Videoclips

A propósito do próximo serão de Sexta do Canal ARTE dedicado aos vídeoclips (informação detalhada em www.arte-tv.com): fui consumidor de vídeoclips essencialmente nos anos 80. Numa altura em que era adolescente, para além do indispensável programa com o Top Português, houve ainda durante seguramente mais de um ano a Europa TV (lembram-se?), e clips passavam regularmente no intervalo das emissões da RTP, no final de alguns serviços noticiosos e até nas recém-criadas manhãs televisivas.

Independentemente de idade, sexo ou religião, querem aqui deixar algumas impressões sobre os melhores (e porque não os piores, também tem a sua piada) vídeos musicais de que se lembram?

Os piores:

Modern Talking - “You’re my heart You’re my soul” - um louro e um moreno com popas e ar de quem andava ao ataque no Finalmente
Lionel Ritchie - “Hello” - a música já não era muito boa, mas o vídeo é do mais ridículo que já vi
Stevie Wonder - “I just called to say I love you” - da música nem é bom falar. Este ainda tinha uma mulher boa (a “Lady in Red”), mas aqueles efeitos com o ceguinho a cantar no ecrã partiam-me todo

Os melhores:

David Bowie - “Blue Jean” (para contrabalançar o de “Let’s Dance”, que sempre achei péssimo)
Duran Duran - “Save a prayer” - talvez tenham feito vídeos mais elaborados (ex. Wild Boys), mas este serve como súmula de muitos efeitos em voga nos anos 80 (ecrãs divididos, “stills”, granulados, “slow motions” e combinações destes)
Michael Jackson - “Thriller” (é óbvio, mas é merecido)
A-ha - “Take on Me” (memorável por muitas razões)

Para mim o melhor de todos: David Bowie - “Loving the Alien” (só visto)

Se me for lembrando de mais algum, acrescentarei.

Eu tenho aqui varios VHS das minhas irmãs, que gravam os clips que davam à tarde na RTP. Tenho que voltar a ver isso. Mas lembro-me de quase todos os que falas Angel.

O melhor para mim era sem dúvida do dos A-ha.

Ainda há coisa de 3 semanas deu na VH1 o top 100 de piores clips de sempre. Infelizmente não pude ver com a atenção merecida, mas ainda vi preciosidades como David Hasselhoff.

O meu clip preferido é Freak On A Leash, de Korn.

Ainda há coisa de 3 semanas deu na VH1 o top 100 de piores clips de sempre.

Só apanhei o Top 10. Actualmente não tenho disponibilidade para passar uma tarde inteira de Sábado à frente do televisor.

Bat out of Hell- Meat Loaf

Lucky One- Laura Branigan

Run to the hills- Maiden

She was hot- Rolling Stones

Thorn in my side- Eurythmics

Save a prayer- Duran Duran

Hunting high and low- A-ha

Os insuportaveis:

Sledgehammer- Peter Gabriel

Like a virgin- Madonna

TODOS OS DE BILLY OCEAN

Heaven- Bryan Adams

Sunday Bloody sunday- U2 :?

E muitos mais…

P.S- Angel, Let´s Dance é uma excelente canção, não das melhores de Bowie, mas é boa

Eu tenho aqui varios VHS das minhas irmãs, que gravam os clips que davam à tarde na RTP. Tenho que voltar a ver isso. Mas lembro-me de quase todos os que falas Angel.

O melhor para mim era sem dúvida o dos A-ha.

Tudo deles é bom. Sobretudo o Hunting…

FGTH é outro exemplo de excelencia!!

DD é a referencia absoluta!!!

Drive dos Cars, umas das melhores de sempre.

Tudo de Queen. Muito dos Simple Minds (os verdadeiros).

Nena por questões mais “sentimentais”… Kim Wilde tb… :roll:

Do mais pesado, que havia pouco nesses anos 80, pelo menos no inicio, The Trooper dos IM e Blow your Speakers dos Manowar.

She was hot- Rolling Stones

Fizeste-me lembrar outro excelente vídeo: “Undercover of the night”

TODOS OS DE BILLY OCEAN

De facto “Loverboy” era simplesmente pavoroso, ainda me lembrei dele esta tarde. :sick:

P.S- Angel, Let´s Dance é uma excelente canção, não das melhores de Bowie, mas é boa

Eu não desgosto da canção. O vídeo é que me deixa com vontade de atirar com uns poucos de pares de sapatos vermelhos às ventas do realizador! :twisted:

Outro dia à noite revi finalmente o vídeo original de “Relax”. Um “must”, mas duvido que o Incitatus gostasse! :twisted:

Kim Wilde

“Cambodja” ficará para sempre na minha mente - e a canção também não era má. :wink:

Manowar.

Já usavam aquelas vestes apaneleiradas na altura?! :twisted: É que nem os Spinal Tap atingiram o nível da capa da Antologia destes metaleiros! :lol:

P.S.: fãs do metal: De quem era aquela música “Fly / On your way / Like an Eagle / Fly as high / As the sun”, dum vídeo que também passava muito nos anos 80? Saxon?

Outro dia à noite revi finalmente o vídeo original de “Relax”. Um “must”, mas duvido que o Incitatus gostasse! :twisted:

Kim Wilde

“Cambodja” ficará para sempre na minha mente - e a canção também não era má. :wink:

Manowar.

