Verde Energia

[move]Podes ver aqui um PDF com o resumo do que se discutiu nas primeira 4 páginas deste tópico. Lá em baixo.[/move]

PONTO PRÉVIO: Este assunto não é fundamental e existem inúmeros e mais urgentes problemas para resolver, mas odeio deixar aquilo que acredito serem boas e importantes ideias para o meu SPORTING ficarem guardadas na gaveta ou imobilizadas porque a bola bateu na barra. O SPORTING SOMOS NÓS.

Como é evidente enviei esta ideia atraves do site para o clube mas também para AAS, porque acredito que nestas matérias podem ser de facto um importante elo de ligação e porque sei que já estão a fazer algum trabalho nesta área mas também porque no seu site oficial não aparece nada de significativo em Dezembro :wink:

Então aqui vai disto:

Ando há algum tempo com ideias sobre o aproveitamento que podiamos fazer da onda Verde mundial que aí vem após Copenhage ou “Hopenhage”.
Acredito que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL também aqui poderia ser um exemplo e liderar, inovar e claro está aproveitar o facto de ser já VERDE e ter ENERGIA que nos move a todos de paixão.

Por isso crio este tópico para que coloquem algumas ideias e sugestões dentro deste tema, eu dou alguns exemplos:

:mais: Paines Solares na cobertura do Estádio José Alvalade formando a sigla S. C. P.

:mais: A construção do novo pavilhão respeitar e ser um exemplo em termos ecológicos e no recurso ás novas e mais limpas tecnologias. Especial atenção também aos espaços verdes que o vão circundar.

:mais: Celebrar um contrato com um marca que forneça aos jogadores uma frota automóvel verde (hibridos ou electricos). O Autocarro do Clube poderia também ser um exemplo com baixos indices de emissão de CO2 (biodiesel)

:mais: Todos os serviços passarem a usar menos papel previligiando mais informação digital, no caso do uso do papel ser necessário usar papel reciclado como por exemplo na documentação enviada aos Sócios, Bilhetes ou até nas propostas e futuros guias do Sócio

:mais: Os Sacos da Loja Verde serem reutilizáveis, podendo ser utilizados no dia-a-dia e desde logo fazendo publicidade (exemplo os sacos usados no pingo doce)

:mais: As 4 torres do Estádio poderem ter ventoinhas que recolhem a energia do vento

:mais: trocar as lampadas nos vários locais do estádio e da academia por lampadas amigas do ambiente

:mais: Plantar mais arvores em Alcochete e mobilizar e apoiar essas iniciativas

FORÇA SPORTING :mrgreen:

viVERDE ENERGIA Verde

VERDE_ENERGIA.pdf (682 KB)

Bom ideias essas apresentadas! :great:
Os problemas ambientais é algo que me preocupa imenso, e ver o meu clube aderir a medidas para ajudar a que os tais problemas sejam minimizados, era algo que me deixaria extremamente satisfeito.

Ajudar não custa.

Boas ideias. :clap:

Boas idéias mas acarretam custos elevados e benefícios a longo prazo.

Essa até foi uma recomendação que Soares Cancro adoptou nos Relatórios & Contas mas veio Bettencourt e puff…

Sou totalmente de acordo com esta ideia, acho que tem pernas para andar e o Sporting só tinha a ganhar com isso.

Este comentário parece o pensamento daqueles que foram à cimeira a olhar unicamente para o bolso e não para o planeta, mas em frente…

Por acaso acredito que com um acordo com as entidades e empresas certas o SPORTING até podia não ter custos significativos e muitos benefícios, finaceiros também… po exemplo a empresa que colocasse os paines solares na cobertura do estádio poderia também fazer publicidade ou a empresa que investisse no patrocínio da frota automóvel teria como é evidente retorno em termos de publicidade

São boas ideias e claro que trazem custos…

Mas sendo pioneiro neste assunto, o Sporting poderia obter todo o material que precise juntos da empresas a preços baixos, porque as próprias empresas iriam querer fornecer o clube porque dava-lhes imensa publicidade.

