões € para terem o mesmo resultado , a Remedy fez um milagre.
Eles nao divulgaram.
Nao fizeram grande marketing e nao tem equipas a trabalhar em varios projectos para alocar custos.
A Remedy é realista com as suas projeções de vendas e tenta limitar o risco ao máximo.
O Alan Wake 2 só começou a dar lucro ao fim de um ano.
Mais um aqui só para dizer que o Expedition 33 é uma masterpiece!
Mesmo alguém como eu que odeia jogos RPG por turnos, eles basicamente tornaram todos os aspectos mais aborrecidos deste tipo de jogos em algo muito bom como:
- Acertar timing dos ataques para aumentar o dano, poder dar dodge e parry nos ataques dos inimigos torna o combate muito mais interessante.
- Não ser necessário gerir coisas como mana é excelente.
- Ter formas de recuperar a nossa party sem ter de encontrar um checkpoint ou farmar poções é extremamente conveniente.
Depois os outros aspectos mas comuns:
- A história começa de uma forma excelente e acaba ainda melhor, já acabei o jogo há umas semanas e ainda penso naquilo.
- As personagens são super interessantes e todas têm personalidades distintas mas que encaixam na perfeição no jogo.
- Visualmente o jogo é lindíssimo e a art direction é top tier.
- A música…nem se fala, rebenta a escala de tão boa que é. (estou a ter arrepios só de me lembrar).
- Tem um sistema de “Pictos” que tem um grande nível de complexidade, mas que quando se entende é possível fazer combos muito bons e tem um impacto brutal no gameplay. Passava horas a fazer as builds, e eram extremamente rewarding.
Pontos negativos só me consigo lembrar de uma coisa, o level design não é mau, mas é um pouco simples de mais em certos aspectos, e acontecia-me muitas vezes ter 2 ou 3 caminhos diferentes para prosseguir, e se “errar” no caminho depois fica dificil voltar onde estava para poder explorar os restantes. Mas sinceramente até me custa a criticar algo que nem tem um impacto assim tão grande tendo em consideração o que mencionei anteriormente.
Conclusão
É daqueles jogos obrigatórios para qualquer um, e tenho a certeza absoluta que outros jogos deste tipo irão copiar, e bem, muito do que torna este jogo tão bom e único.
Para alguém que possa estar de pé atrás por não ser o vosso “tipo de jogo”, dêm uma oportunidade.
Tal como outros jogos como Breath of the Wild, GTA 5, ou Elden Ring, é fácilmente um 11/10, rebenta a escala daquilo que é habitualmente um jogo de topo.
Com tanto elogio lá vou ter que experimentar. ![]()
Penso que esteja disponível no gamepass certo?
Preciso de algo diferente para jogar, estou a ficar um bocado farto de shooters.
SL
Também quero experimentar mais tarde.
O meu problema neste momento é porque raio a Plus tinha de oferecer o Balatro. Que vício desgraçado.
Está.
Stop Killing Games A quem interessar
O futuro dos video jogos passam pelos bons exemplos orcamentais de um Alan Wake (70M€)
Clair Obscure
Given the context of the game’s scale and development time, a reasonable estimate could be somewhere under $30 million, potentially closer to $20-25 million.
Agora vamos ver como a inteligência artificial vai reduzir o custos de produção de “forma saudável”.
Mas pelos visto comecamos mal.
Xbox vai substituir 200 funcionários da King por ferramentas IA
Reduzir custos e aumentar a eficiência.
Comparação com Outros Orçamentos
Horizon Forbidden West – US$ 212 milhões
- Destiny:
Este título teve um orçamento de 443 milhões de dólares, de acordo com a Eurogamer.pt.
- Marvel’s Avengers:
Este jogo teve um orçamento de mais de 170 milhões de dólares, segundo o Olhar Digital.
Malta, pergunta de quem é um nabo nestas coisas.
FC24. Modo Manager. Como é que se contratam jogadores para a equipa base/promessa?
Tens de enviar olheiros para determinadas regiões à tua escolha, escolher a duração do tempo de análise que pretendes que ele faça (salvo erro são 3, 6 ou 9 meses) e depois de x em x tempo recebes uma shortlist do olheiro com jogadores que podes contratar
pessoal acham que vale a pena comprar a ps5 slim em 2025? eu quero compra la mais para jogar o gta 6 e tenho um certo receio que o jogo nao corra decentemente lol
Só saindo o gta 6 é que deves ter a resposta, mas até lá já o Sporting vai a caminho do penta.
Eu comprei uma nintendo…Wii U ![]()
Estive a chipar isto, pra jogar com os sobrinhos, e é um maquinao de retro gaming
Deixa estar. Tenho uma Wii que ainda dou muito uso com o meu miúdo.
Embora agora lhe dê menos uso tbm tenho uma, aquilo tem uma biblioteca de jogos brutal.
Instala o USBloader nisso, caso ainda não tenhas.![]()