Já usavam aquelas vestes apaneleiradas na altura?! :twisted: É que nem os Spinal Tap atingiram o nível da capa da Antologia destes metaleiros! :lol:

P.S.: fãs do metal: De quem era aquela música “Fly / On your way / Like an Eagle / Fly as high / As the sun”, dum vídeo que também passava muito nos anos 80? Saxon?

Saxon??? Livra!!!

Essa é dos IM, The flight of Icarus… o 2 minutes to midnight tb passava mto.

PS. Não comento a tua aversão á melhor banda rock de sempre… :evil:

Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o “Boys, boys, boys”. :mrgreen:

Mas, para além dos já mencionados, recordo ainda os videoclips dos Dire Straits, normalmente revolucionários. Tanto o “Money for Nothing” como o “Brothers in Arms” eram grandes vídeos.

O Angel já referiu o Thriller, mas lembro-me de outros videoclips do Michael Jackson bem conseguidos. O homem investia imenso dinheiro na área. Lembro-me sobretudo um que durava imenso tempo e que agora não me lembro o nome. Metia uma sequência de morphing de vários rostos que foi revolucionária na altura.

Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o “Like a surgeon”. Também do género, lembro-me do “Stuck with You” do Huey Lewis que achava alguma piada.

Recordando mais algum, regresso cá.

Nunca fui grande consumidor de VideoClips, mas um que me ficou gravado na cabeça foi a da Música “Coffee and TV” do Blur. Muito bom!

E ninguém se lembra dos Bros?! Aqueles duo apaneleirado?

Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o "Like a surgeon".

Chama-se Weird Al Jankovic.

Saxon!!!!????? Livra!!!!

Essa é dos IM, The flight of Icarus… o 2 minutes to midnight tb passava mto.

PS. Não comento a tua aversão á melhor banda rock de sempre… :evil:

Para um não aficionado como eu, distinguir Saxon de Iron Maiden é uma tarefa mais difícil que distinguir Frize Limão e Vidago Limão. Mas por acaso Iron Maiden era a minha alternativa.

Não tenho aversão nenhuma aos ManOWar, apenas achei piada àquela capa gayzola. Mas estou certo que foi um pequeno desvio numa carreira praticamente sem passos em falso. :wink:

Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o "Boys, boys, boys". :mrgreen:

Ou o “big red GTO”, ou algo parecido, da mesma Sabrina, ou então a Samantha Fox “Touch me”

O Angel já referiu o Thriller, mas lembro-me de outros videoclips do Michael Jackson bem conseguidos. O homem investia imenso dinheiro na área. Lembro-me sobretudo um que durava imenso tempo e que agora não me lembro o nome. Metia uma sequência de morphing de vários rostos que foi revolucionária na altura.

Acho que devem ter sido fotografias do gajo ao longo dos tempos :slight_smile:

Lembro-me ainda que achava muita piada aos telediscos daquele tipo que imitava os clássicos da altura, como o "Like a surgeon".

Esses também eram os meus favoritos. “Dr. Beat”, Run DMC “No streets till Brooklin” ou algo parecido.

Numa lista do género teria de entrar sempre o teledisco (para os mais novos, a designação antiga dos actuais videoclips) da Sabrina a cantar o "Boys, boys, boys". :mrgreen:

Ou o “big red GTO”, ou algo parecido, da mesma Sabrina, ou então a Samantha Fox “Touch me”

Acho que devem ter sido fotografias do gajo ao longo dos tempos :slight_smile:

Esses também eram os meus favoritos. “Dr. Beat”, Run DMC “No streets till Brooklin” ou algo parecido.

E as Bangles, é preciso não esquecer as Bangles… :roll:

[b]Os insuportaveis: [/b]

Sledgehammer- Peter Gabriel

HEREGE!!! Gabriel insuportável??? NUNCA!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Nunca fui grande consumidor de VideoClips, mas um que me ficou gravado na cabeça foi a da Música "Coffee and TV" do Blur. Muito bom!

Os videoclips dos Blur sempre tiveram muita qualidade. Um dos que mais gosto é o da música “To the End” do álbum Parklife. É todo a preto e branco, em homenagem a um realizador de cinema da preferência deles, de quem não me recordo agora o nome.

Ainda na onda do preto e branco, também aprecio o “Man on The Moon” dos R.E.M… Mas há tantos bons videoclips…

Eh lecas isto mais parece aquela série dos trintões :lol: :oops: :twisted:

Após ter visto a emissão, lembrei-me ou fui recordado de mais alguns bons vídeos:

Grace Jones - “Slave to the rhythm”
Herbie Hancock - “Rockit”
The Cars - “Hello”
Robert Palmer - “Addicted to love” (simboliza os anos 80 mais que qualquer outro. E é uma grande canção)

Para não dizerem que é só velharias a passar por aqui :slight_smile: , aqui vão alguns clips recentes que acho muito bons:

D’Angelo - “Untitled (How does it feel)”
Alex Gopher - “The child” (só vi um excerto na emissão, não sei se a genial idéia de base se aguenta ao longo de todo o vídeo)
Dimitri from Paris - “Sacré Français”
Uma miúdinha qualquer (não estou com pachorra para fazer pesquisas na Net :wink: ) - “Un monde parfait”
Justin Timberlake - “Rock your body”
Beyoncé - “Crazy in love”