A propósito do próximo serão de Sexta do Canal ARTE dedicado aos vídeoclips (informação detalhada em www.arte-tv.com): fui consumidor de vídeoclips essencialmente nos anos 80. Numa altura em que era adolescente, para além do indispensável programa com o Top Português, houve ainda durante seguramente mais de um ano a Europa TV (lembram-se?), e clips passavam regularmente no intervalo das emissões da RTP, no final de alguns serviços noticiosos e até nas recém-criadas manhãs televisivas.
Independentemente de idade, sexo ou religião, querem aqui deixar algumas impressões sobre os melhores (e porque não os piores, também tem a sua piada) vídeos musicais de que se lembram?
Os piores:
Modern Talking - “You’re my heart You’re my soul” - um louro e um moreno com popas e ar de quem andava ao ataque no Finalmente
Lionel Ritchie - “Hello” - a música já não era muito boa, mas o vídeo é do mais ridículo que já vi
Stevie Wonder - “I just called to say I love you” - da música nem é bom falar. Este ainda tinha uma mulher boa (a “Lady in Red”), mas aqueles efeitos com o ceguinho a cantar no ecrã partiam-me todo
Os melhores:
David Bowie - “Blue Jean” (para contrabalançar o de “Let’s Dance”, que sempre achei péssimo)
Duran Duran - “Save a prayer” - talvez tenham feito vídeos mais elaborados (ex. Wild Boys), mas este serve como súmula de muitos efeitos em voga nos anos 80 (ecrãs divididos, “stills”, granulados, “slow motions” e combinações destes)
Michael Jackson - “Thriller” (é óbvio, mas é merecido)
A-ha - “Take on Me” (memorável por muitas razões)
Para mim o melhor de todos: David Bowie - “Loving the Alien” (só visto)
Eu tenho aqui varios VHS das minhas irmãs, que gravam os clips que davam à tarde na RTP. Tenho que voltar a ver isso. Mas lembro-me de quase todos os que falas Angel.
Ainda há coisa de 3 semanas deu na VH1 o top 100 de piores clips de sempre. Infelizmente não pude ver com a atenção merecida, mas ainda vi preciosidades como David Hasselhoff.
Eu tenho aqui varios VHS das minhas irmãs, que gravam os clips que davam à tarde na RTP. Tenho que voltar a ver isso. Mas lembro-me de quase todos os que falas Angel.
O melhor para mim era sem dúvida o dos A-ha.
Tudo deles é bom. Sobretudo o Hunting…
FGTH é outro exemplo de excelencia!!
DD é a referencia absoluta!!!
Drive dos Cars, umas das melhores de sempre.
Tudo de Queen. Muito dos Simple Minds (os verdadeiros).
Nena por questões mais “sentimentais”… Kim Wilde tb… :roll:
Do mais pesado, que havia pouco nesses anos 80, pelo menos no inicio, The Trooper dos IM e Blow your Speakers dos Manowar.
Fizeste-me lembrar outro excelente vídeo: “Undercover of the night”
TODOS OS DE BILLY OCEAN
De facto “Loverboy” era simplesmente pavoroso, ainda me lembrei dele esta tarde. :sick:
P.S- Angel, Let´s Dance é uma excelente canção, não das melhores de Bowie, mas é boa
Eu não desgosto da canção. O vídeo é que me deixa com vontade de atirar com uns poucos de pares de sapatos vermelhos às ventas do realizador! :twisted:
Outro dia à noite revi finalmente o vídeo original de “Relax”. Um “must”, mas duvido que o Incitatus gostasse! :twisted:
Kim Wilde
“Cambodja” ficará para sempre na minha mente - e a canção também não era má.
Manowar.
Já usavam aquelas vestes apaneleiradas na altura?! :twisted: É que nem os Spinal Tap atingiram o nível da capa da Antologia destes metaleiros! :lol:
P.S.: fãs do metal: De quem era aquela música “Fly / On your way / Like an Eagle / Fly as high / As the sun”, dum vídeo que também passava muito nos anos 80? Saxon?
Outro dia à noite revi finalmente o vídeo original de “Relax”. Um “must”, mas duvido que o Incitatus gostasse! :twisted:
Kim Wilde
“Cambodja” ficará para sempre na minha mente - e a canção também não era má.
Manowar.
