Vercauteren tem a palavra

Fui daqueles que quis acreditar na competência do Sá Pinto. Tive a esperança que ele pudesse ter capacidade para colocar esta equipa a jogar um futebol que nos permitisse andar no topo da tabela a chatear o slb e fcp. Chamem-me ingénuo…

Ontem dediquei hora e meia da minha vida para ver o Sporting sem distrações. E hoje resolvi gastar 2 euros e comprar o Record e A Bola para verem o que diziam. Não era difícil adivinhar, mas quis ler na mesma. Sem surpresa dizem o que já sabia e o que todos nós já aqui escrevemos, neste momento esta equipa vale zero, joga zero. O descalabro é tão grande que ao fim de 7 jogos no campeonato, temos menos golos marcados que o Jackson e Éder, e os mesmos de um jogador da Académica (Marinho). Não há memória de uma coisa assim.

Chegamos aqui como? Vamos por de lado a questão directiva. Por muita asneira que o GL faça, ainda não dá treinos. A responsabilidade do pouco futebol que equipa joga é do Ricardo Sá Pinto. Quando ele assumiu o cargo de treinador, herdou uma equipa que tinha princípios de jogo. É verdade que o Domingos não teve sucesso, que em muitos momentos também resolveu inventar (Matias a extremos direito, lembram-se?), mas apesar de tudo ainda o considero um treinador com qualidades. E quando ele saiu a equipa tinha assimilado princípios básicos, fazia movimentações defensivas e ofensivas com algum critério.

O Sá Pinto, quando chegou pegou no trabalho já feito e introduzi-lhe uma novidade. Baixou o bloco defensivo, e passamos a jogar no contra golpe. Foi assim que vencemos o City, Metalist, Benfica, Braga, etc… Mas sempre que fomos obrigados a assumir o jogo correu mal. Setúbal, Gil Vicente e a derrota que era uma premonição do que a aí vinha, final da taça com a Académica.

Iniciamos a nova epoca, e o Sá Pinto quis mudar os seus princípios de jogo, desistiu do bloco baixo, porque valha a verdade em mais 80% dos jogos deste campeonato enfrentamos equipas que se fecham em cima da sua área e obrigam-nos a assumir o jogo. Foi aqui que ele borrou a pintura. Do trabalho que ele fez durante toda uma pré-epoca e grande parte do que já se jogou nesta temporada, vê-se… nada. O Sá Pinto não foi capaz de criar uma única rotina ofensiva, e mesmo a defender somos uma anedota. Os jogadores jogam de forma anárquica, porque nem o treinador sabia o queria. Em resumo um rotundo falhanço.

Entra agora o Vercauteren. O positivo da situação actual e que ele não tem que se preocupar com o que vem de trás, porque não vem nada. Basta dizer aos jogadores para fazerem reset e começarem de novo, porque do passado não se aproveita nada de nada. O negativo é que ele não tem tempo para experiências. Vai ter de confiar nos seus instintos e nas ideias que já terá na cabeça depois do que já pode presenciar. Porque o Sporting precisa de começar a ganhar… ontem.

É uma situação ingrata. Mas acredito que ele olhando para os jogadores que tem à disposição, tem a noção que pior é difícil fazer, porque na realidade é impossível jogar pior que isto.

Se eu estivesse no seu lugar, preocupava-me em primeiro lugar em recuperar a auto-estima dos jogadores: Capel, Schaars, Carrillo, Labyad, Insua, Elias, Adrien, são exemplos de atletas que tem qualidade, já o provaram, e que no meio desta anarquia simplesmente desapareceram em combate. Em seguida definir um modelo de jogo e começar a dar-lhe rotinas. Por fim, ter fé no seu trabalho, porque a empreitada é gigantesca e tem tudo para correr mal. Se ele conseguir que os jogadores o vejam como um líder, é o primeiro passo para ir contra as probabilidades desta aventura correr mal.

Não basta desejar-lhe boa sorte. Porque só a sorte não chega, neste momento temos de apelar ao divino e pedir um milagre para que se salve alguma coisa desta época.

Excelente analise :clap:

Comentário que subscrevo na íntegra e que reflecte totalmente a minha opinião e acredito que a de muitos outros users.

Muito Bem :arrow:

Eu ainda a propósito do excelente post do Nuno, vou deixar uma pequena acha para a fogueira já em rescaldo…

Sá Pinto podia ter muitas e óbvias incompetências, mas também fez toda a pré-época com ideias assentes e em volta de um tal de… Matias Fernandez ?..

