In Capital - 16 Junho 2005
Sporting quer vender nome do estádio [b]
Patrocínio pode render entre 2 e 5 milhões de euros/época mas está dependente da vontade dos sócios
Os leões fecharam ontem negócio pela concessão do nome da Academia por um período de seis anos, a partir da época 2006/07, a troco de 10 milhões de euros [/b]
BRUNO PIRES
O Sporting quer vender o nome do Estádio José Alvalade, muito provavelmente a partir da temporada 2006/07. Essa foi uma das ideias lançadas pelo Sporting e aceite pelos bancos no âmbito da renegociação da dívida leonina para com os grupos Millenium BCP e Espírito Santo. Segundo adiantou a A Capital fonte do Sporting, os leões esperam encaixar um valor «entre os 2 e os 5 milhões de euros por temporada, mas, porque estamos em Portugal, o valor final deve situar-se mais perto dos 2 do que dos 5».
A mesma fonte assegurou, no entanto, que o clube de Alvalade não vê a concessão do naming right do Estádio José Alvalade como uma prioridade imediata, sendo um objectivo a concretizar apenas na próxima época.
A concessão do nome do estádio, aliás, até pode não ir em frente. Basta que os sócios recusem a proposta em Assembleia Geral, pois os estatutos do Sporting são claros: o estádio leonino tem de chamar-se, impreterivelmente, José Alvalade. Para que este seja alterado, os sócios terão de pronunciar-se a favor de uma revisão estatutária que possibilite a mudança de nome. Ou seja, os associados do Sporting terão sempre a última palavra. A Capital sabe que o Sporting e algumas empresas já encetaram os primeiros contactos exploratórios, mas o clube de Alvalade pretende, em primeiro lugar, preparar e informar os sócios, de forma a que não subsistam dúvidas quando o assunto for proposto em reunião magna.
A concessão do naming right do estádio é uma ideia virgem em Portugal, mas no estrangeiro é um processo que se vai tornando cada vez mais corriqueiro. O novo recinto do Bayern Munique, por exemplo, chama-se Allianz Arena, e o do Hamburgo denomina-se AOL Stadium. O Arsenal ainda está a construir o seu novo estádio, que irá ser designado por Fly Emirates Stadium - antigo patrocinador do Chelsea -, com o clube londrino a arrecadar 5 milhões de euros por cada temporada de concessão.
Em Portugal, como dissemos atrás, a aplicação da ideia ainda é virgem, mas o Benfica também já começou a pensar nessa possibilidade, com a nuance de que no clube da Luz o nome do estádio pode mudar sem intervenção dos sócios, pois o nome do recinto não está consagrado nos estatutos do campeão nacional.
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