Já usavam aquelas vestes apaneleiradas na altura?! :twisted: É que nem os Spinal Tap atingiram o nível da capa da Antologia destes metaleiros! :lol:
P.S.: fãs do metal: De quem era aquela música “Fly / On your way / Like an Eagle / Fly as high / As the sun”, dum vídeo que também passava muito nos anos 80? Saxon?
Saxon??? Livra!!!
Essa é dos IM, The flight of Icarus… o 2 minutes to midnight tb passava mto.
PS. Não comento a tua aversão á melhor banda rock de sempre… :evil:
Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o “Boys, boys, boys”. :mrgreen:
Mas, para além dos já mencionados, recordo ainda os videoclips dos Dire Straits, normalmente revolucionários. Tanto o “Money for Nothing” como o “Brothers in Arms” eram grandes vídeos.
O Angel já referiu o Thriller, mas lembro-me de outros videoclips do Michael Jackson bem conseguidos. O homem investia imenso dinheiro na área. Lembro-me sobretudo um que durava imenso tempo e que agora não me lembro o nome. Metia uma sequência de morphing de vários rostos que foi revolucionária na altura.
Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o “Like a surgeon”. Também do género, lembro-me do “Stuck with You” do Huey Lewis que achava alguma piada.
Essa é dos IM, The flight of Icarus… o 2 minutes to midnight tb passava mto.
PS. Não comento a tua aversão á melhor banda rock de sempre… :evil:
Para um não aficionado como eu, distinguir Saxon de Iron Maiden é uma tarefa mais difícil que distinguir Frize Limão e Vidago Limão. Mas por acaso Iron Maiden era a minha alternativa.
Não tenho aversão nenhuma aos ManOWar, apenas achei piada àquela capa gayzola. Mas estou certo que foi um pequeno desvio numa carreira praticamente sem passos em falso.
Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o "Boys, boys, boys". :mrgreen:
Ou o “big red GTO”, ou algo parecido, da mesma Sabrina, ou então a Samantha Fox “Touch me”
O Angel já referiu o Thriller, mas lembro-me de outros videoclips do Michael Jackson bem conseguidos. O homem investia imenso dinheiro na área. Lembro-me sobretudo um que durava imenso tempo e que agora não me lembro o nome. Metia uma sequência de morphing de vários rostos que foi revolucionária na altura.
Acho que devem ter sido fotografias do gajo ao longo dos tempos
Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o "Like a surgeon".
Esses também eram os meus favoritos. “Dr. Beat”, Run DMC “No streets till Brooklin” ou algo parecido.
Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o "Boys, boys, boys". :mrgreen:
Ou o “big red GTO”, ou algo parecido, da mesma Sabrina, ou então a Samantha Fox “Touch me”
Acho que devem ter sido fotografias do gajo ao longo dos tempos
Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o "Like a surgeon".
Esses também eram os meus favoritos. “Dr. Beat”, Run DMC “No streets till Brooklin” ou algo parecido.
E as Bangles, é preciso não esquecer as Bangles… :roll:
Nunca fui grande consumidor de VideoClips, mas um que me ficou gravado na cabeça foi a da Música "Coffee and TV" do Blur. Muito bom!
Os videoclips dos Blur sempre tiveram muita qualidade. Um dos que mais gosto é o da música “To the End” do álbum Parklife. É todo a preto e branco, em homenagem a um realizador de cinema da preferência deles, de quem não me recordo agora o nome.
Ainda na onda do preto e branco, também aprecio o “Man on The Moon” dos R.E.M… Mas há tantos bons videoclips…
Após ter visto a emissão, lembrei-me ou fui recordado de mais alguns bons vídeos:
Grace Jones - “Slave to the rhythm”
Herbie Hancock - “Rockit”
The Cars - “Hello”
Robert Palmer - “Addicted to love” (simboliza os anos 80 mais que qualquer outro. E é uma grande canção)
Para não dizerem que é só velharias a passar por aqui , aqui vão alguns clips recentes que acho muito bons:
D’Angelo - “Untitled (How does it feel)”
Alex Gopher - “The child” (só vi um excerto na emissão, não sei se a genial idéia de base se aguenta ao longo de todo o vídeo)
Dimitri from Paris - “Sacré Français”
Uma miúdinha qualquer (não estou com pachorra para fazer pesquisas na Net ) - “Un monde parfait”
Justin Timberlake - “Rock your body”
Beyoncé - “Crazy in love”