Podia ter, com o chileno, um plano A (fraquinho, mas ainda assim)… E depois não ter plano B… nem engenho para criar um plano qualquer sequer…

Se calhar foi só uma impressão que ficou em mim…

Pareceu me o oposto disso sinceramente.

Nem mais! :arrow: :arrow: :arrow:

Boa Analise :great:

Nuno Lapa,

O meu problema nessa tua análise fiel ao que o Sporting atravessa é: Será que treinaram ao menos o físico?

É porque se o Franky quiser puxar mais por eles, poderão ter as lesões de esforço…

De resto: :clap:

Mais um que se revê totalmente nesta análise. :arrow:

Também fui dos que acreditei no Sá, ao inicio pela motivação que incutiu na equipa e pelas estratégias que montou com sucesso para eliminar City, e ganhar os jogos que o Nuno falou…Mas de facto revelou-se um autêntico zero nos jogos que precisámos de jogar ao ataque…
Quanto ao Domingos, quanto a mim falhou em 2 pontos:
1- Preparação fisica - Viu-se que os jogadores não aguentavam 90 minutos e além disso as constantes lesões musculares que existiram foram prova de má preparação fisica;

2- Motivação - Não me pareceu um bom motivador.

Em termos de futebol sempre se viu alguma coisa com o Domingos, a começar pela pressão alta que se fazia, em que os adversários não tinham tempo de respirar, quanto mais sair com a bola jogável…Prova disso é que muitos jogos marcámos logo nos primeiros minutos. Hoje qualquer equipa chega a Alvalade e joga como quer e com todo o tempo e espaço quer na saída da área quer no meio campo, e a meu ver está logo aí um grande problema.

Resta-nos esperar e rezar que o Vercauteren faça alguma coisa deste plantel que claramente tem qualidade. Sim, porque eu também não queria lá o Godinho, mas não acredito que ele saia de lá antes do mandato e também não acredito que mesmo que saísse não fosse pra lá outro croquete qualquer…

Concordo inteiramente com a análise do @ Nuno Lapa, com excepção na incursão que ele faz pelo transcendente.

O futebol é uma coisa completamente terreal, prosaica, tem ciência, evidentemente, mas o divino tem coisas bem mais importantes com que se preocupar do que o futebol Sportinguista.

Não seja o Vercauteren capaz de fazer isto, e estamos bem lixados.

Se eu estivesse no seu lugar, preocupava-me em primeiro lugar em recuperar a auto-estima dos jogadores: Capel, Schaars, Carrillo, Labyad, Insua, Elias, Adrien, são exemplos de atletas que tem qualidade, já o provaram, e que no meio desta anarquia simplesmente desapareceram em combate. Em seguida definir um modelo de jogo e começar a dar-lhe rotinas. Ler mais: [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=49685.0#ixzz2ArrSYgCi[/url]

Excelente análise sim senhor!!

Chamem-me sonhador, chamem-me até tolo… mas…

Com a qualidade do nosso plantel… Com os internacionais de diversas seleções importantes como os portugueses, argentinos, brasileiros, holandeses, espanhóis, peruanos, marroquinos, entre outros…

Não vejo clubes rivais com melhores jogadores do que Rinaudo ou Izmailov… Temos tanto potencial em Carrilo, Rojo, Labyad, Patrício, Arías, e tantos outros…

Acredito que tudo deriva de uma questão mental mais do que qualquer outra coisa…

Eu acredito na qualidade do nosso plantel e apesar de o cenário ser muito mau, acredito que podemos festejar o título em Aveiro, dia 19 de Maio de 2013.

Allez Vercauteren! :slight_smile:

:arrow:
E nem podia ser diferente.
Quer de um lado, quer de outro, ao apelarem ao divino, o mais certo seria termos apenas empates. :slight_smile:

:arrow: :arrow: :arrow:
Excelente analise Nuno Lapa :great:
Também eu era um dos que pensava que com Sá Pinto poderíamos ter algumas alegrias.Tentei esquecer-me da final da Taça (ainda não consegui), e esperei pelo inicio desta, mas depois dos primeiros 3 jogos que tivemos, vi logo que estava enganado.
A verdade é que estamos no fundo e mais que isto para mim, penso que é impossível.Por isso la vou voltar a ter fé,não fosse eu um homem religioso.
Por isso peço-te Franky da-nos vitorias e se for com futebol espectáculo melhor,mas acima de tudo vitorias.
Eu e todos estes grandes adeptos deste nosso amor bem o merecemos.

