Vicente Moura integra Conselho Leonino

In Pasquim online:

[i]«Sou um sportinguista de sempre» (Vicente Moura) O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, sente-se lisonjeado com o convite que lhe foi endereçado para integrar o Conselho Leonino.

«Sou um sportinguista de sempre, sócio há bastantes anos, embora não acompanhe de perto a vida do clube, a não ser através dos jornais, dado os meus muitos afazeres a nível olímpico», disse Vicente Moura à Antena 1.

O presidente do COP diz que vai entrar no Conselho Leonino com espírito de humildade: «Vou juntar-me a homens e mulheres que deram tudo pelo Sporting, vou entrar no Conselho leonino com espírito de humildade de aprender a ética clubista dos mais velhos que lá se encontram».

Para esta noite está agendada a realização da Assembleia-geral do clube, que visa a aprovação da entrada de Vicente Moura e de Carmona Rodrigues no Conselho Leonino, bem como a aprovação do orçamento.

29-06-2005 13:56 [/i]

Se na SAD existe uma oligarquia, o CL começa a parecer uma elite de “yes men” que são escolhidos a dedo pela propria oligarquia para não levantar ondas.

O CL é cada vez mais uma cópia do antigo conselho da revolução…

Não consigo entender muito bem o que é que uma pessoa que não acompanha o clube (ele próprio o disse), vai fazer para um conselho consultivo.

É o que eu digo: se a quarta parte do circo a que assistimos actualmente lá para as bandas de Alvalade se desse na altura do Jorge Gonçalves ou do Sousa Cintra, aqui d’el-rei. :evil:

Vocês vai lá vai! :roll:

O Vicente Moura não é uma personalidade do desporto nacional???

Não é sportinguista???

O Conselho Leonino é isso mesmo, é um local que procura abraçar todo o tipo de spotinguista e assim discutir o clube com uma abrangência mais alargada, é apenas um orgão consultivo! :arrow:

Começar a msiturar oligarquias com isto é mesmo não ter mais nada para discutir! :smiley:

Nunca mais começa a bola a rolar! :wink:

O Conselho Leonino é isso mesmo, é um local que procura abraçar todo o tipo de spotinguista e assim discutir o clube com uma abrangência mais alargada

Peço desculpa mas não vejo o CL nada assim como o pintas!!

Mais, pergunto-me pq razao ao CL é dada a hipotese de discutir o que vai ser dito na AG e aos restantes sócios e adeptos essa oportunidade é retirada.

Lá voltamos nós á mesma estoria de sempre… o querer que existam Sportinguistas de 1ª e de 2ª.

O Conselho Leonino é isso mesmo, é um local que procura abraçar todo o tipo de spotinguista e assim discutir o clube com uma abrangência mais alargada

Peço desculpa mas não vejo o CL nada assim como o pintas!!

Mais, pergunto-me pq razao ao CL é dada a hipotese de discutir o que vai ser dito na AG e aos restantes sócios e adeptos essa oportunidade é retirada.

Lá voltamos nós á mesma estoria de sempre… o querer que existam Sportinguistas de 1ª e de 2ª.

Nope! :arrow:

É um orgão consultivo e criado para isso mesmo, consultar, ver aqui sportinguistas de niveis diferentes é distorcer a realidade! :roll:

ver aqui sportinguistas de niveis diferentes é distorcer a realidade

Oh Sampitas, parece-me que quem anda numa de realidade distorcida és tu pah…

Se não consegues assumir que o CL é uma especie de Jet 7 dos sócios e adeptos Leoninos onde só há lugar para as “figuras”… :roll:

Se isto não é etiquetar os Sportinguistas então não sei o que é.

diria que é a quinta das celebridades…

Mais uma grande confusão que para aqui vai! O Conselho Leonino é ELEITO quando das eleições para a direcção. Quando há eleições, tambem se elege o conselho leonino. Nas ultimas eleições, o Subtil Sousa concorreu com uma lista para o Conselho Leonino e conseguiu alguns lugares. Acontece que houve pessoas que se demitiram do Conselho Leonino e óbviamente que terão de ser substituidos e quem tem o direito de escolher as novas pessoas é a lista que tinha eleito as pessoas que entretanto sairam, como por exemplo acontece quando há um deputado que sai na Assembleia da República! Não é preciso ser oligárquico para estar no Conselho Leonino, é preciso concorrer às eleições com uma lista
(em que têm de ter um determinado de numero anos de sócio efectivo e claro com as quotas em dia) e ter os votos necessários para ser eleito … enfim chatices da democracia!

O CL é um orgão meramente consultivo, aliás único nos moldes em que este existe, nos restantes clubes portugueses.

Tem acento os ultimos presidentes, assim como figuras que se destacaram na sociedade portuguesa pela sua competencia nas areas onde trabalham e reconhecidamente sportinguistas.

Estão lá figuras que tem sido bastante criticas à actual direcção como por exemplo, Dias Ferreira e Subtil de Sousa.

ver aqui sportinguistas de niveis diferentes é distorcer a realidade

Oh Sampitas, parece-me que quem anda numa de realidade distorcida és tu pah…

Se não consegues assumir que o CL é uma especie de Jet 7 dos sócios e adeptos Leoninos onde só há lugar para as “figuras”… :roll:

Se isto não é etiquetar os Sportinguistas então não sei o que é.