É preciso é saber negociar!

Parabéns Carlos, boas ideias! :clap:

Nao, o exemplo que acabas de dar prova que nao tens ideia do custo / beneficio das ideais que apresentas, por exemplo, falas em paineis solares, queres dizer mesmo paineis solares, ou paineis fotovoltaicos? Sao duas tecnologias afins, com custos radicalmente diferentes, e propositios ainda mais diferentes.

As possiblidades de ‘retrofit’ (nao sei a palavra em Portugues) tecnologias destas num edificio desta dimensao sao muito pequenas , e com custos elevadissimos.

Aquilo que tens razao, e que ha montes de pequenas coisas que poderiam ser feitas (como o papel, ou os veiculos), ai estas coberto de razao, mas nas grandes, esquece.

Carlos,
Já vi que tens boas fontes…:slight_smile:

Este assunto está a ser estudado há cerca de dois meses entre a AAS e o SCP…

Fico contente que o assunto esteja a ser discutido, espero ter contríbuido com algumas boas ideias e que mais o façam.

Vou colocando aqui neste tópico outras ideias que tenha relativas a este tema.

São sem duvidas boas propostas, mas não me parece que o Sporting tenha capacidade para fazer esses investimentos a longo-prazo. Acabávamos por entalar ainda mais o clube com dividas…

Talvez numa altura em que o clube esteja em melhores condições (se essa altura chegar)… :whistle:

Também acho as ideias muito boas, não faço ideia dos custos mas para além de um investimento físico e de imagem é uma obrigação social do Sporting Clube de Portugal. Esperemos que o Sporting o consiga o mais rapidamente possível.

Já vi que o título deste tópico ficou com letra pequena, pergunto-me porquê, pois se o tópico de um Gr está com STOICKOVIC em maiúsculas…

enfim voltando a assuntos sérios e interessantes, a minha ideia relativamente à cobertura do estádio passa por este exemplo:

"Aveiro: Universidade começou a produzir energia para consumo próprio

Aveiro, 22 Dez (Lusa) - A Universidade de Aveiro (UA) está desde o princípio do mês a produzir energia para consumo próprio, ao abrigo do Programa “Eficiência Energética na UA”, co-financiado pelo Governo, num valor global de nove milhões de euros.

Com 920 painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, a Universidade de Aveiro está a produzir energia para consumo próprio, em regime de micro-geração, num investimento parcial de cerca de 700 mil euros, confirmou fonte da UA.

o projecto de micro-produção energética é uma das acções estruturantes do conjunto de intervenções que a UA está a desenvolver, “no sentido de concretizar a sua responsabilidade social”.

:mais: Outra ideia interessante, mas provavelmente de impossível implementação, seria as bancadas onde estão as claques no Estádio e no Pavilhão terem placas no chão que absorvessem a energia de quem salta.
Assim cada vez que o cântico “e quem não salta é lampião” saisse ou houvesse daqueles golos que nos fazem saltar estaríamos a gerar energia positiva e logo de duas formas, apoiando a equipa e poupando dinheiro ao clube.

Nota: a primeira vez que vi algo sobre este tipo de recolha de energia foi numa reportagem e o exemplo dado para aplicação dessas placas que absorvem energia era uma discoteca, onde as pessoas ao dançarem e saltarem geravam energia.

:mais: Algo deste género e com este modelo e objectivo a funcionar no site do SPORTING:

http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/sugestao_tek_6_alternativas_para_buscas_mais_1036610.html

[b]Sporting Clube Lavradiense[/b] – BARREIRO Comemora 85 anos como pioneiro em «energias do futuro»

Sporting Clube Lavradiense – BARREIRO Comemora 85 anos como pioneiro em «energias do futuro» Ontem dia 22 de Dezembro, dia da fundação do Sporting Clube Lavradiense, decorreu a sessão solene comemorativa do 85ºAniversário deste prestigiado clube lavradiense, no concelho do Barreiro.

A Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área do associativismo da Câmara Municipal do Barreiro, realçou o o contributo do clube para o desenvolvimento do desporto, e recordou o facto do Sporting Clube Lavradiense ser a primeira colectividade em Portugal a enquadrar um projecto de microprodução de energia.

João Cândido, Presidente da Direcção salientou o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do desporto de formação tanto no futebol como no atletismo.

A Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área do associativismo da Câmara Municipal do Barreiro, realçou o trabalho que os clubes de menor dimensão como o Sporting Clube Lavradiense, cujas dinâmicas são um importante contributo para o desenvolvimento do desporto a nível nacional.
A autarca recordou que o Sporting Clube Lavradiense foi a primeira colectividade em Portugal a enquadrar um projecto de microprodução de energia sendo, este facto, um orgulho para todos os Barreirenses.

O Presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Sousa Marques, saudou o Sporting Clube Lavradiense, quer pela passagem de mais um aniversário, quer por tudo que ao longo da sua história tem feito pelos jovens do Lavradio, dando-lhes uma ocupação saudável.

Adolfo Lopo Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio salientou o facto do Sporting Clube Lavradiense ter aderido ao projecto das energias alternativas de forma responsável fazendo com que este clube, desta forma, possa ser mais sustentável financeiramente, acrescentado também que a Junta de Freguesia irá ajudar nas iniciativas que este possa vir a desenvolver a bem da comunidade local.

Nesta sessão usaram ainda da palavra, dando os parabéns ao clube, Jorge Santana, Presidente da Assembleia de Freguesia do Lavradio e, Noé Tempero da Delegação Local da PLURICOOP – Cooperativa de Consumidores.

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=121653&mostra=2&seccao=associativismo&titulo=Sporting-Clube-avradiense-BARREIRO-Comemora

• Não é uma má ideia mas tenho sérias dúvidas da utilidade de tão poucos painéis para produzir energia, talvez fosse necessário uma área muito maior da cobertura a produzir energia, além de que era necessário ter uma grande unidade de armazenamento de energia, porque só dá para produzir durante o dia mas só à noite é que se utilizam as torres de iluminação, que suponho que seja onde se gasta mais.
      Deixo uma solução alternativa (ou para ser usada em conjunto) : Fazer o máximo de jogos possíveis durante o dia.
    • Concordo, e acredito que já vão ter isso em conta.
    • Além de ser ainda discutível se os híbridos são realmente mais amigos do ambiente do que os carros com consumo muito baixo (nomeadamente devido aos métodos de produção e reciclagem de alguns componentes), acho um pouco desagradável impor carros aos nossos jogadores. Alguns deles, nomeadamente os mais novos, não se podem dar ao luxo de ter vários carros, e estármos-lhes a impôr o carro que nós queremos… Será que é assim tão boa ideia?
      Acho que se devia adoptar isso apenas para veículos pertencentes ao clube. E quanto à escolha do carro, talvez seguir as indicações de associações ambientais?
    • Cem por cento a favor. (Salvo nos contratos :mrgreen:)
    • Cem por cento a favor.
    • Tenho mesmo muitas dúvidas quanto à viabilidade disso… Para produzirem bastante energia têm de ser bastante grandes, mas se forem muito grandes torna-se estruturalmente muito pouco seguro. Já agora, alguma vez viste uma pá de um gerador eólico de perto? Aquilo é Enormíssimo!
    • Espero que já seja assim, se não for, é mudar o quanto antes!
    • Nada contra. Mas dá que pensar, será que foi muito ecológico construir a Academia ali?

Acrescento mais uma ideia. Contratar associações ambientais para tornarem o clube mais verde. Para que avaliem o quão verde é o clube e para que desenvolvam um plano para o tornar ainda mais verde.
E já agora que publicitem essas iniciativas!

O Sporting é verde, mas quanto mais verde se tornar, melhor!

Sem dúvida que o SPORTING pode e deve ter em atenção o que já aqui foi dito. Gostava muito que o meu clube se associasse a este tipo de iniciativas até porque quanto mais verde, mais SPORTING!

essas ideias podiam se fossem adoptadas usar o slogan:

“verdes somos nós”