Co Adriaanse: «Estou aqui para ajudar o futebol português»
in Record
http://www.record.pt/noticia.asp?id=684286&idCanal=17
:roll:
Co Adriaanse: «Estou aqui para ajudar o futebol português»
in Record
http://www.record.pt/noticia.asp?id=684286&idCanal=17
:roll:
Quanto ao numero de espectadores nos estádios, acho que o carvalhal já respondeu mto bem
O que respondeu o Carvalhal?
Carvalhal discorda de Adriaanse e aponta: «Está a tirar-se o futebol ao povo com o preço dos bilhetes»
Carvalhal pergunta: «Há alguém que pense o futebol neste momento?» A discussão começou com um pedido de reacção às palavras de Co Adriaanse sobre o futebol português. Carvalhal defende o treinador do F.C. Porto nas críticas aos números de cartões amarelos, mas aponta outra razão para a falta de gente nos estádios. O preço dos bilhetes.
«A questão dos amarelos parece-me que tem pertinência. É uma coisa que tem de ser revista, mas já quanto ao público penso que há desconhecimento total. Não é pela qualidade do futebol, das equipas ou dos treinadores. O futebol tem menos gente devido ao preço dos bilhetes e ninguém reflecte sobre isso.»
Estava dado o mote para uma discussão que alargou a conferência de imprensa. «O poder económico é menor neste momento, e aquilo que leva o público a não ir ao futebol é o preço dos bilhetes. Tirou-se o futebol ao povo. Todos sabemos que são os estratos mais baixos da sociedade que estão habituados a ir aos estádios. Mas são estes que agora não têm dinheiro para ir ao futebol», alertou. «Há que fazer com que as pessoas voltem aos estádios caso contrário começa-se a perder o futuro.»
«Está caro ir à bola»
Carvalhal explica que hoje em dia levar um filho ao futebol custa a dobrar, como se fosse acompanhado de uma pessoa adulta. «Eu ganhei o hábito de ir ao estádio, quando o meu pai me levava pela mão. Tinha quatro, cinco anos», recordou. «Agora isto está a tornar-se um problema acrescido, porque está a perder-se o hábito de levar os filhos ao futebol porque é obrigatório comprar um bilhete de adulto, integral», apontou. «E não é quando esses miúdos tiverem 14 ou 15 anos que vão começar a ganhar o hábito de frequentar os estádios.»
Carvalhal diz que «não é a tv que está a tirar público dos estádios». «Os jornais continuam a vender, as rádios continuam a ser ouvidas. Quando era novo vivia num bairro chamado Bairro da Solidariedade. De gente com menos recursos. E essas pessoas continuam a comprar jornais e a ouvir relatos. Mas, se calhar, já não têm dinheiro para ir aos estádios. Hoje em dia é quase preciso ter um bom carro, um bom emprego ou ser gerente de uma empresa para se ir ao futebol. Está-se a tornar o futebol um jogo elitista. Há que baixar os preços, torná-los mais apelativos. Está caro ir à bola».
in maisfutebol
isso seria o regresso do futebol paixão…impossivel…com este estado de coisas…que tristeza…idolos de pe de barro…pagos a peso de ouro a jogarem para cada vez mais classe média alta…que não pesca na sua maioria nada de bola…
Um verdadeiro aplauso para o Carlos Carvalhal … hoje fez-me sonhar mais um pouco.
Em tempos não concordava com esta ideia, hoje estou de acordo. De facto o preço dos bilhetes é aspecto importante na desertificação dos estádios, mas, ao contrário do Carvalhal, acho que a TV também desempenha um papel importante na ausência de pessoas nos jogos de futebol.
O problema não está nas pessoas que deixam de ir ao estádio para ver na TV, mas sim aquelas que deixam de ir em virtude do horário que a TV impõe. Não tenho dúvidas que é muito diferente ver um jogo segunda-feira à noite e ver o mesmo jogo sábado ou domingo à tarde.