Assumir??? :roll:

O Conselho Leonino é o que é, não foi criado para ser voz activa dos sócios de nível A, B ou C, para isso há as Assembleias, foi criado para ser um orgão consultivo composto por sportinguistas destacados membros da sociedade, ex-presidentes e dirigentes actuais e antigos com relevo no clube, se concordas ou discordas da sua composição isso é uma questão pessoal, agora dizer que o Vicente Moura não tem lá lugar não me parece acima de tudo justo e é distorcer a realidade! :arrow:

é um tipo com alguma influência. fazem sempre falta.

nessa perspectiva, entende-se facilmente a sua entrada no CL. e a do Carmona também.

não é por aqui que as coisas vão mal.

agora dizer que o Vicente Moura não tem lá lugar não me parece acima de tudo justo e é distorcer a realidade

Mas olha que eu não disse isso… :wink:

Até me parece que pela influencia que tem no desporto em geral (e aqui há que marcar bem que o Sporting nao pode ser só futebol) é uma figura de peso e pode ajudar no que quer que seja… precisa é de inteirar-se um pouco mais da realidade Sportinguista, que até lhe fica mal estar tão afastado.

De resto já percebeste que eu não concordo mesmo é com a existência do CL, mesmo que qq socio se possa candidatar para lá entrar, como bem diz o Moura.

Tenho pena é que continuemos a “navegar” nesta ingenuidade de afirmar que “é só ir a eleições e já está”.

Parece-me que somos todos bem inteligentes para perceber que as coisas não funcionam dessa maneira, ou pelo menos creio que isso é claro… podem nao concordar e eu aceito, mas tenho pena que haja quem nao queira ver as coisas como elas são.

Vocês têm todos razão. Só ainda não me disseram é se acham que quem não acompanha de perto a vida do clube, tem direito / competência para fazer parte de um conselho consultivo como é o CL.

É só essa a questão que pretendo levantar. :?:

Vocês têm todos razão. Só ainda não me disseram é se acham que quem não acompanha de perto a vida do clube, tem direito / competência para fazer parte de um conselho consultivo como é o CL.

Parece-me que qualquer pessoa que tenha experiência desportiva como o Vicente Moura tem (presidente da federação natação, presidente do comité olimpico), mesmo que não conheça o Sporting actual, pode dar um contributo positivo num orgão directivo do Sporting. Sinceramente não acho que este caso seja muito importante. Não me parece que o clube vá ser afectado significativamente (quer no lado positivo, quer no lado negativo) com a entrada do Vicente Moura … ou com a entrada de outra pessoa qualaquer … para o Conselho Leonino … pelo menos nesta altura.

Parece-me que qualquer pessoa que tenha experiência desportiva como o Vicente Moura tem (presidente da federação natação, presidente do comité olimpico), mesmo que não conheça o Sporting actual, pode dar um contributo positivo num orgão directivo do Sporting. Sinceramente não acho que este caso seja muito importante. Não me parece que o clube vá ser afectado significativamente (quer no lado positivo, quer no lado negativo) com a entrada do Vicente Moura … ou com a entrada de outra pessoa qualaquer … para o Conselho Leonino … pelo menos nesta altura.

Não percebo.

Como é que uma pessoa que não acompanha o clube, pode dar um contributo positivo num órgão consultivo onde as opiniões visam pronunciar-se sobre questões que dizem respeito a esse mesmo clube? É só porque tem experiência desportiva? Isso é o mesmo que um simples advogado emitir pareceres sobre a constituição portuguesa, quando não é constitucionalista e aí tu argumentas “Ah, mas está habituado a dar pareceres”. Entendes a analogia? Isso para mim não faz sentido absolutamente nenhum, mas enfim, são opiniões. :!:

O CL não diz respeito apenas ao futebol, qualquer modalidade olímpica terá na opinião do Vicente Moura a maior das justificações, por conhecimento de causa, obviamente, o Sporting não é só futebol! :arrow:

O CL não diz respeito apenas ao futebol, qualquer modalidade olímpica terá na opinião do Vicente Moura a maior das justificações, por conhecimento de causa, obviamente, o Sporting não é só futebol! :arrow:

Sim, mas eu também não disse que o CL dizia apenas respeito ao futebol e nem é sequer isso que está em discussão. A experiência e os conhecimentos de Vicente de Moura, por muito grandes que sejam, poderão ser condição necessária, mas não são condição suficiente. A mim não me passa pela cabeça alguém tecer considerações ou emitir opiniões que podem vir a influenciar tomadas de decisão relativamente a algo que não se conhece ou da qual não se anda a par, mas esta é apenas a minha opinião. :!:

Como já disse a sua experiencia e conhecimentos sao importantes, agora tb concordo que, para as potenciar tem que inteirar-se mais convenientemente da realidade Sportinguista.

Em todo o caso e para alem do meu repudio a este CL (pela etiquetagem que indubitavelmente faz dos Sportinguistas), há ainda a “distribuição” de informação, que mesmo num nivel baixo é sempre de evitar.

Qto menos cabeças a decidir melhor, e como quase todos são inteligentes, o facto de existir uma consulta resulta num “abrir de véu” que pode ter consequencias negativas.

Estes Doutores não decidem nada…mandam umas bocas como nós fazemos aqui…É uma forma de ouvir a expressão de um universo de Sportinguistas. OK é só ilustres, mas não deixam de ser criticos, não julgues os outros pensando que proventura tu ou muitos outros fariam melhor figura ou teriam melhores ideias que eles…