Muito boa análise Nuno! :clap:

Relativamente ao Sá Pinto, enganou-me e bem (e a muitos de vós). Falando única e exclusivamente da equipa profissional de futebol, Sá Pinto é um dos grandes responsáveis pelo actual momento. A pré época foi mal planeada, com equipas de segunda categoria. Acho que o Sporting tinha obrigação de ter jogado com equipas superiores mas também sei que essas equipas custam dinheiro. E acredito eu que esta pseudo direcção pensasse que pudesse acontecer o que aconteceu a época passada contra o Valência. Sá Pinto, tácticamente, é muito limitado. Pode ser um bom motivador mas isso não chega. Quando uma equipa não tem uma dinâmica de vitória, como a equipa B tem, é muito complicado.

Com Vercauteren…espero que dentro de um mês veja algo de positivo nesta equipa. Faz me uma certa confusão esta equipa não jogar NADA! Temos o melhor plantel dos últimos anos. Desequilibrado, é uma verdade, mas o melhor plantel dos últimos anos. Tínhamos obrigação de fazer muito mais. E não fazemos porquê?

Muita boa analise :clap: :clap:

Mais uma vez gostei da analize do Nuno !! :clap:

Normalmente quando o Nuno Lapa abre um topico concordo quase sempre com ele, e de facto nao poderia estar mais de acordo com o que diz e gostaria de realcar E CITAR tambem , por mais mau que seja o Godinho ele ainda nao da treinos nem escolhe os jogadores da equipa inicial!!
Pelos vistos e a avaliar pelos comentarios aqui neste forum ate da a impressao que e ele que escolhe e da a tactica!!

Devo de dizer que a equipa esta de rastos, e ja ha anos que nao me lembro de ver o Sporting jogar tao mal, e muito se deve ao Sa pinto , estive em alvalade na apresentacao com os franceses e foi logo notorio que a equipa nao passava daquilo, nao havia automatismos , nao havia ligacao , nao havia alegria e sobretudo nada se via de positivo que nos pudesse fazer sonhar !!

Acho que se deve criticar o Godinho pelo facto de ter optado pelo sa pinto para treinador depois de ter perdido a final da taca para a Academica., e depois veio se a provar que a final perdida nao foi por acaso , ja era um sinal do que estava para vir!!

E ao contrario do que toda a aqui diz que o problema do Sporting nao do treinador mas sim da estrutura, eu gostaria de dizer que muitos desses acham que o godinho fez boas aquizicoes , mas o problema nao esta no treinador, mas sim na estrutura, (falta de coeerencia) entao gostaria de voltar a perguntar se acham que e possivel ter uma estrutura forte e um treinador fraco e ter sucesso!!

Que eu saiba uma estrutura forte ainda nao ganha jogos se o treinador for fraco , mas na minha humilde opiniao e muito mais possivel o contrario , estrutura fraca mas com um treinador bom ,ter sucesso !!

Nao conheco o treinador Vercauteren, mas a partida as garantias de poder fazer um trabalho positivo sao muito mais optimistas do que eram quando optaram pelo sa pinto, isto porque ja tem curriculo ,mas eu nao consigo culpar o godinho porque infelizmente como adepto do Sporting ja ha 35 anos sempre assisti a isto ,apostas em treinadores de merda, dai que continuo a insistir nisto ,o problema do nosso clube e de fundo, e nao tenho duvidas que e no habito de vencer , quando isso acontecer essas apostas em treinador principiantes ira acabar!!

Peco desculpa de voltar a insistir nesta tese , mas a mim restam me poucas duvidas que o problema do Sporting nao e do godinho , do Joaquim ou do Manuel, mas sim de erros sistematicos ao longo dos anos!!

Os “erros sistemáticos” ao longo dos anos foram cometidos pelo Joaquim pelo Manuel e pelo Godinho, como se vê pela crítica à opção pelo Sá Pinto. Não vale dar o dito em cima pelo não dito em baixo.

E, se os “erros sistemáticos” desportivos podem ser de todas as épocas, os “erros sistemáticos” financeiros começam em 1995 e acabam no Godinho.

Ou não ?

Acho eu que fui bem explicito eu disse (erros sistematicos )querendo com isto dizer que no sporting ha um problema de mentalidade vencedora que para mim nao comeca em 95 mas muito antes , e com isso nao estava a ilibar o godinho, antes pelo contrario, como esta bom de ver para mim desde o Joao rocha todos fazem parte do mesmo saco !!

Falta de Mentalidade vencedora !!