Acho inconcebível ver, por ex, um jogo do Sporting em Aveiro, a um domingo às 21h e ter que pagar 30€ por um bilhete. Tendo em conta que também se pagam portagens, gasoleo e comida, não fica nada barato. E acho que o preço dos bilhetes, apesar de não ser o unico factor, é o que mais afasta as pessoas dos estádios.
O preço dos bilhetes é bastante caro. Imagine-se que uma família com 1 filho quer ir ao jogo. Com bilhetes a 20 € e a 30 € a multiplicar por 3, porque os jovens pagam o bilhete de adulto, salvo raras excepções, não dá para o orçamento de uma família.
O sporting até tem a gamebox que compensa, mas se for para comprar para a família é preciso desembolsar logo uns 250 €
O outro grande problema são as transmissões televisivas. Nós adeptos de um clube grande ainda sofremos mais, porque dão todos os jogos na TV. Na época passada, o jogo masi cedo que houve foi a um Domingo às 18.00 contra o Rio Ave. Jogos à tarde é mentira, só entre clubes pequenos. E o Sporting acho que assinou um protocolo qualquer acerca das transmissoes televisivas por um período de tempo muito grande.
Um jogo que comece às 21.30, só acaba perto das 23.30, mais o camimho até casa, chega-se para lá da meia-noite. Nem dá para confraternizar no fim do jogo.
Para ir ver um jogo fora ainda é pior. Se o jogo for a um Domingo só chego a casa às 4 da manhã e no dia seguinte há escola e trabalho.
O problema e que os clubes não se privam das receitas televisivas e isto só tem tendência a piorar.
Qualquer dia reduzem a Liga a 12 clubes e passam a ser todos transmitidos na TV:
Sexta-feira: 20.30
Sábado: 19.15 e 21.30
Domingo:: 19.15 e 21.30
Segunda-feira: 20.30
Horários… Preços… Cacetada… Valentins Loureiros… Alianças…
Todos têm razão, carvalhais, adriaanses, etc.
Estamos a “clubificar” as afirmações quando a verdade é que o que cada um tem dito tem a sua razão.
O problema não é só preços.
É essenciamente um problema de sociedade.
Há pouco mais de 10 anos atrás o futebol era quase uma religião. Ao Domingo tinha de ser. Também não havia muito para fazer. Centros Comercias eram quase inexistentes, na TV eram 2 canais (na Madeira 1). Internet nem sabiamos o que era. Futebol na TV eram 2 jogos por semana.
Ou seja, não haviam tantas ocupações de tempos livres, e futebol na TV não era uma banalidade.
De repente vimo-nos com muito mais para fazer. Centros Comercias, dezenas de canais, internet, jogos de futebol às dezenas por semana…
Parece que não mas alterou e muito os habitos da população portuguesa em ir ao futebol aos Domingos.
O problema da hora é uma falsa questão e isso é visivel na queda de assistência dos clubes pequenos que jogam ao Domingo às 16.
O principal factor é o preço dos bilhetes, não vale a pena arranjar outros motivos, porque o principal é mesmo esse.
O Belenenses o ano passado e à 2 anos, abriu as portas a quem quisesse ver alguns jogos e o resultado foi casa praticamente cheia. Lembro-me que houve inclusivé um jogo a uma Sexta-Feira à noite entre o Belenenses e o Boavista, com portas abertas. Casa muitissimo bem composta. E como sabem … o Restelo não leva 5 nem 10 mil.
Confirmo. Já cheguei a ir para o Restelo, a uma 6ª à noite para ver um Belém - Gil Vicente. Era entrada livre, e o estádio estava muito bem composto.
Não era uma maravilha???
Também não peço casa aberta, mas baixarem o preço dos bilhetes era uma maravilha…Eu não sou sócia, paguei 60E pa ir ao jogo com o Benfica e 20E pa ir este Domingo…torna-se complicado, mas como estudo fora não me compensa ser sócia… :x
chinesa, se calhar compensa. Por 12€ por mês, tinhas poupado 30€ contra os lampiões e 10€ para domingo. E sempre ajudas o Sporting.
Não digo que não, mas devem ser os únicos jogos a que assisto
E assim ajudo também…